- Publicidade -
- Publicidade -
21 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Quem é Satoshi Nakamoto, o Criador do Bitcoin?

Nunca uma pergunta foi tão fácil de responder:

Ninguém sabe ao certo quem é Satoshi Nakamoto!

Mas teorias sobre a sua identidade não faltam.

- Publicidade -

Há quem acredite que Satoshi Nakamoto é uma pessoa. Há quem acredite que é um grupo de pessoas.

Em alguns casos, certos indivíduos são suspeitos de serem Nakamoto, mas que não confirmam a identidade. Por outro lado, tem quem diga ser Satoshi, porém ninguém acredita nisso.

Afinal, o que se sabe sobre o misterioso pai do Bitcoin? Fazemos um resumo neste artigo.

Satoshi Nakamoto é japonês?

Até pode ser que seja, contudo ninguém sabe ao certo. No entanto, se for, não é o Satoshi Nakamoto japonês que normalmente aparece nas fotografias quando alguém procura na internet.

Dorian Prentice Satoshi Nakamoto

De fato, o senhor da fotografia acima tem nacionalidades japonesa e americana, chamando-se Dorian Prentice Satoshi Nakamoto. Mas, segundo o próprio, não é ele o criador do Bitcoin.

Apesar de tudo, muitos acreditaram que seria, quando em uma entrevista disse que “já não estava mais envolvido no projeto” e que o tinha “passado para outras pessoas”. Julgava-se que falava do Bitcoin, mas o próprio explicou mais tarde que tudo não passou de um mal-entendido, já que se estava a referir ao seu passado como contratante militar.

O que se sabe de Satoshi Nakamoto?

Satoshi foi responsável pela criação do código do Bitcoin em 2007 e pela publicação do seu white paper em 2008.

- Publicidade -

Durante os primeiros dois anos de vida do Bitcoin, esteve muito envolvido no projeto, mas em 2010 afastou-se. Um ano mais tarde deixaria a sua última mensagem conhecida sobre esse tema, em que dizia ter “seguido em frente com outras coisas”, mas que o Bitcoin estava “em boas mãos”.

Uma década depois, a identidade do criador do Bitcoin continua a ser um mistério que muitos tentam resolver, mas que não tem uma resposta definitiva.

Nick Szabo, David Kleiman ou Hal Finney?

Os 3 têm em comum o fato de muitas pessoas acreditarem que possam ser o criador do Bitcoin. Além disso, todos estiveram, de alguma forma, envolvidos no projeto.

Nick Szabo

Nick Szabo é um conhecido entusiasta da descentralização que escreveu o artigo “Bit Gold”, que é visto como um precursor do Bitcoin. Há várias semelhanças entre esse texto e do white paper do Bitcoin, embora o artigo “Bit Gold” nunca seja mencionado. Além disso, segundo o investigador Skye Grey, há várias semelhanças no estilo de escrita dos dois documentos. Nick Szabo sempre negou ser o criador do Bitcoin.

Dave Kleiman

Dave Kleiman esteve também relacionado com a criptomoeda-mãe e foi um dos primeiros mineiros de Bitcoin. O seu passado está ligado à criação de sistemas de segurança para o governo dos Estados Unidos. Apesar de várias teorias o colocarem como um possível criador do Bitcoin, Dave Kleiman morreu em 2013 em circunstâncias desconhecidas, razão pela qual não poderá acrescentar mais informações a essa história.

Hal Finney

Hal Finney é outro forte candidato a ser Satoshi Nakamoto. Entusiasta da criptografia desde muito antes da criação das criptomoedas, foi a segunda pessoa a utilizar o sistema Bitcoin, logo após o seu criador, e foi a primeira pessoa a receber uma transferência em Bitcoin, quando Satoshi lhe enviou 10 moedas. Hal Finney morreu em agosto de 2014, sem deixar uma certeza sobre a identidade do criador do Bitcoin.

Craig Wright: o candidato mal-amado

Craig Wright entra diretamente para a lista das pessoas que já se assumiram como Satoshi Nakamoto, mas que quase ninguém acredita que é de fato o pai do Bitcoin.

Craig Wright

O australiano foi em 2015 apontado em um artigo como um potencial candidato a ser Satoshi Nakamoto, após uma denúncia por parte de uma fonte anônima, que disse ao Gizmodo que Craig Wright era o criador do Bitcoin.

Na sequência da investigação, a polícia australiana fez uma investigação à casa de Craig Wright, que decidiu então afastar-se da internet. Em maio de 2016 voltou ao Twitter para revelar que era o criador do Bitcoin e que tinha evidências para o provar. No entanto nunca conseguiu.

Por todos esses motivos, a identidade de Satoshi Nakamoto continua a ser incerta. Apesar de existirem vários candidatos, a não ser que exista uma prova concreta (como o acesso à primeira carteira de Bitcoin), as dúvidas vão sempre falar mais alto.

Fontes:

Bitcoin White Paper – Nakamotoinstitute.org

Bitcoin Vale a Pena? Como Investir em Bitcoin em 2020? – Criptofy

Here’s All the Evidence That Craig Wright Invented Bitcoin – Gizmodo

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -