Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

O poder da cebola contra as doenças de inverno

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Segunda, 4/7/2016 9:37.

O inverno começou há duas semanas e com ele aumentam as preocupações, principalmente para quem já sofre de doenças respiratórias como bronquite e asma. Mas em vez de apelar para remédios e nebulizações, há alimentos com propriedades medicinais que ajudam a fortalecer o organismo e até curá-lo, como a cebola.

Segundo o médico Jorge Pamplona, em O Poder Medicinal dos Alimentos, ao passar pelo sangue os sais minerais da cebola se convertem em carbonatos de reação alcalina, o que explica o efeito alcalinizante deste bulbo. Os alimentos alcalinizantes facilitam a expulsão das substâncias de eliminação produzidas em nosso organismo.

A cebola praticamente não tem gorduras, pequena porcentagem de proteínas e carboidratos. Por outro lado, tem substâncias não nutritivas que auxiliam o corpo como seus óleos essenciais e flavonoides que têm ação antibiótica, anti-asmática, protetora do coração e das artérias, diurética e antitumoral.

A cebola também ajuda a desfazer a mucosidade espessa e é expectorante, por isso é indicada para o tratamento de sinusite a pneumonia. A chamada água de cebola é usada para reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue e aumentar o colesterol bom, que protege as artérias.

Como aumenta o volume de urina, combate afecções renais, desintoxica o fígado e como reduz o nível de glicose é interessante para diabéticos. Estudos indicam até prevenção contra o câncer.

Como usar

Para garantir suas propriedades medicinais, a melhor forma de consumi-la é crua. Quem tem gastrite ou úlcera deve preferi-la cozida ou assada. Cozida ela tem redução de suas propriedades, mas se faze-lo que seja rápido e aproveite o caldo também.

O xarope de cebola é indicado para tratar tosse: corte várias cebolas em rodelas e coloque em um pote de vidro, misture duas colheres de mel ou açúcar mascavo, amasse um pouco e deixe descansar de um dia para o outro. Tomar o líquido três vezes ao dia. Já a água de cebola é obtida macerando-se uma cebola crua em um copo de água durante algumas horas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade