Jornal Página 3
BC Foto: um festival que quer incentivar o FAZER e o PENSAR fotográfico
Divulgação
Fotografia vai tomar conta de diversos pontos da cidade nos próximos dias
Fotografia vai tomar conta de diversos pontos da cidade nos próximos dias

Por Caroline Cezar

Segue até domingo (21) o BC Foto Festival, que renova a proposta de se firmar como um evento que veio pra ficar. Priorizando a fotografia autoral e com a ideia de colaborar para a formação de estudantes, profissionais e público interessado, traz uma série de palestras, oficinas, exposições e encontros em diversas partes da cidade. Tudo gratuito.

Na sua segunda edição, o BC Foto foi viabilizado através da Lei de Incentivo de Cultura Municipal, e idealizado por Marcelo Fernandes, que já pensa em uma alternativa para o próximo ano, já que a LIC não permite "repetir" projetos. Marcelo está há 15 anos em BC e é proprietário da Brasil Imagens, um estúdio que trabalha com locações, arquitetura e gastronomia; além de focar bastante nos projetos culturais. Ele realiza o BC Foto com seu irmão e sócio, Flávio Fernandes.

PALESTRASFoto Kiko Ferrite

Acontecem todas as noites no teatro Bruno Nitz, a partir das 19h. As vagas são limitadas, quem quer garantir lugar deve chegar um pouco antes.

A abertura é com Marcelo Greco, de São Paulo, que traz na quinta-feira, 19h, o tema "Sombras Secas - uma cidade interior", onde fala do processo autoral; e depois segue em noite de autógrafos com o livro homônimo.

A partir de sexta, passam a acontecer duas palestras por noite, às 19h e 20h30: "Quem é o Autor em Artes Visuais?", com Marcelo Pretto; e Foto Documental e Produção de Livros no Brasil, com Valdemir Cunha; no sábado O fotojornalismo e sua temporalidade, com Alan Marques e "Debatendo Fotojornalismo", com Alan Marques, Diógenes Pandini, Lucas Correia e Flávio Tin; e no domingo, "Estúdio em 2 minutos", com Renato Rocha Miranda e o fechamento com Alexandre Sequeira, com o tema "Fotografia como Estratégia de Encontro", às 20h30.

OFICINAS

A única atividade do festival que exige pré-inscrição, devido ao número menor de vagas. Todas são gratuitas e estão sujeitas a vagas (às vezes acontecem desistências na hora).

Veja as opções:

Fotografia e Patrimônio Cultural - Núcleo Catarinense de Fotografia
Fotografia Still - Leonel Tedesco
Elaboração de Projetos - Bia Mattar
Pinhole – Fotografia com Latas - Lú Renata
Olhar Viajante - Valdemir Cunha
Altas Luzes e Densas Sombras - Renato Rocha Miranda
O Livro como Espaço Expositivo Autoral - Marcelo Greco
Light Paint (Pintando com a Luz) - Lilian Barbon
Kombinacomfoto Felipe Colvara
Conservação Preventiva de Acervos Fotográficos - Lilian Martins

EXPOSIÇÕES

Serão 11 exposições acontecendo simultaneamente em vários pontos da cidade: Galeria Municipal de Arte; Sesc; Galeria de Vidro (biblioteca); Passeio San Miguel; Bar Mercado Pirata, Praça Tamandaré e nos shoppings BC e Atlântico.

CUBO GIGANTE

Foto: Celso Peixoto

Uma instalação de 6 x 6 metros, na praça Tamandaré, que traz a exposição coletiva feita por convocatória pré-festival, com o tema "Meio Homem Meio terra, Conexões". Foram selecionadas 24 imagens de vários fotógrafos do país. O cubo ficará exposto durante todo o festival na praça e depois a exposição segue itinerante pelas escolas do município por um ano.

FEIRA DE FOTO-LIVROS

Todos os dias, das 14h às 21h, tem Encontro de Fotolivros Latino Americano, com Laura Lavergne e Lucila Horn. No teatro Bruno Nitz.

FINEART

Impressões fine art, feitas na hora, padrão museológico, de excelente qualidade, em papel de algodão e tinta mineral. As impressões são feitas por um valor muito abaixo do mercado, das 14h às 19h, no teatro municipal.

VARAL FOTO-POR-FOTO

Varal fotográfico para troca de fotos, entre os participantes e qualquer um que se interessar, no esquema "pendure uma e escolha outra". No teatro Bruno Nitz, dias 18 e 19, das 14h às 19h.

FESTA

A festa de encerramento acontece às 22h do domingo, no bar Mercado Pirata, e será uma confraternização em clima descontraído para se despedir do festival.

Veja a programação completa do festival aqui.


Quarta, 17/8/2016 8:58.


Fale Conosco - Anuncie neste site - Normas de Uso
© Desenvolvido por Pagina 3

Endereco: Rua 2448, 360 - Balneario Camboriu - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br