Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Pontal Norte recebe Festival de Esculturas de Areia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Divulgação PMBC
No verão, as areias ganham forma pelas mãos do italiano Antonio Iannini

Terça, 17/5/2016 18:12.

A partir desta quinta-feira (19), as areias do Pontal Norte ganharão uma movimentação diferente: o Festival de Esculturas de Areia, com a participação de sete profissionais que construirão obras de arte e convidarão a população para participar.

Alunos das escolas municipais Médici e Ariribá já confirmaram presença. Farão pequenas esculturas e concorrerão a prêmios. O tema do festival é livre e variado desde natureza, intolerância atual do Brasil, poluição dos mares, figura clássica de um guerreiro caídoaté um grupo de seresteiros.

O projeto é uma iniciativa do escultor Jorge Schroeder, aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura e que objetiva divulgar essa arte na areia.

Durante a temporada é comum aparecer um artista e fazer esculturas na areia, como na foto da obra do italiano Antonio Iannini, mas um festival de quatro dias, é inédito na cidade.

O idealizador diz que esse tipo de atividade deveria ser ofertado pela Fundação Cultural como atividade permanente. “Temos uma faixa de areia com caraterísticas peculiares de granulometria e com uma eminente necessidade de diversificarmos nossa matriz turística e de atrativos, que podem ser durante o ano todo, não somente na temporada”, argumenta Schroeder.

Segundo ele, a execução de obras escultóricas em locais públicos, estão ocorrendo no mundo todo. Os artistas também estão deixando seus atelieres para produzir em público, uma espécie de nova diretriz da arte.

“Resolvi trazer mais este evento para nossa cidade, pois penso que se não proporcionarmos ações desta natureza, também não podemos exigir que as coisas aconteçam. Tomar iniciativa de fazer para muitos atividades culturais, me parece mais adequado que fazer projetos pessoais e pontuais, beneficiando somente ao proponente”, justificou Schroeder.

Os escultores são os catarinenses Rafael Rodrigues (Florianópolis), Plinio Verani (São José), Nivaldo Kloppel (Navegantes), Jean Rodrigues (Palhoça) e Hugo Pagani (Piçarras). De fora, o gaúcho Guto Rubin e o paranaense David Rodrigues.

O Festival tem a colaboração do Instituto Jorge Schröder e apoio da Associação Internacional de Escultores e Monumentalistas(AIESM), Parque Unipraias, Marambaia Casino Hotel e restaurante Marambaia Gourmet. O festival acontecerá nas proximidades do hotel Marambaia. Quinta-feira, 15h; sexta e sábado, das 8h às 18h e domingo (22) até meio-dia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade