Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Novas pesquisas no Reino Unido mostram vantagem do voto pró-Europa

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Quinta, 23/6/2016 8:00.

Por Fernando Nakagawa, correspondente AE

No dia do plebiscito, duas novas pesquisas de intenção de voto conhecidas mais cedo sinalizam vantagem do grupo favorável à permanência do Reino Unido na União Europeia. A pesquisa ComRes realizada para o jornal Daily Mail e a emissora ITV mostra vitória do grupo pró-Europa com 54% dos votos válidos, contra 46% de apoio para o Brexit. No levantamento feito pelo instituto YouGov para o jornal The Times, os números sinalizam cenário mais apertado, com 51% dos votos válidos para a permanência no bloco europeu e 49% para a saída da UE.

A pesquisa ComRes mostrou que 48% dos entrevistados declararam voto na permanência na UE e 42% afirmaram que votarão nesta quinta-feira pelo Brexit. Há, ainda, parcela de 11% de indecisos Quando são contabilizados apenas os votos válidos, o levantamento mostrou aumento de 3 pontos para o grupo pró-UE e queda de 3 pontos no voto pelo Brexit. Assim, a diferença que era de 2 pontos favoráveis à permanência cresceu para oito pontos pró-Europa.

"Mais de quatro quartos (82%) informaram que definitivamente chegaram à data do plebiscito já decididos, enquanto 17% dizem que podem mudar o voto", cita a pesquisa. O grau de certeza é um pouco maior que o visto na eleição geral de 2015, quando 80% chegaram à véspera com clareza sobre a escolha. A pesquisa ComRes envolveu 1.032 adultos com mais de 18 anos entrevistados por telefone entre os dias 17 e 22 de junho.

Outra pesquisa conhecida foi publicada pelo instituto YouGov, por encomenda do jornal The Times. Nessa sondagem, foram divulgados os votos válidos que mostram vantagem do grupo pró-Europa, com 51% contra 49% pelo Brexit. O voto favorável à Europa lidera com 80% entre os jovens entre 18 e 24 anos e, ao contrário, o grupo que defende a saída do bloco europeu lidera com 63% entre os eleitores com mais de 65 anos. Em Londres, a pesquisa cita que há sinalização de vitória do "Permanecer" com 62% versus 38% para o "Sair".

"Nossa pesquisa sugere que a corrida está muito apertada, mas a tendência recente tem apontado para o voto pelo 'Permanecer'. Assim como em outros plebiscitos no passado, esse também mostra um movimento de última hora favorável à manutenção do status quo", cita a pesquisa. O levantamento YouGov foi feito pela internet com 3.766 eleitores entre os dias 20 e 22 de junho. 

 

Plebiscito começa sem incidentes

As zonas eleitorais para a votação no plebiscito para definir o futuro do Reino Unido na União Europeia foram abertas às 7h no horário local (3h em Brasília). Não há relatos de ocorrências na primeira hora da eleição nos cerca de 40 mil pontos de votação. Os votos serão coletados até 22h (18h em Brasília). Há expectativa de que o resultado seja conhecido no fim da madrugada ou no início da manhã de sexta-feira no horário local.

A votação começou com chuvas fortes em partes do sudeste do país, inclusive em Londres. O mau tempo é uma das preocupações das duas campanhas, pois poderia diminuir a participação dos eleitores. Na capital britânica, chove desde a noite de ontem, inclusive com trovões - ocorrência relativamente incomum. O serviço britânico de meteorologia mantém "alerta amarelo" para a ocorrência de chuvas intensas com trovoadas que podem causar inundações e interrupção no tráfego no sudeste do país. No norte da ilha, em regiões como a Escócia, o tempo é bom.

Segundo a Comissão Eleitoral, 46,5 milhões de britânicos estão aptos a votar no plebiscito. Os eleitores receberão uma cédula de papel com a pergunta: "Deve o Reino Unido permanecer membro da União Europeia ou sair da União Europeia?". Há duas opções na cédula: "Permanecer" ou "Sair". O voto não é obrigatório e a quinta-feira é um dia de trabalho comum no Reino Unido.

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Educação

A comunidade de toda região está convidada para opinar


Eleições

Ele é surdo e por isso conhece as dificuldades enfrentadas por pessoas em situação semelhante 


Eleições

Em entrevista ao Página 3 ele conta que quer ser deputado do empreendedorismo


Saúde

Destaque para o Dia D contra sarampo e polio  


Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade