- Publicidade -
- Publicidade -
27 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Educação de Balneário Camboriú tem 1.050 vagas para crianças de 0 a 3 anos

50% dos pais que se inscrevem não fazem a matrícula

- Publicidade -

A Secretaria de Educação está chamando semanalmente crianças de 0 a 3 anos inscritas no programa Fila Única para se matricularem na rede municipal. Foi publicada uma chamada na segunda-feira (1º) e os pais já precisam se apresentar nesta terça (2). Há 1.050 vagas para essa faixa etária, que é normalmente a mais procurada na rede, além de cerca dos 4 mil alunos já matriculados. A prefeitura está chamando 150 por chamada [são feitas duas chamadas por semana], por conta da pandemia, para assim conseguirem organizar as turmas.

Segundo a secretária de Educação, Marilene Cardoso, nesta 1ª chamada divulgada na tarde segunda-feira (1º) [confira a lista das crianças convocadas aqui: bc.sc.gov.br/conteudo.cfm?caminho=fila-unica] foram convocadas 150 crianças, mas os pais que não comparecerem com a documentação necessária terão uma segunda chance na 2ª chamada, que será publicada ainda nesta semana. 

“Damos duas oportunidades para os pais. No total temos 1.050 vagas abertas para esta idade ainda, mas não podemos chamar todos ao mesmo tempo por conta da pandemia. A convocação precisa ser presencial porque precisamos conferir todos os documentos. Estamos chamando por semana cerca de 300 crianças”, diz.

- Publicidade -

Muitos pais não comparecem 

Marilene salienta que anualmente costumam abrir essa quantidade de vagas e que também sempre fazem o recadastro do Fila Única, para saber quais pais ainda têm interesse na vaga, mas, por conta do Covid-19, em 2020 não conseguiram fazer essa revisão. 

“Muita gente se inscreve no Fila Única, é chamado e não comparece para fazer a matrícula, cerca de 50% dos convocados não aparecem. Estamos fazendo uma força-tarefa e chamando as crianças semanalmente, por isso os pais precisam estar atentos no site da prefeitura (www.bc.sc.gov.br). Ao total, temos 5.050 vagas, sendo que 4 mil crianças já estão matriculadas”, explica.

Crianças começam em sete dias

Após a convocação e comprovação da documentação, os novos alunos já entram no sistema da Secretaria de Educação e então são encaminhados para algum dos Núcleos de Educação Infantil (NEIs), sempre o mais próximo de onde residem. 

“Os pais preenchem o termo de compromisso se comprometendo se a criança irá ter aulas presenciais ou remotas e em cerca de sete dias já poderá frequentar o Núcleo. Antes da pandemia o início era imediato, mas agora que precisamos organizar as turmas está demorando esses dias”, comenta.

Jardins I e II e Ensino Fundamental também

Atualmente todas as matrículas da rede municipal de Balneário Camboriú são realizadas de forma online. Antes da mudança no sistema era comum pais dormirem em filas para conseguirem vagas em alguns colégios, como Vereador Santa, Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Rodesindo Pavan e o NEI Carrossel. Inclusive, as matrículas para a pré-escola (jardim I e II – 4 e 5 anos) estão abertas no site da prefeitura e encerram às 23h59 desta terça-feira, reabrindo em 15 dias. 

“A cada 15 dias vamos reabrir as matrículas online pelo site da prefeitura. Estamos abrindo e fechando para irmos organizando as turmas”, acrescenta, citando que os alunos do Ensino Fundamental devem procurar diretamente a Secretaria de Educação para fazerem as matrículas.

- Publicidade -

A Secretaria Municipal de Educação fica na Rua Camboriú, esquina com a Quinta Avenida – Bairro dos Municípios, o atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Fone: (47) 3363-7144.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -