- Publicidade -
- Publicidade -
25.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Dezembro Vermelho: CISS ampliou testagem para HIV até 22h nesta semana

O médico infectologista Martoni Moura e Silva, do Centro Integrado Solidariedade e Saúde (CISS) de Balneário Camboriú, esteve na Tribuna Livre do Legislativo, nesta terça-feira (1), Dia Mundial de Combate à Aids, para falar que a prevenção continua sendo o melhor ‘remédio’ para proteção.

Balneário Camboriú tem atualmente 4 mil soropositivos cadastrados. Só neste ano (até 25 de novembro) cadastrou 245 novos pacientes e no mesmo período, aplicou 3.707 testes, dos quais 102 resultaram positivos, uma média de 10 positivos por mês.

O Dia Mundial de Combate à Aids deu origem ao Dezembro Vermelho, uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da doença e de outras, como as hepatites e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

“O Dezembro Vermelho serve para refletir ou celebrar. Ver o que já foi feito e o que podemos fazer”, disse o médico aos vereadores.

- Publicidade -

Ele apresentou números do cenário nacional desde 1980, quando apareceram os primeiros casos no país. Falou sobre os métodos de prevenção combinada com a realidade de cada pessoas.

“O tratamento é uma forma de prevenção”, acrescentou.

Sobre o estigma que é tão antigo quanto a doença, o médico disse que é um problema importante para debater.

“Não devemos tapar o sol com a peneira. A sociedade precisa discutir mais sobre o tema, é preciso quebrar preconceitos, porque a epidemia está crescendo, o uso do preservativo, melhor forma de prevenção na prática, ainda é baixo. O acolhimento precisa ser adequado, o tratamento é eficaz, potente, a adesão é fundamental assim como o acompanhamento e o monitoramento das complicações”, disse Marconi.

Testes à noite

Ele também falou sobre as várias ações que o CISS e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) estão fazendo nesta semana, destacando o terceiro turno para testagem, toda semana das 7h às 22h.

Os testes são aplicados no CISS/CTA de segunda a sexta, na Rua 2350, num. 560, 3o.andar. Telefone: (47) 33636741

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -