Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Aluguel de contrato com reajuste em junho aumenta 11,09%

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Sexta, 3/6/2016 15:13.

O valor do aluguel de contrato reajustado a cada ano em junho pelo IGP-M terá aumento de 11,09%. Essa é a variação acumulada pelo índice calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 12 meses, de junho de 2015 a maio de 2016.O IGP-M de maio, que com o de 11 meses anteriores arredondou o reajuste do aluguel em junho, foi de 0, 82%, forte e surpreendente alta em relação à de 0,33% de abril.

A pressão, explicou a FGV ao divulgar o índice, veio da alta de preços de produtos tanto do atacado, principalmente do setor de alimentos agropecuários, quanto do varejo.

O inquilino calcula o novo aluguel multiplicando o valor antigo, pago até maio, por 1,1109, o IGP-M acumulado em 12 meses transformado em fator de correção. Um aluguel de R$ 1 mil multiplicado por 1,1109 dá um valor atualizado de R$ 1.110,90.

Antes de acertar novo contrato, porém, pode valer a pena conversar com o dono do imóvel e tentar um aumento menor ou até a manutenção do valor.

A negociação tem beneficiado muitos inquilinos nesses tempos de crise econômica, com a mantença do valor ou reajuste menor, diante de proprietários interessados também em manter o bom inquilino.Um dado que pode ajudar o inquilino nessa conversa é o descompasso entre o aluguel mais baixo pedido em novas locações e o de contratos em andamento, após o reajuste do valor, constatado pelas pesquisas do Secovi-SP (sindicato da habitação).

De acordo com o sindicato, o valor médio de aluguel novo contratado na cidade de São Paulo acumulou uma queda de 3,8% em 12 meses, até abril. Como no mesmo período o IGP-M avançou 10,6%, presume-se que os valores de contratos em andamento estejam correndo, após o aumento, bastante acima dos novos. 

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Geral

Taxa de juros seria bem mais elevada do que a anunciada.Caixa Econômica Federal não se manifestou.


Eleições

Defendo congelar salários e vantagens dos deputados por 10 anos


Eleições

Ele é surdo e por isso conhece as dificuldades enfrentadas por pessoas em situação semelhante 


Eleições

Em entrevista ao Página 3 ele conta que quer ser deputado do empreendedorismo


Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade