- Publicidade -
- Publicidade -
26.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Lote 84 abre o ano com cursos da Arte Drag e o Brasil Pré-Colonial

- Publicidade -

Estão abertas as atividades de 2021 do Lote 84, escola e espaço cultural de Balneário Camboriú, que com a pandemia, ampliou as possibilidades para os encontros virtuais, o que possibilita a participação de pessoas de todos os lugares nos cursos livres e encontros que abordam múltiplas faces do conhecimento.

Nesse 14 de janeiro inicia o primeiro curso do ano, Experimentos Pe-Drag-Ógicos, um conjunto de oficinas prático-teóricas sobre arte drag, ministrada por Lua Lamberti, ​graduada em Artes Cênicas e mestra em Educação pela UEM​. Lua é matriarca da Haus of X, coletivo transformista sediado em Maringá, no Paraná, que desde 2016 tem realizado atividades artísticas, pedagógicas e acadêmicas – todas com caráter essencialmente experimental.

No primeiro trimestre ainda estão previstos outros três cursos.

No dia 2 de fevereiro, inicia ​A História Não Contada: um relato sobre Brasil pré-colonial e colonial e o apagamento dos povos ameríndios. ​Tatiane Sant’Ana, graduanda em História, será responsável pela mediação das aulas-conversas, as quais serão inauguradas com a presença do cacique Ronaldo Costa, da ​Aldeia Piraído povo Guarani – localizada em Araquari (SC), para qual 100% dos recursos do curso serão destinados.

- Publicidade -

Em março, dois cursos que já ofertados pela Lote 84 voltam em uma nova edição: Splendor Solis, curso introdutório à psicologia de Jung, e Ideias Para Suportar O Fim do Mundo, que apresenta autores dos campos da Filosofia e Sociologia a partir de uma perspectiva decolonial. Splendor Solis tem Jayson Seibel como tutor, que atua há 20 anos em clínica de psicologia junguiana. O professor que dissemina Ideias Para Suportar O Mundo é Rafael Zen, escritor, pesquisador e jornalista que coordenou, pelo centro de estudos, o projeto Cultura e Confronto em 2019. Ambos os cursos abrem para inscrição a partir de fevereiro.

Como participar

As inscrições são feitas através da página de Instagram da escola (@lote84) e contam com, no mínimo, 25% de vagas gratuitas reservadas a pessoas pretas, indígenas e/ou trans, com exceção do curso A História Não Contada, que garante integralmente gratuidade a esse público.

Sobre o Lote

O centro de estudos contemporâneos Lote 84 é localizado na Praia dos Amores em Balneário Camboriú e foi aberto em 2014 pela artista visual e produtora Luciana Siebert para promover processos artísticos, exposições, debates e feiras. Compreendendo a importância da cultura no estabelecimento de uma sociedade sadia, o centro vem servindo de núcleo para o surgimento de artistas e para o desenvolvimento e execução de projetos culturais. Saraus, grupos de estudos e residências artísticas também compõem a programação do Lote 84.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -