Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Escola de Balneário registra 14 casos de caxumba

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Quinta, 28/4/2016 10:54.

Uma escola particular de Balneário Camboriú registrou 14 casos de caxumba. O departamento de Vigilância Epidemiológica não considera a situação como surto, já que foram situações isoladas. O registro de vários casos de caxumba pelo Estado nas últimas semanas tem chamado a atenção da Saúde.

Aqui, todos os registros da doença foram em alunos adolescentes, na faixa dos 17 anos. A coordenadora de imunização da Vigilância, Zibeilde Borges, afirma que somente esses 14 casos foram repassados ao departamento. Os sintomas da doença são mal estar, febre, dor e inchaço no pescoço e dificuldade para engolir. No auge da caxumba, a pessoa fica com o pescoço bastante inchado.

A caxumba é transmitida através da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas. “Eles são adolescentes e ficam juntos muito tempo por dia na escola, e então acabaram contraindo a doença”, diz.

A coordenadora pede que quem contrair caxumba fique em casa de repouso por 10 dias e não frequente a escola para evitar que o número de doentes aumente.

Há vacina contra a caxumba (tríplice viral, que também protege contra e rubéola e o sarampo) e desde 2006 ela é aplicada duas vezes (dose única quando a criança completa um ano e reforço após três meses). As pessoas que não receberam essa segunda dose podem ser vacinadas nos postos de saúde, mas vale lembrar que quem recebeu somente a primeira já está protegido.

Impetigo

Outra doença que tem causado surtos por Santa Catarina é o impetigo. A cidade vizinha Itajaí registrou desde a última quarta-feira (20) 30 casos de suspeita de impetigo (infecção bacteriana que atinge a pele). Destes, pelo menos 10 foram confirmados. 19 unidades de ensino (três escolas e 16 creches) da cidade portuária registraram casos.

A coordenadora Zibeilde tranquiliza os moradores de Balneário, e afirma que até o momento nenhum caso da doença foi relatado à Vigilância.


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Saúde

Objetivo é investir em prevenção e desafogar o Posto Central


Empregos

Salários chegam a R$ 22 mil


Geral

Elcio Rogério Kuhnen prestou contas da sua administração


Cidade

Jornal Página 3 prepara material especial para a data


Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade