Jornal Página 3
PÁGINA 3 / Negócios
Visitantes gostam da região e querem voltar

É o que revela pesquisa sobre o turista da baixa temporada

Segunda, 3/9/2018 14:29.
Divulgação Sectur/PMBC

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Com o objetivo de conhecer o visitante da baixa temporada, a Costa Verde&Mar realizou Pesquisa de Demanda Turística, em parceria com o Sebrae, no mês de julho. Participaram 420 visitantes. As entrevistas foram feitas em Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Nada menos que 97,4% dos visitantes gostaram do passeio, 98,6% recomendam os municípios visitados e 97,9% querem retornar.

A hospitalidade do povo reinou com 95,2% de aprovação. As belezas naturais ganharam 94.1 de aprovação e a oferta de hospedagens foi superior a 93%. Os visitantes também gostaram da limpeza (86,6%), sinalização (83,5%), segurança (83,8%) e oferta de lojas (81%).

A maioria dos entrevistados, mais de 90%, mora no Brasil. Eles viajam em família, a maioria com veículo próprio e mais de 75% porque está curtindo férias.

Cerca de 32% ficaram em casa de parentes/amigos, igual número em meios de hospedagem e 25% na segunda moradia.

O gasto médio diário foi de R$ 276 com hospedagem, cerca de R$ 220 com lazer e alimentação, R$ 188 com compras em geral e menos de R$ 60 para transporte.

O motivo da escolha para a maioria dos entrevistados, 76,9% foi por iniciativa própria, 13,8% encontraram o destino na internet e 7,1% pediram auxílio para as agências de viagens.

As principais reclamações dos entrevistados foram relacionadas ao trânsito, mobilidade e sinalização; condições das ruas e estradas; falta de infraestrutura, falta de segurança nas cidades ou na orla, falta de diversidade no comércio e nas opções gastronômicas.

Forma de reserva

A pesquisa revelou que, além dos municípios da Costa Verde&Mar, os turistas aproveitam para visitar outras cidades da região, a maioria, 80,6% para conhecer e 17,7% para fazer compras.

A forma de reserva/locação das acomodações escolhidas chamou atenção: 55% tratou direto com o proprietário, 20% utilizaram as OTA’s (Online Travel Agencies - Agências de viagens online), como Booking, Decolar, TripAdvisor e similares, 17,5% contaram com apoio de imobiliárias e 7,5% usaram o Airbnb.

A Pesquisa

Avaliação

Hospitalidade – 95,2%

Sinalização – 83,5%

Informações turísticas – 77%

Trânsito – 71,5%

Acessos – 76,6%

Segurança – 83,8%

Conservação e limpeza – 86,6%

Hospedagem – 93,1%

Lojas – 81%

Atrativos naturais – 94,1%

Avaliação geral da estadia – 97,4% de aprovação

Características da Viagem

Tipo de acomodação:

Casa de amigos/parentes – 31,9%

Casa própria/2ª moradia – 25%

Hotel – 20%

Pousada – 11,9%

Aluguel de casa/apartamento – 9,5%

Camping – 1%

Albergue/hostel – 0,7%

Forma de reserva/locação:

Direto com o proprietário – 55%

Booking/Decolar/TripAdvisor/Similar – 20%

Imobiliária – 17,5%

AirBnB – 7,5%

Com quem viaja:

Família e/ou crianças – 56,9%

Casal/namorado(a) – 19,5%

Sozinho – 16,2%

Amigos – 6,4%

Grupo organizado/excursão – 1%

Principal meio de transporte utilizado:

Carro/moto próprio – 64%

Avião – 18,3%

Ônibus de linha – 10,5%

Ônibus fretado (grupo/excursão) – 3,6%

Carro/moto alugado – 3,1%

Van/utilitário/micro-ônibus – 0,5%

Motivo da viagem:

Férias/lazer – 76,7%

Visita a amigos/parentes – 14,5%

Negócios/feiras/eventos – 6,2%

Compras – 1%

Outros – 1,7%

Visitou ou visitará outros municípios na estadia (múltiplas escolhas):

Balneário Camboriú – 33,3%

Penha – 19,5%

Florianópolis – 13,8%

Itapema – 10,7%

Itajaí – 10%

Outros – 87,4%

Motivos da visita (múltiplas escolhas):

Lazer – 80,6%

Compras – 17,7%

Praias – 12,5%

Gastronomia – 6,3%

Outros – 8,7%

Gasto médio diário:

Hospedagem – R$ 276,58

Compras – R$ 188,99

Transporte – R$ 58,18

Alimentação – R$ 121,35

Lazer – R$ 223,14

Organização da Viagem:

Como conheceu o município (Múltiplas escolhas):

Já conhecia – 18,6%

Dicas de amigos e parentes – 57,9%

Internet – 16,4%

De passagem – 3,8%

TV/Rádio – 2,9%

Através do trabalho – 2,6%

Agência de turismo – 1,9%

Outros – 1,2%

O que usou para organizar a viagem (múltiplas escolhas):

Por conta própria – 76,9%

Consulta a internet – 13,8%

Agência de viagens – 7,1%

Dicas de amigos/parentes – 7,1%

Consulta de guias de informações turísticas – 0,7%

Perfil do público

País de residência:

Brasil – 92,1%

Argentina – 6,9%

Paraguai – 0,5%

EUA – 0,5%

Estado (múltipla escolha):

Paraná – 27,6%

Santa Catarina – 26,9%

São Paulo – 21,7%

Rio Grande do Sul – 9,3%

Rio de Janeiro – 5,9%

Outros – 8,6%

Faixa etária:

19 a 25 anos – 8,6%

26 a 30 anos – 9,3%

31 a 40 anos – 27,4%

41 a 50 anos – 23,3%

51 a 65 anos – 21,4%

Mais de 65 anos – 10%

Escolaridade:

Fundamental – 8,8%

Médio – 29,3%

Superior – 45,2%

Pós-graduação – 16,7%

Estado civil:

Solteiro(a) – 24%

Casado (a) – 62,6%

Divorciado(a) – 6,7%

Vive junto – 3,6%

Viúvo(a) – 3,1%

Ocupação:

Assalariado – 24,3%

Aposentado/pensionista – 17,9%

Funcionário público – 15,7

Empresário – 14,5

Outros – 27,6%


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Página 3
Divulgação Sectur/PMBC

Visitantes gostam da região e querem voltar

É o que revela pesquisa sobre o turista da baixa temporada

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Segunda, 3/9/2018 14:29.

Com o objetivo de conhecer o visitante da baixa temporada, a Costa Verde&Mar realizou Pesquisa de Demanda Turística, em parceria com o Sebrae, no mês de julho. Participaram 420 visitantes. As entrevistas foram feitas em Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Nada menos que 97,4% dos visitantes gostaram do passeio, 98,6% recomendam os municípios visitados e 97,9% querem retornar.

A hospitalidade do povo reinou com 95,2% de aprovação. As belezas naturais ganharam 94.1 de aprovação e a oferta de hospedagens foi superior a 93%. Os visitantes também gostaram da limpeza (86,6%), sinalização (83,5%), segurança (83,8%) e oferta de lojas (81%).

A maioria dos entrevistados, mais de 90%, mora no Brasil. Eles viajam em família, a maioria com veículo próprio e mais de 75% porque está curtindo férias.

Cerca de 32% ficaram em casa de parentes/amigos, igual número em meios de hospedagem e 25% na segunda moradia.

O gasto médio diário foi de R$ 276 com hospedagem, cerca de R$ 220 com lazer e alimentação, R$ 188 com compras em geral e menos de R$ 60 para transporte.

O motivo da escolha para a maioria dos entrevistados, 76,9% foi por iniciativa própria, 13,8% encontraram o destino na internet e 7,1% pediram auxílio para as agências de viagens.

As principais reclamações dos entrevistados foram relacionadas ao trânsito, mobilidade e sinalização; condições das ruas e estradas; falta de infraestrutura, falta de segurança nas cidades ou na orla, falta de diversidade no comércio e nas opções gastronômicas.

Forma de reserva

A pesquisa revelou que, além dos municípios da Costa Verde&Mar, os turistas aproveitam para visitar outras cidades da região, a maioria, 80,6% para conhecer e 17,7% para fazer compras.

A forma de reserva/locação das acomodações escolhidas chamou atenção: 55% tratou direto com o proprietário, 20% utilizaram as OTA’s (Online Travel Agencies - Agências de viagens online), como Booking, Decolar, TripAdvisor e similares, 17,5% contaram com apoio de imobiliárias e 7,5% usaram o Airbnb.

A Pesquisa

Avaliação

Hospitalidade – 95,2%

Sinalização – 83,5%

Informações turísticas – 77%

Trânsito – 71,5%

Acessos – 76,6%

Segurança – 83,8%

Conservação e limpeza – 86,6%

Hospedagem – 93,1%

Lojas – 81%

Atrativos naturais – 94,1%

Avaliação geral da estadia – 97,4% de aprovação

Características da Viagem

Tipo de acomodação:

Casa de amigos/parentes – 31,9%

Casa própria/2ª moradia – 25%

Hotel – 20%

Pousada – 11,9%

Aluguel de casa/apartamento – 9,5%

Camping – 1%

Albergue/hostel – 0,7%

Forma de reserva/locação:

Direto com o proprietário – 55%

Booking/Decolar/TripAdvisor/Similar – 20%

Imobiliária – 17,5%

AirBnB – 7,5%

Com quem viaja:

Família e/ou crianças – 56,9%

Casal/namorado(a) – 19,5%

Sozinho – 16,2%

Amigos – 6,4%

Grupo organizado/excursão – 1%

Principal meio de transporte utilizado:

Carro/moto próprio – 64%

Avião – 18,3%

Ônibus de linha – 10,5%

Ônibus fretado (grupo/excursão) – 3,6%

Carro/moto alugado – 3,1%

Van/utilitário/micro-ônibus – 0,5%

Motivo da viagem:

Férias/lazer – 76,7%

Visita a amigos/parentes – 14,5%

Negócios/feiras/eventos – 6,2%

Compras – 1%

Outros – 1,7%

Visitou ou visitará outros municípios na estadia (múltiplas escolhas):

Balneário Camboriú – 33,3%

Penha – 19,5%

Florianópolis – 13,8%

Itapema – 10,7%

Itajaí – 10%

Outros – 87,4%

Motivos da visita (múltiplas escolhas):

Lazer – 80,6%

Compras – 17,7%

Praias – 12,5%

Gastronomia – 6,3%

Outros – 8,7%

Gasto médio diário:

Hospedagem – R$ 276,58

Compras – R$ 188,99

Transporte – R$ 58,18

Alimentação – R$ 121,35

Lazer – R$ 223,14

Organização da Viagem:

Como conheceu o município (Múltiplas escolhas):

Já conhecia – 18,6%

Dicas de amigos e parentes – 57,9%

Internet – 16,4%

De passagem – 3,8%

TV/Rádio – 2,9%

Através do trabalho – 2,6%

Agência de turismo – 1,9%

Outros – 1,2%

O que usou para organizar a viagem (múltiplas escolhas):

Por conta própria – 76,9%

Consulta a internet – 13,8%

Agência de viagens – 7,1%

Dicas de amigos/parentes – 7,1%

Consulta de guias de informações turísticas – 0,7%

Perfil do público

País de residência:

Brasil – 92,1%

Argentina – 6,9%

Paraguai – 0,5%

EUA – 0,5%

Estado (múltipla escolha):

Paraná – 27,6%

Santa Catarina – 26,9%

São Paulo – 21,7%

Rio Grande do Sul – 9,3%

Rio de Janeiro – 5,9%

Outros – 8,6%

Faixa etária:

19 a 25 anos – 8,6%

26 a 30 anos – 9,3%

31 a 40 anos – 27,4%

41 a 50 anos – 23,3%

51 a 65 anos – 21,4%

Mais de 65 anos – 10%

Escolaridade:

Fundamental – 8,8%

Médio – 29,3%

Superior – 45,2%

Pós-graduação – 16,7%

Estado civil:

Solteiro(a) – 24%

Casado (a) – 62,6%

Divorciado(a) – 6,7%

Vive junto – 3,6%

Viúvo(a) – 3,1%

Ocupação:

Assalariado – 24,3%

Aposentado/pensionista – 17,9%

Funcionário público – 15,7

Empresário – 14,5

Outros – 27,6%


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