Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Hoje: estudantes e professores da Univali farão ato pela continuidade do Pibid

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Imagem meramente ilustrativa

Quarta, 24/2/2016 8:53.

Professores e estudantes dos cursos de licenciaturas da Univali se reúnem nesta quarta-feira (24), às 18h30, no campus Itajaí, para pedir a continuidade do Programa de Docência na Educação Básica (Pibid). Corte em 50% das bolsas devem ocorrer ainda nesse primeiro semestre.

A assembleia geral, com a presença do secretário de Educação de Itajaí, Edison d’Ávila, e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), acontece no auditório do Bloco E1 (Farmácia). A coordenadora do Pibid Univali, Adair de Aguiar Neitzel, explica que a iniciativa está seriamente comprometida após o anúncio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no início deste ano, indicando cortes de 50% nas bolsas, iniciando com a suspensão dos licenciandos que já completaram 24 meses no programa.

Adair salienta que com a suspensão das bolsas para quem atingiu os 24 meses, haverá um corte de 40% no programa. “Isto significa que 122 licenciandos da Univali ficarão sem bolsa no primeiro semestre”, explica. O programa recebe atualmente cerca de R$ 3 milhões por ano para custear 412 bolsas, 317 delas para licenciandos, 70 para professores da rede pública que acolhem os licenciandos, 25 para professores da Univali e cinco para gestores.

A falta dos recursos impactará diretamente os cursos de licenciaturas em todo o Brasil e a formação dos professores. O Pibid oferece condições para que os acadêmicos de licenciaturas relacionem teoria e prática, com atuação em escolas desde o início da faculdade. O programa também custeia de 50% a 100% da mensalidade dos acadêmicos participantes.

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade


Geral

É bom ir tirando os cobertores do armário


Policia

Bandido rendeu funcionários, mas se deu mal


Geral

Só na rede pública são mais de 360 estudantes com deficiências


Saúde

Esta é uma das propostas do BC Mais Saúde prá Você


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade