Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Dia Mundial do Autismo com música, exposição e bate-papo no Balneário Shopping

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Rodrigo Tramonte

Quinta, 31/3/2016 11:54.

O Dia do Mundial do Autismo é celebrado no sábado (2), mas em Balneário Camboriú a programação inicia já nesta quinta-feira (31), às 18h30, com uma palestra gratuita do cartunista catarinense Rodrigo Tramonte, no Balneário Shopping. O Cristo Luz estará iluminado de azul no Dia.

Rodrigo descobriu aos 30 anos que tinha a Síndrome de Asperger, um tipo de autismo de grau leve que não compromete a fala e a coordenação motora e, diante da descoberta, decidiu se tornar uma espécie de “ativista pró-autismo”.

Após a palestra ele irá lançar seu livro “Humor Azul: O lado engraçado do Autismo”. A obra reúne tiras de quadrinhos de humor, tendo como personagem principal o autista Zé Azul, que vive com a mãe e é anti-social. As tiras falam de forma leve e bem-humorada sobre características autistas como a visão concreta e objetiva das coisas, a fixação em temas específicos, a hipersensibilidade dos cinco sentidos e a busca pelo isolamento.

E mais

Na programação do Balneário Shopping também há duas sessões de Musicoterapia, na sexta às 19h e sábado às 15h, com a participação de jovens autistas da Ama Litoral. Nela, os alunos cantam e tocam diferentes instrumentos como forma de desenvolver os reflexos e estímulos sociais.

Também haverá um bate-papo com Claúdia Cristine Cugnier Guenther (mãe do escritor e ilustrador mirim Thor Guenther), às 16h de sábado. Cláudia vai contar um pouco de sua experiência junto ao filho autista, seguido de sessão de autógrafo do livro “O Bebê Dragão”, que Thor lançou recentemente.

Durante todo o sábado profissionais da Ama Litoral distribuirão fitinhas azuis, prestarão informações e tirarão dúvidas do público em um stand montado na Praça de Eventos do empreendimento. A iluminação da fachada do shopping também estará azul neste dia e o Planet Park também disponibilizará 1 hora de diversão gratuita para crianças com autismo de quinta a domingo (31 a 2).

Haverá também sessão de cinema gratuita para autistas e acompanhantes.

Exposição Projeto Puro

Os diferentes pontos de vista do mundo – sob o olhar de sete adolescentes e jovens autistas (com idade entre 15 e 25 anos) atendidos pela Associação de Pais e Amigos do Autista (Ama Litoral) – compõe a exposição fotográfica Projeto Puro, que fica no empreendimento até domingo (3).

Confira a programação

Exposição de fotos Projeto Puro
Local: Espaço Mais (Piso L1) do Balneário Shopping
Data: Até 3 de abril
Horário: 11h às 23h
Valor: Gratuito

Palestra e sessão de autógrafos com Rodrigo Tramonte
Local: Praça de Eventos do Balneário Shopping
Data: 31 de março
Horário: 18h30
Valor: Gratuito

Apresentação de Musicoterapia com alunos da Ama Litoral
Local: Praça de Eventos do Balneário Shopping
Data: 1º e 2 de abril
Horário: 19h (dia 1) e 15h (dia 2)
Valor: Gratuito

Bate-papo com Cláudia Cristine Cugnier Guenther e sessão de autógrafos com Thor Guenther (autor de “O Bebê Dragão”)
Local: Praça de Eventos do Balneário Shopping
Data: 2 de abril
Horário: 16h
Valor: Gratuito

Sessão de cinema especial para autistas e acompanhantes

A GNC Cinemas do Balneário Shopping promove no sábado (2), uma sessão especial e gratuita para crianças e adolescentes autistas no Balneário Shopping. A sessão, marcada para 11h da manhã, será do filme infantil Zootopia, com acesso livre para autistas e um acompanhante. A sessão especial da GNC tem alguns diferenciais: o som é mais baixo do que o habitual e as luzes laterais do cinema permanecem acesas, gerando mais conforto a este público.
 


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade