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Alimentos para desintoxicar o organismo após as festas de fim de ano

Segunda, 4/1/2016 11:08.

Por Cibele Regina Laureano Gonsalves

Durante o período de festas de final de ano é comum as pessoas exagerarem na alimentação, afinal é difícil dizer não aos vários convites para as confraternizações de amigos secretos, festas da empresa, reuniões familiares, enfim, fica difícil resistir ao belíssimo peru, arroz com castanhas, taças de espumante e por aí vai. A preocupação com a dieta e os efeitos do exagero logo aparecem. A mesa da ceia bem servida e com fartura esconde vilões como sal, gordura, com destaque para a gordura saturada e o açúcar. No dia seguinte é comum acordar com sinais de inchaço, cansaço, dores de cabeça, desconforto abdominal e gases.

Esses efeitos se devem ao acúmulo de toxinas no corpo. A alimentação adequada no período pós-festas é fundamental para auxiliar o organismo a eliminar essas toxinas e garantir o restabelecimento do bom funcionamento das funções orgânicas e evitar o tão temido ganho de peso deste período de final de festas.

Além de uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e uma boa hidratação, algumas atitudes potencializam a eliminação dessas toxinas.
Pela manhã, tome uma xícara de chá de água morna com limão espremido dentro e uma raspinha de gengibre. Mantenha sua alimentação diária saudável, comendo em intervalos regulares de três em três horas e não fique em jejum.

Aumente o consumo de verduras e legumes que aumentam a detoxificação: brócolis, couve-flor, couve, repolho, agrião, rúcula, alface, chicória, brotos e folhas de mostarda, pois estimulam enzimas no fígado responsáveis pela eliminação de toxinas de maneira mais rápida. As verduras amargas, como o agrião e a rúcula ativam o funcionamento do fígado e da vesícula biliar e auxiliam na eliminação de toxinas, além de ajudar no processo de digestão.

Aumente a hidratação, consuma pelo menos 10 copos de água por dia nos intervalos das refeições, e consuma alimentos ricos em potássio, como: banana, mamão, ameixa, melão, frutas secas. O consumo frequente desses alimentos aliado ao aumento da hidratação auxiliam na diminuição de retenção de líquido (inchaço).

Confira alguns alimentos recomendados nesse período:

· Evite o café neste período de detoxificação. A cafeína prejudica o processo de eliminação das toxinas. E pode diminuir o sono.
· Prefira consumir carnes magras como peixes e frango sem pele, dando preferência as formas de preparo grelhada, assada, cozida.

· Corte refrigerante e as bebidas alcoólicas. Essas bebidas contêm corantes e outras substâncias artificiais que prejudicam o processo de limpeza do seu organismo, mesmo as diet, light, zero.

· Enriqueça a alimentação com alimentos termogênicos, que auxiliam na aceleração do metabolismo, como: gengibre, canela, chá verde, pimenta vermelha.

Essas atitudes são fáceis de seguir e auxiliam você a manter o corpo mais equilibrado, garantindo mais pique para as atividades do dia-a-dia e maior qualidade de vida. Vale lembrar que o que realmente nos engorda é o período entre o Ano Novo até o próximo Natal, e não apenas nessa semana de festa, afinal não se pode culpar uma semana pelo que se faz ao longo de um ano. O profissional nutricionista é o mais indicado para te acompanhar e orientar para que você tenha mudanças de hábito alimentar de forma saudável. Sempre siga orientações nutricionais de um profissional nutricionista.

*Cibele Regina Laureano Gonsalves é nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição – SOCESP.

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Alimentos para desintoxicar o organismo após as festas de fim de ano

Segunda, 4/1/2016 11:08.

Por Cibele Regina Laureano Gonsalves

Durante o período de festas de final de ano é comum as pessoas exagerarem na alimentação, afinal é difícil dizer não aos vários convites para as confraternizações de amigos secretos, festas da empresa, reuniões familiares, enfim, fica difícil resistir ao belíssimo peru, arroz com castanhas, taças de espumante e por aí vai. A preocupação com a dieta e os efeitos do exagero logo aparecem. A mesa da ceia bem servida e com fartura esconde vilões como sal, gordura, com destaque para a gordura saturada e o açúcar. No dia seguinte é comum acordar com sinais de inchaço, cansaço, dores de cabeça, desconforto abdominal e gases.

Esses efeitos se devem ao acúmulo de toxinas no corpo. A alimentação adequada no período pós-festas é fundamental para auxiliar o organismo a eliminar essas toxinas e garantir o restabelecimento do bom funcionamento das funções orgânicas e evitar o tão temido ganho de peso deste período de final de festas.

Além de uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e uma boa hidratação, algumas atitudes potencializam a eliminação dessas toxinas.
Pela manhã, tome uma xícara de chá de água morna com limão espremido dentro e uma raspinha de gengibre. Mantenha sua alimentação diária saudável, comendo em intervalos regulares de três em três horas e não fique em jejum.

Aumente o consumo de verduras e legumes que aumentam a detoxificação: brócolis, couve-flor, couve, repolho, agrião, rúcula, alface, chicória, brotos e folhas de mostarda, pois estimulam enzimas no fígado responsáveis pela eliminação de toxinas de maneira mais rápida. As verduras amargas, como o agrião e a rúcula ativam o funcionamento do fígado e da vesícula biliar e auxiliam na eliminação de toxinas, além de ajudar no processo de digestão.

Aumente a hidratação, consuma pelo menos 10 copos de água por dia nos intervalos das refeições, e consuma alimentos ricos em potássio, como: banana, mamão, ameixa, melão, frutas secas. O consumo frequente desses alimentos aliado ao aumento da hidratação auxiliam na diminuição de retenção de líquido (inchaço).

Confira alguns alimentos recomendados nesse período:

· Evite o café neste período de detoxificação. A cafeína prejudica o processo de eliminação das toxinas. E pode diminuir o sono.
· Prefira consumir carnes magras como peixes e frango sem pele, dando preferência as formas de preparo grelhada, assada, cozida.

· Corte refrigerante e as bebidas alcoólicas. Essas bebidas contêm corantes e outras substâncias artificiais que prejudicam o processo de limpeza do seu organismo, mesmo as diet, light, zero.

· Enriqueça a alimentação com alimentos termogênicos, que auxiliam na aceleração do metabolismo, como: gengibre, canela, chá verde, pimenta vermelha.

Essas atitudes são fáceis de seguir e auxiliam você a manter o corpo mais equilibrado, garantindo mais pique para as atividades do dia-a-dia e maior qualidade de vida. Vale lembrar que o que realmente nos engorda é o período entre o Ano Novo até o próximo Natal, e não apenas nessa semana de festa, afinal não se pode culpar uma semana pelo que se faz ao longo de um ano. O profissional nutricionista é o mais indicado para te acompanhar e orientar para que você tenha mudanças de hábito alimentar de forma saudável. Sempre siga orientações nutricionais de um profissional nutricionista.

*Cibele Regina Laureano Gonsalves é nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição – SOCESP.

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