Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Restaurantes e fãs de sushi sentem alta nos preços por causa do salmão

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Segunda, 11/4/2016 14:10.

Os restaurantes, distribuidores e clientes assíduos da culinária asiática estão sentindo no bolso o impacto que um surto de algas marinhas no Chile tem causado na produção de salmão. O fenômeno influenciado pelo El Niño já tem prejudicado o fornecimento do peixe para todo o Brasil e em Balneário a situação não é diferente.

Carlos Leal, dono da peixaria e distribuidora local Quinta do Mar, especializada em produtos para culinária japonesa, explica que como toneladas de peixes foram perdidas, e a procura está muito maior do que a oferta, as previsões não são boas. “Antes se carregava 30 carretas por dia, agora conseguem entre duas e cinco”, lamenta.

Os restaurantes pagavam em média R$ 25 pelo quilo do salmão, agora já amargam mais de 40% de reajuste por quilo, sem falar na desvalorização do real frente ao dólar.

A proprietária do Koi Sushi, Gabriela Sedlacek Cordeiro explica que não tem como substituir o salmão, porque ele é o principal peixe usado. “Incentivamos o uso do peixe branco, docamarão e do atum, mas não pretendemos trabalhar com salmão congelado, nem similares, pois temos como foco a qualidade, independente de qualquer coisa”, defende.

Gabriel Ossani, sócio do Sushi Ya explica que como a situação ainda não se estabilizou, o preço não foi repassado para o consumidor final, mas isso ficará inviável por muito tempo. O mercado não sabe prever se o preço vai regredir totalmente depois que o problema tiver se resolvido. Estamos no mercado há oito anos e nunca vi uma queda no preço, mesmo quando o aumento era consequência de algum problema na produção”, conclui.

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Educação

A comunidade de toda região está convidada para opinar


Eleições

Defendo congelar salários e vantagens dos deputados por 10 anos


Eleições

Ele é surdo e por isso conhece as dificuldades enfrentadas por pessoas em situação semelhante 


Eleições

Em entrevista ao Página 3 ele conta que quer ser deputado do empreendedorismo


Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade