Jornal Página 3

Corrupção e transparência no foco do Fórum Municipal de Controle Governamental
O secretário Vitor Domingues
O secretário Vitor Domingues

Quarta, 6/12/2017 13:49.

O 1º Fórum Municipal de Controle Governamental e Transparência Pública, com solenidade de abertura programada para esta segunda-feira (11) no Teatro Municipal Bruno Nitz, vai tratar durante quatro dias questões que estão incomodando a população brasileira em todos os níveis: a corrupção e o descontrole das finanças públicas.

O ministro de Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, Wagner Rosário e o delegado de Polícia Federal e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia confirmaram presença na solenidade de abertura e falarão sobre o tema.

O presidente do Tribunal de Contas, Luiz Eduardo Cherem foi convidado para fazer a abertura do Fórum, mas ainda não confirmou presença em função de sua agenda de sessões. É que a abertura estava programada para às 19h, mas por causa da agenda do ministro, o horário foi antecipado para às 15h.

O secretário municipal de Controle Governamental e Transparência Pública, Victor Hugo Domingues, disse que o objetivo é estabelecer metas de planejamento para 2018 e identificar as principais demandas nos assuntos referentes a gastos com recursos públicos.

“Queremos integrar as diversas instâncias de controle interno, externo e social no combate à corrupção. Por coincidência, sábado (9) é o Dia Internacional de Combate à Corrupção. O principal objetivo desse encontro é elaborar um plano de ações para 2018 através do debate, porque não tem solução pronta, mas sairemos do Fórum com uma proposta de mudança nesse sentido”, disse Domingues.

Quase um ano no comando da pasta, o secretário destacou algumas prioridades na gestão dos recursos públicos, entre eles o gasto com a folha de pagamento, os recursos empregados pela prefeitura e a necessidade de aprimoramento dos mecanismos para utilização desses recursos.

Excessos

A prefeitura tem hoje 5.772 empregados. Este com certeza será um assunto de relevância, até porque o prefeito em campanha, comprometeu-se em reduzir a folha, o que ainda não aconteceu.

“É um assunto complexo. Entre os municipios da região, a prefeitura de Balneário tem o menor índice de comissionados em relação a efetivos. Existem mecanismos para reduzir, antecipação de aposentadorias, a retirada de servidores com problemas disciplinares, plano de aposentadoria incentivada, mas também é preciso lembrar que temos uma característica peculiar: durante nove meses temos 100 mil habitantes e na temporada uma explosão, o que exige a garantia de serviços públicos, por consequência de muitos servidores”, comentou o secretário.

A corrupção

O ministro Wagner Rosário e o delegado de Curitiba Cardinelle Garcia abordarão esse tema. O delegado falará principalmente sobre o andamento da Operação Lava-Jato.

“Os políticos são reflexo dos cidadãos, se espalharmos a nossa indignação com essa má aplicação dos recursos públicos - e privados também, há esperança de mudar isso. Por quê não levantar essa bandeira? Falar disso? O prefeito Fabrício deu essa oportunidade, de debatermos isso com a sociedade, através desse Fórum e todos podem participar”, convidou o secretário Domingues.

Programa

Dia11
15h - Palestras com o ministro de Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, Wagner Rosário e o delegado de Polícia Federal e professor da PUCPR, Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia. No Teatro Municipal.

Dia 12
13h30 às 18h – Controle Interno e Externo: Integração e Plano de Ação 2018

Dia 13
13h30 às 18h – Controle Interno e Controle Social: Participação Social

Dia 14
13h30 às 18h - Plano de Diretrizes do Controle Interno para 2018

A partir do segundo dia do Fórum (12), até quinta-feira (14), as palestras serão realizadas na Univali/Campus Balneário Camboriú.

Informações - Secretaria de Controle Governamental e Transparência Pública (47) 3267-7084
 


Publicidade


Colunistas
por Fernando Baumann
por Sonia Tetto
por Saint Clair Nickelle
por Augusto Cesar Diegoli
por Marcos Vinicios Pagelkopf
por Enéas Athanázio
Geral


Política


Cidade

PIB cresceu forte sob Pavan e Spernau e desacelerou entre 2010 e 2015


Guia Legal BC

Festival reunirá sertanejo e música eletrônica no dia 29/12


Guia Legal BC

Banda se apresenta no dia 5 de janeiro


Geral

Consórcio pode ser o fato mais relevante desde que as duas cidades se separaram 53 anos atrás 


Publicidade