- Publicidade -
- Publicidade -
15.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Primavera começa nesta quinta-feira e deve ter chuva abaixo da média em SC

A primavera começa oficialmente nesta quinta-feira (22), às 22h04, e promete chuva abaixo da média, mas com risco de chuvarada forte, porque a estação mais florida do ano será pela terceira vez seguida ‘regida’ pelo fenômeno La Niña, que causa o resfriamento das águas e a alteração no regime de vento.

Segundo a EPAGRI/CIRAM, no início da primavera, os dias tendem a ter aproximadamente a mesma duração das noites, mas com o avanço da estação os dias vão ficando cada vez mais longos e as noites cada vez mais curtas, até o dia com maior presença do sol no ano, que é o primeiro dia de verão – 21 de dezembro, às 18h48.

A primavera no Sul do Brasil, incluindo Santa Catarina, deverá ter neste ano condição de chuva irregular, assim como aconteceu em 2020 e 2021, com tendência de volumes abaixo da média durante grande parte da primavera. 

- Publicidade -

Porém, como o fenômeno La Niña estará presente, há também previsão de chuva volumosa e intensa com acumulados de precipitação muito altos em curto período – o que é comum em SC, com as famosas enchentes ocorrendo nesta estação, inclusive com raios, granizo e ventania.

Em setembro os totais de chuva variam de 150 a 210 mm no Oeste e Meio Oeste e de 110 a 170 mm nas demais regiões. Em outubro os volumes de chuva são os mais elevados do trimestre e variam de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste e de 140 a 180 mm nas demais regiões. Em novembro a chuva ocorre em SC com totais de 130 a 180 mm em média. 

Temperatura deve variar

No trimestre a previsão é de temperatura próxima a acima da média climatológica em SC. Ainda são esperados episódios de frio, especialmente neste mês de setembro, com temperatura negativa e formação de geada nas áreas altas do Estado, sobretudo no Planalto Sul. A partir de outubro, o calor deve aumentar, variando entre 16ºC a 25ºC, podendo chegar a 30ºC, a exemplo do verão.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -