- Publicidade -
- Publicidade -
26.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

“Ele está altamente preparado”, diz secretário de Segurança sobre novo comandante da Guarda Municipal

- Publicidade -

O secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Antônio Gabriel Castanheira Júnior disse que está muito feliz e realizado com as mudanças que vem promovendo no comando da Guarda Municipal.

A primeira delas foi anunciada nesta quinta-feira (26), a nomeação de um guarda da primeira tropa, para o cargo maior: Douglas Ferraz, 39 anos que até então chefiava o setor de Inteligência da Guarda Municipal. Ele substitui o ex-comandante, Antônio Afonso Coutinho Neto, que deixou o cargo na terça-feira (24), junto com seu subcomandante, Luis Arlindo Borges. O substituto de Borges ainda não foi anunciado. Os dois continuam atuando na GM.

“É um cara fora da curva”

O GM Ferraz é da primeira turma da Guarda, atuando desde o início da criação do órgão na cidade, há nove anos. Ele foi escolhido para comandar a Guarda através de votação ocorrida entre os colegas, que apontaram três nomes. Segundo Castanheira, ele foi o mais votado.

“Ele é um GM altamente preparado, fez parte da força-tarefa com a PM e Polícia Civil, chefiava o setor de Inteligência da Guarda. É um cara fora da curva, tenho extrema confiança nele, tanto a Guarda quanto a cidade vão ganhar muito com isso, é uma oxigenação importante, afinal, foram quatro anos de trabalho [de Coutinho e Borges à frente da Guarda]”, avalia.

- Publicidade -

Experiência de troca de turnos

O secretário aproveita para avaliar que o Comando anterior fez um excelente trabalho, mas que é preciso uma nova visão, agregando ainda mais no trabalho que vem sendo desenvolvido e avançando no trabalho da segurança pública de Balneário Camboriú.

“A linha vai ser a mesma, mas a forma de lidar com a tropa talvez mude um pouco. Vamos colocar em prática algumas coisas que já estávamos estudando há algum tempo, como a mudança do turno dos GMs, que hoje troca às 7h e às 19h. Queremos tentar implementar turnos entrando de maneira diferente, pensando em diminuir efetivos em determinados momentos de menos movimento e em horários de pico estarmos com mais guardas nas ruas. Temos um mapeamento que aponta que as principais ocorrências acontecem entre 16h e 3h, por exemplo. Nesse horário queremos contar com um efetivo maior”, diz.

Setor de Inteligência é essencial

Castanheira antecipa que a integração com as demais forças da segurança seguirá, assim como a Operação Mar Azul, que foca em acabar com a criminalidade e ‘baderna’ na região central da cidade – o Comandante Ferraz integrou o planejamento da Mar Azul, fornecendo dados da Inteligência, departamento que mapeia a cidade, analisando como se comportam os crimes.

“Ele tem muito conhecimento de como as coisas acontecem em Balneário, sempre me ‘ombreou’, era meu conselheiro e um parceiro fundamental, auxiliando a montar as operações. Se a Guarda atingiu um novo patamar na cidade, a Inteligência teve importância fundamental, já que assim conseguimos atuar de forma mais substanciosa, com as viaturas estrategicamente espalhadas pela cidade”, afirma.

Subcomandante em breve

Nos próximos dias a Guarda conhecerá o nome do subcomandante que deve ser escolhido em conjunto com o comando.

“Já há uma nova equipe de supervisores, todos de muita competência e com muita vontade e dedicação pela GM e população. O subcomandante está sendo estudado, porque é uma peça importante, já que é ele que lida diretamente com a tropa. Na Inteligência quem substitui o Ferraz é o GM Telmo Cardoso, que foi treinado nesses últimos meses e possui todas as condições de chefiar esse importante setor”, afirmou Castanheira.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -