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Dicas para uma boa qualidade de sono

Quarta, 22/6/2016 8:23.

Por Joyce Rouvier

Uma boa noite de sono é tão importante como o exercício físico regular e uma dieta saudável. Pesquisas mostram que um sono ruim tem efeitos negativos imediatos nos hormônios, performance física e função cerebral. Tanto para adultos como para crianças, também pode causar ganho de peso e aumento no risco de doença. Em contraste, uma boa noite de sono pode diminuir a ingestão calórica, se exercitar melhor e ser mais saudável.

Nas ultimas décadas, tanto qualidade de sono como quantidade declinaram. Na verdade, muitas pessoas dormem mal. A cafeína pode piorar a qualidade de sono, especialmente se grandes quantidades forem ingeridas no final da tarde ou noite. Pesquisas mostram que a cama, colchão e o travesseiro têm um impacto enorme na qualidade do sono e dor nas costas ou articular.

A luz diária do sol ou artificial pode melhorar a qualidade do sono e duração, especialmente naquelas com problemas severos de sono ou insônia. A luz azul engana o corpo, ou seja, faz com que ele pense que ainda é dia. Há várias formas de reduzir a exposição à luz azul no fim de tarde. Instale um aplicativo que bloqueie a luz azul do smartphone; pare de ver TV e desligue quaisquer luzes brilhantes até 2h antes de ir dormir.

Os efeitos das sonecas diárias dependem da pessoa. Caso tenha problemas em dormir à noite, pare com as sonecas ou encurte-as.

Vários suplementos como melatonina, melissa, passiflora, entre outros, ajudam a relaxar e a melhorar a qualidade do sono.

Evite o consumo de bebida alcoólica antes de ir dormir, já que pode reduzir a produção noturna de melatonina e levar à padrões alterados do sono. Tente otimizar o ambiente do quarto eliminando a luz externa e barulhos e, tente tornar o ambiente o mais relaxante possível.

Consumir uma grande refeição antes de ir dormir pode atrapalhar o sono e produção hormonal. No entanto, consumir carboidratos algumas horas antes de ir dormir pode ajudar. Um banho quente ou somente um escalda pés pode ajudar a relaxar e melhorar a qualidade do sono. O exercício físico regular durante o dia é uma das melhores formas de garantir uma boa noite de sono.

Reduza o consumo de fluidos à noite e tente usar o banheiro antes de ir dormir.

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Dicas para uma boa qualidade de sono

Quarta, 22/6/2016 8:23.

Por Joyce Rouvier

Uma boa noite de sono é tão importante como o exercício físico regular e uma dieta saudável. Pesquisas mostram que um sono ruim tem efeitos negativos imediatos nos hormônios, performance física e função cerebral. Tanto para adultos como para crianças, também pode causar ganho de peso e aumento no risco de doença. Em contraste, uma boa noite de sono pode diminuir a ingestão calórica, se exercitar melhor e ser mais saudável.

Nas ultimas décadas, tanto qualidade de sono como quantidade declinaram. Na verdade, muitas pessoas dormem mal. A cafeína pode piorar a qualidade de sono, especialmente se grandes quantidades forem ingeridas no final da tarde ou noite. Pesquisas mostram que a cama, colchão e o travesseiro têm um impacto enorme na qualidade do sono e dor nas costas ou articular.

A luz diária do sol ou artificial pode melhorar a qualidade do sono e duração, especialmente naquelas com problemas severos de sono ou insônia. A luz azul engana o corpo, ou seja, faz com que ele pense que ainda é dia. Há várias formas de reduzir a exposição à luz azul no fim de tarde. Instale um aplicativo que bloqueie a luz azul do smartphone; pare de ver TV e desligue quaisquer luzes brilhantes até 2h antes de ir dormir.

Os efeitos das sonecas diárias dependem da pessoa. Caso tenha problemas em dormir à noite, pare com as sonecas ou encurte-as.

Vários suplementos como melatonina, melissa, passiflora, entre outros, ajudam a relaxar e a melhorar a qualidade do sono.

Evite o consumo de bebida alcoólica antes de ir dormir, já que pode reduzir a produção noturna de melatonina e levar à padrões alterados do sono. Tente otimizar o ambiente do quarto eliminando a luz externa e barulhos e, tente tornar o ambiente o mais relaxante possível.

Consumir uma grande refeição antes de ir dormir pode atrapalhar o sono e produção hormonal. No entanto, consumir carboidratos algumas horas antes de ir dormir pode ajudar. Um banho quente ou somente um escalda pés pode ajudar a relaxar e melhorar a qualidade do sono. O exercício físico regular durante o dia é uma das melhores formas de garantir uma boa noite de sono.

Reduza o consumo de fluidos à noite e tente usar o banheiro antes de ir dormir.

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