- Publicidade -
- Publicidade -
27.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Os escândalos do governo Bolsonaro

Por Margarete Conrado Buchabqui

Dez meses de governo Bolsonaro e 10 escândalos que chocaram o Brasil e o mundo. Coleciona problemas das mais variadas naturezas: de suspeitas de corrupção à ligação com milícias. Quando Jair Bolsonaro completou 100 dias como Presidente da República, os números já eram alarmantes: cortes em direitos sociais e trabalhistas, falta de políticas claras de geração de emprego e renda, fim de programas antes considerados prioritários e incontáveis crises.

Jair Bolsonaro construiu sua candidatura à presidência à base de notícias falsas e promessas que, antes mesmo de assumir o cargo, já começam a ser descumpridas. A principal delas era o combate à corrupção. Ao menos nove dos futuros ministros anunciados até agora são investigados ou réus em ações judiciais.

- Publicidade -

O levante popular contra os cortes na educação pública foi a maior manifestação contra o desgoverno de Jair Bolsonaro até agora. E, como não poderia deixar de ser, a mobilização de maio ganhou contornos ainda maiores quando o presidente chamou os estudantes de “idiotas úteis”. Isso bastou para que milhões de brasileiros e brasileiras saíssem às ruas para protestar contra a gestão retrógrada em curso.

Pouco tempo depois, em outubro, veio a crise da Amazônia. Os satélites registraram o maior número de focos de queimadas no Brasil, se comparado ao mesmo período de 2013. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 82%.

E ainda quando o nome de Jair Bolsonaro surgiu nas investigações sobre a morte de Marielle Franco o mundo ficou em choque. Um porteiro do condomínio de luxo do presidente no RJ afirmou, em depoimento à polícia, que um dos principais acusados de matar a vereadora, o ex-PM Elcio Queiroz, buscou a casa de Bolsonaro no dia do crime, em 14 de março de 2018.


Margarete Buchabqui é jornalista, residente em Itajaí

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -