Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

BCG ampliada a quatro postos, para nascidos em Balneário Camboriú

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Sexta, 16/2/2018 9:29.

Uma semana depois de anunciar que a vacina BCG para recém-nascidos seria aplicada somente três vezes por semana, no Posto Central e com agendamento prévio, a secretaria da Saúde alterou o cronograma.

A partir desta semana a aplicação será feita em quatro unidades: Municipios, Barra, Nações e Central. Em qualquer unidade anunciada precisa ser agendada a aplicação e outro aviso importante: só para moradores de Balneário Camboriú.

Em janeiro quase 500 vacinas da BCG foram aplicadas em recém-nascidos da cidade. Mas a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), que recebe as doses da BCG e da Pentavalente do Ministério da Saúde, não repassou em janeiro para aplicar em fevereiro, por conta da indisponibilidade de estoque a nível nacional. Por isso, o cronograma de vacinação seguirá até que a situação se normalize.

Agendamento

A vacina da BCG vem em frasco com 10 doses e tem prazo de validade após aberto. Por isso, é necessário agendar, para não haver risco de desperdício de vacinas.

Onde aplicar

*Unidade Básica de Saúde dos Municípios - a vacinação ocorrerá nas terças-feiras de manhã para moradores dos bairros Municípios e Vila Real. O agendamento deve ser feito no telefone (47) 3344-1016.

*Unidade Básica de Saúde da Barra - a vacinação será nas quartas-feiras de manhã para moradores dos bairros Nova Esperança e Barra. O agendamento deve ser feito no telefone (47) 3264-9562.

*Unidade Básica de Saúde das Nações - a vacinação será nas sextas-feiras de manhã para moradores dos bairros Nações, Estados e Ariribá. O agendamento deve ser feito no telefone (47) 3264-8096.

*Unidade de Saúde Central, da Rua 1500 - a vacinação ocorrerá nas tardes de terças, quartas e sextas-feiras para moradores da Praia dos Amores, Centro e Pioneiros. O agendamento deve ser feito no telefone (47) 3261-6267.

Os pais de bebês nascidos no Hospital Ruth Cardoso, que são de Balneário Camboriú, receberão o encaminhamento para a vacinação.

As vacinas

A BCG é dose única em recém-nascidos contra a tuberculose.

A vacina Pentavalente, que também não foi distribuída pelo Ministério da Saúde em janeiro, também para bebês, é ministrada em três doses a partir do segundo mês de vida. Ela previne Difteria, Tétano, Pertussis, Hepatite B e Haemophilus tipo B.

Informações: Secretaria de Saúde (47) 3261-6200 


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade