Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Aprenda a fazer montaditos: sanduíches abertos deliciosos

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Sexta, 22/1/2016 14:35.

Por Waldemar Cezar Neto

Os sanduíches abertos com que me deliciava no tempo dos bares da faculdade -e continuo me deliciando até hoje ao prepará-los em casa- foram aperfeiçoados ao estado da arte pelos espanhois, são corriqueiros naquele país, com o nome de montaditos. Eles costumam colocar sobre um pedaço de pão tudo que seja comestível, mas fazem isto de forma bem transada, fica bonito. Entrei no portal de uma produtora espanhola de alimentos, a Gallina Blanca, e encontrei um universo de sanduíches, lanches etc. Selecionei algumas receitas e fiz adaptações porque elas usam molhos e outros ingredientes prontos daquela empresa. No portal tem dezenas de coisas boas, anote este endereço.

Montadito de cebolla gratinada

Refogue em azeite cebola picada, alho ralado, tomates maduros, páprica doce ou picante, pimenta moída e pimentão bem picado. Chamam isso de “sofrito”. Em separado refogue em azeite rodelas de cebola até caramelizar. Pegue fatias de pão dormido e molhe em caldo de legumes quente. Cubra com o “sofrito”, coloque as cebolas por cima, queijo ralado e leve ao forno para finalizar

Jamón con melocotón en almíbar

Corte o pêssego (melocotón) em pedaços grandes e doure na frigideira com um pouco da calda (almíbar). Depois salteie na frigideira tiras de presunto cru. Corte pão de forma em retângulos pequenos e barre com maionese. Na receita original esta maionese é temperada com pó de caldo de frango, se quiser tentar tem na Casa do Colono. Envolva o pedaço de pêssego com a tira de presunto e coloque sobre o pão, prendendo com palito.

Montaditos de pincho de salmón

Escalde camarões em água e sal durante dois minutos e corte em pedacinhos reservando alguns inteiros. Corte salmão defumado em pedacinhos, pique salsa e alface. Dê liga com maionese temperada com pó de caldo de peixe (também tem na Casa do Colono). Passe este patê sobre fatias de pão e enfeite cada uma com um camarão.

Montaditos de escalivada con anchoas

Aqueça o forno a 200 graus, unte berinjelas e pimentões com azeite e asse até 45 minutos ou até amolecerem. Depois que amornar corte em tiras grossa. Esfregue fatias alho cortado em fatias de pão, espalhe um pouco de azeite, aproveite o forno quente e deixe tostar. Cubra com fatias de berinjela e de pimentão, conserva de anchova (alliche), alho seco moído e salsa picada.

Montaditos salada caprese

Misture azeite com manjericão picado, orégano, sal e pimenta. Corte fatias de pão e sobre elas coloque uma rodela de mussarela de búfala e outra de tomate maduro. Por cima espalhe o azeite temperado.

Dos gaúchos

Aquele sanduíche da minha juventude que continuo fazendo em casa é com pão de milho, pão preto ou outro da sua preferência, cortado em retângulos pequenos sobre os quais se coloca presunto, salaminho, lombinho de porco, queijo, rodelas de pepino em conserva, ovos de codorna, tomatinhos etc. Vai variando os ingredientes em cada sanduíche. No fundo do prato ou como acompanhamento vai um molho de carne e tomates quente. Uma característica deste prato na época era o acompanhamento de mostarda bem forte. Acho que dá para fazer em casa, misturando a mostarda comum com pó de wasabi.

Outra coisa

A biblioteca Brasiliana disponibilizou para cópia livros antigos de culinária. Coisa dos anos 1600. Lendo, a gente percebe que quase não existe nada de novo em culinária.

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Educação

A comunidade de toda região está convidada para opinar


Eleições

Defendo congelar salários e vantagens dos deputados por 10 anos


Eleições

Ele é surdo e por isso conhece as dificuldades enfrentadas por pessoas em situação semelhante 


Eleições

Em entrevista ao Página 3 ele conta que quer ser deputado do empreendedorismo


Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade