Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Pesquisadores da Univali concluem laudo sobre mancha no Rio Perequê

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Sexta, 5/2/2016 9:46.

Uma pesquisa da Univali, divulgada na tarde de quinta-feira (4), apontou que a mancha escura que apareceu em Porto Belo, no dia 17 de janeiro, foi causada pela combinação de microalgas, lançamento de esgoto doméstico ao mar e outros fatores.

O estudo indicou uma floração de microalgas, oriunda da Lagoa de Perequê, como causa da mancha. O evento, aponta o laudo, foi causado pela junção de quatro fatores: alta concentração de nutrientes inorgânicos, ambiente estagnado, alta temperatura e alta luminosidade.

Segundo a avaliação, a concentração de nutrientes é resultado do lançamento de esgotos domésticos. O relatório aponta que a proliferação das algas pode levar a redução drástica da concentração de oxigênio dissolvido na água e, por fim, morte dos organismos aquáticos presentes tanto no Rio Perequê como em seus afluentes, além de poder aumentar o número de doenças de veiculação hídrica.

No entanto, na Estação de Tratamentos de Efluentes (ETE), do município de Itapema foi diagnosticada eficiência de remoção de 99,999% para coliformes totais.

A situação, destacam os pesquisadores, deverá agravar-se e repetir-se nos próximos anos com o aumento da urbanização desordenada acompanhada pela falta de planejamento do saneamento básico.

Como a Univali chegou a esse resultado

No dia 20 de janeiro, foram realizadas coletas de 16 amostras de água ao longo do ambiente, para as determinações físico-químicas, químicas e biológicas, realizadas posteriormente nos laboratórios da Universidade.

Análise conjunta destes dados, realizado por oceanógrafos da Univali, permitiram concluir a provável causa da mancha.

Os pesquisadores afirmaram que a área pode ser recuperada, começando pela análise contínua no local, através de um monitoramento ambiental.

A Univali e a Companhia Águas de Itapema (Conasa) estão organizando um seminário, que deve acontecer em março, para discutir o assunto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Saúde

Objetivo é investir em prevenção e desafogar o Posto Central


Empregos

Salários chegam a R$ 22 mil


Geral

Elcio Rogério Kuhnen prestou contas da sua administração


Cidade

Jornal Página 3 prepara material especial para a data


Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade