- Publicidade -
- Publicidade -
24.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Atletas de Balneário Camboriú concorrem ao título Paratleta Destaque

Votação encerra nesta quinta-feira

Quatro paratletas de Balneário Camboriú que disputaram os I Jogos Paradesportivos da APESBLU, estão concorrendo ao título de Paratleta Destaque: Arthur Cauê Teixeira e Susana Cristina da Silva, do Instituto Catarinense de Esporte para Deficientes (ICED) e Cleiton Freitas e Brenda Bensberg Sanches, da Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos (AFADEFI).

Ao todo são 17 concorrentes e a votação encerra nesta quinta-feira (3) às 18h. A partir das 19h, o resultado final e detalhados de todas as modalidades dos Jogos e também os eleitos como Paratleta Destaque, serão anunciados ao vivo em uma live no Youtube da APESBLU (Link da votação: bit.ly/destaquejogosapesblu)

- Publicidade -

A professora Gévelyn Almeida, técnica do ICED, disse que por decisão da equipe, os votos serão concentrados no paratleta Arthur Cauê Teixeira, de 13 anos, que iniciou na prática esportiva, durante a pandemia, com treinos em casa. Participou nos Jogos em duas modalidades, handebol em cadeira de rodas e no atletismo (100m, 200m e 400m) e preparou-se o tempo todo em casa, com orientação da técnica Gévelyn.

Susana sempre praticou esporte, participou dos Jogos Escolares e foi selecionada a treinar arremesso de dardo, foi campeã recordista juvenil e adulto, foi atleta destaque da Fesporte em 2003 e no ano seguinte, sofreu um acidente durante treinamento e quebrou a coluna, tornando-se paraplégica. Parou no esporte competitivo. Em 2018 conheceu o handebol em cadeira de rodas, apaixonou-se pela modalidade e ano passado representou o Brasil nos Jogos Para Pan-americanos e agora disputou os Jogos da APESBLU.

Gévelyn afirmou que estes primeiros Jogos da APESBLU de forma remota, serviram para coroar o trabalho que vem desenvolvendo desde o início da pandemia com seus paratletas.

“As modalidades que concorremos foram atletismo, natação, bocha paralímpica, xadrez, handebol em cadeira de rodas e paraciclismo. A equipe de Balneário Camboriú foi terceiro lugar no handebol, Neucir Borsatto foi segundo lugar na bocha, categoria BC4; Pedro Sérgio Reis foi campeão na prova de paraciclismo, na prova de contra relógio 15km e o Antônio Carlos Sanches foi vice na mesma prova”, disse.

A técnica agradeceu o apoio da Fundação Municipal de Esportes na questão dos ginásios para realizar as provas; o Departamento de Trânsito (Vani), por ter conseguido a Speed Way Music Park e também ao proprietário Geraldo, que abriu espaço para as provas de atletismo pista e paraciclismo; a Inclusão Social e a Vida Ativa Natação que concedeu espaço para as provas de natação.

Novos atletas

“Estamos realizando o fechamento de nossas atividades de final de ano e abrindo a procura de pessoas com deficiência do município que queiram participar ano que vem das nossas equipes de esportes adaptados desde escolinhas e rendimento”, concluiu Gévelyn. (Informações Gévelyn Almeida 47999025999).

Afadefi

O técnico da Afadefi, Caíke Rovigo disse que participaram nas modalidades de atletismo e bocha paralímpica. Sobre os dois paratletas que disputam o título de Paratleta Destaque, Caíke disse que ambos iniciaram suas carreiras esportivas com apoio da Afadefi e hoje são destaques no cenário nacional do paradesporto.

“O programa de paradesportivos da Afadefi foi fundamental para que a descoberta desses novos talentos venham acontecer muito mais”, acrescentou o técnico.

Cleiton Freitas, 29 anos, pratica atletismo e representa a Afadefi/FMEBC há três anos e neste período, tornou-se medalhista do Campeonato Brasileiro Paralímpico e das Paralimpíadas Universitárias, além de ser tricampeão do ParaJasc.

Brenda Bensberg Sanches, 14 anos, pratica atletismo e iniciou no esporte em 2018, é bicampeã das Paralimpíadas Escolares, onde também se consagrou recordista das provas de 60m e 150m T35.

- Publicidade -

Brenda com sua mãe Beatriz

Cleiton em ação

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -