Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Projeto Estaleiro Dança terá várias apresentações em julho

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Quinta, 30/6/2016 19:00.

O projeto “Estaleiro da Dança” visa transformar crianças e adolescentes em protagonistas de suas próprias histórias, tornando-as mais preparadas para tomadas de decisões, entre as quais o que pretendem fazer no seu futuro.

Implantado sob a Lei de Incentivo e Fomento à Cultura Nº 3750 / 2014. Edital 2015, conta com o apoio da Associação de Moradores da Praia do Estaleiro – AME e oferece aulas de ballet clássico gratuitamente na sede da AME duas vezes na semana.

A professora Katia Franklin conta com o auxílio de sua filha Betina Franklin Baggio na proposta de responder através da arte do movimento, às necessidades de proporcionar acesso à crianças e jovens do bairro do Estaleiro, o contato com essa arte.

Pois, do bairro são moradoras e dedicam seu tempo ao projeto acreditando o quanto as pessoas são capazes de crescer em ambiente saudável fisicamente e afetivamente quando estimuladas e potencializadas.

A dança conduz ao amor pela beleza em todas as suas formas, modela e desenvolve o senso estético e crítico na criança e nos jovens e isso proporciona bem estar e confiança diante da vida.

O projeto utiliza a dança como meio de inclusão social e desenvolvimento sócio corporal de crianças e jovens, elevando sua autoestima e possibilitando o domínio da linguagem corporal como forma de expressão, também, fomenta a importância da dança entre o público geral, facilitando o acesso da comunidade que reside distante dos grandes centros urbanos, levando a cultura através da dança.

O projeto oportuniza às crianças e jovens, a conhecerem o mundo mágico da dança clássica, contribuindo assim para a democratização da cultura. A dança possui um poder de atração muito grande por contar com a associação de outras artes como a música e as artes plásticas, permitindo assim realizar o ir e vir do sonho à realidade com favoráveis aspectos para a capacidade de explorar os sentimentos o espírito humano se elevar ao belo e ao bom, desencadeando a Educação Estética.

Tornar eficiente o convívio social e embasar as pessoas para o contato com a cultura certamente fará pessoas mais felizes e mais propensas à uma vida com maior qualidade. A função primordial da arte é objetivar o sentimento de modo que possamos contemplá-lo e entende-lo. A importância cultural do ballet se dá por estar a expressar o avanço do pensamento e as experiências evoluídas do ser humano.

Após 4 meses do projeto ter sido iniciado, a transformação nas crianças é visivelmente positiva, a Sra. Vanessa, mãe de gêmeas, relata que suas filhas tomaram gosto pela dança, porém o mais importante é o aumento da responsabilidade, estes dias estava muito frio e disse a elas: “meninas fiquem em casa, tá muito frio, e elas responderam; não mãe, nós não podemos faltar, a gente vai na frente, cada um tem a sua parte na dança”.
Outro pai relata o “brilho nos olhos de seu filho” nos dias de aula ou diante da expectativa das apresentações ao público.

O despertar da beleza corporal da dança, senso de equipe, desenvolvimento do processo criativo, disciplina e responsabilidade, sem dúvidas nenhuma são os maiores ganhos deste projeto.

O projeto teve meu envolvimento, como ex-presidente da Associação de Moradores da Praia do Estaleiro, que através da LIC (Lei de Incentivo à Cultura de BC) foi sensível a essa oportunidade que as pessoas do bairro poderiam vivenciar ao formular e submeter o projeto, que por sua relevância foi aprovado.

Em contrapartida o grupo de bailarinos irá apresentar suas danças no dia 05 de Julho na Escola Dona Lila e dia 14 de Julho na Escola de Taquaras, também confirma sua presença no “Abraço Cultural” no dia 20 de Julho nas festividades de aniversário de BC.

Informações para contato: franklinkatia@gmail.com

(Zezé Wolf)

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade


Esportes

Na seleção um jogador de Balneário Camboriú  


Variedades

Vai rolar sorteio para o baile de abertura no Instagram do Página 3


Cinema

Nesta quarta-feira


Policia

Comandante recebeu título de cidadão honorário  


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade