- Publicidade -
- Publicidade -
17.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Inscrições abertas para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC, vagas serão sorteadas

As inscrições para processo seletivo referente aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense (IFC) — válidas para o ano letivo de 2021 — estão abertas até o dia 8 de janeiro. A instituição conta com campus em Camboriú (o antigo Colégio Agrícola). Neste ano, a novidade é que as vagas serão sorteadas, já que por conta da pandemia a tradicional prova (exame de classificação) causaria aglomeração. A inscrição é gratuita.

Em Camboriú, são 245 vagas para alunos que farão o Ensino Médio e algum dos cursos ofertados – Agropecuária (105 vagas), Controle Ambiental (35 vagas), Hospedagem (70 vagas) e Informática (35 vagas). As inscrições seguem até o próximo dia 8 e devem ser feitas pela internet, no Portal do Candidato (clique aqui: candidato.ifc.edu.br).

Informações detalhadas sobre todo o processo seletivo — incluindo o quadro completo de vagas, instruções completas sobre o processo de inscrição, o cronograma de atividades e os critérios do sorteio público, entre outras — estão disponíveis no Edital de abertura do processo seletivo, que conta também com uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Clique aqui e confira o edital.

- Publicidade -

Segurança como prioridade

A decisão pelo sorteio público foi tomada para garantir a segurança tanto dos candidatos quanto dos servidores e estudantes do IFC — conforme explica o coordenador-geral de Ingresso do IFC, André Zuconelli.

“Se fosse mantida a realização do exame de classificação conforme vinha sendo conduzido nos últimos anos, estaríamos ocasionando aglomerações e, dessa forma, descumprindo todas as orientações dos órgãos de saúde em relação aos cuidados necessários em situação de pandemia. Diante desse quadro, o IFC buscou alternativas para selecionar seus futuros alunos”, diz.

Iniciou-se então um processo de discussão que envolveu diversas instâncias do Instituto – como a Coordenação-Geral de Ingresso (CGI), as Direções de Ensino, Pesquisa e Extensão de cada campus e os Conselhos Superiores – e levou em conta a logística do processo de seleção e matrícula, a disponibilidade de pessoal e o orçamento da instituição, entre outros fatores. Ao final do debate, o sorteio se apresentou como a solução mais viável.

“Vale destacar que a decisão foi tomada com base em todos os segmentos do IFC (servidores técnico-administrativos, professores e estudantes), uma vez que a deliberação final coube ao Consepe, que conta com representantes de todas as categorias”, ressalta Zuconelli.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -