Jornal Página 3
Coluna
Viagens & Turismo
Por Marcos Vinicios Pagelkopf

Caminhos da Imigração Italiana

Nessa semana fui duas vezes no circuito turístico Caminhos da Imigração Italiana que envolve alguns municípios da região do Vale do rio Tijucas e do Vale Europeu, Canelinha, São João Batista, Nova Trento e Brusque.

Fui ver de perto o que se pode fazer num dia chuvoso, já que essas cidades estão a menos de 60 km do litoral. Os atrativos são inúmeros, a dica é conhecer o Mirante da Nossa Senhora do Bom Socorro, e se estiver chovendo forte, no inicio da subida tem um museu espetacular que apresenta peças como exposição e também para venda. Se você sentir que a chuva deu uma trégua suba a montanha, a estrada é toda asfaltada e tem um amplo estacionamento na entrada do mirante, vale a vista com chuva ou com sol o lugar é sensacional.

Mas antes de chegar em Nova Trento que é o centro das atrações desse roteiro você irá passar por Canelinha a cidade capital da cerâmica, ali tem arte e cultura, e do lado está São João Batista, a cidade dos calçados, são vários pontos de vendas direto da fábrica. São João Batista está grudado em Nova Trento, então para quem não conhece são três cidades ligadas uma na outra.

Depois de ver o museu e o mirante no Santuário da Nossa Senhora do Bom Socorro, volte alguns quilômetros bem na divisa de Nova Trento com São João Batista, lá está o endereço dos sabores e das sensações, este restaurante é em um sitio, preste atenção quando estiver na divisa das duas cidades, tem placas indicando onde é a entrada do Nona Lurdes.

A comida servida num fogão a lenha como buffet é uma atração a parte desse passeio, os pratos apresentados são todos genuinamente italianos, o meu amigo Cirineu é o proprietário e costuma elaborar formas de experiências que vão além dos sabores, você degusta vinhos, cachaças e chopp artesanal, tudo isso acompanhado de queijos coloniais, salaminhos italianos e casca de polenta antes de iniciar a refeição, são esses sabores que marcarão sua visita no Caminhos da Imigração Italiana.

Antes de seguir o roteiro a sugestão é descansar uns 30 minutos numa das redes e espreguiçadeiras que o ambiente do Nona Lurdes proporciona, outra atração são os animais que convivem com o lugar.

Estando na estrada novamente, siga a Nova Trento e vá até o bairro reduto da fé catarinense, da fé dos que tem a Santa Paulina como intercessora.

Foi em Vigolo que encontrei uma figura super simpática, o seu Acari, ele é proprietário do estacionamento e da Trento Cafeteria que está localizado bem em frente ao Santuário da Santa Paulina, conversei com ele sobre o ótimo ponto, privilegiado aos guias e operadores de turismo para o embarque e desembarque de passageiros, ele me contou que todos os dias no fim da tarde é servido um delicioso café com quitutes feitos na hora.

No retorno outra deliciosa sugestão é dar uma paradinha na Vinícola Girola e na fabrica de chocolate.

Na volta venha por Brusque que além de ser contra o fluxo do transito é a capital da moda e a sede da Havan, onde estão os melhores e mais variados preços

Se você que está lendo essa postagem é morador em Santa Catarina ou turista não perca a oportunidade de sentir essas experiências e emoções, a dica é para um dia chuvoso, agora a sugestão serve como opção para qualquer dia do ano, como já relatei com chuva ou com sol o Caminhos da Imigração Italiana é outra programação turística catarinense sensacional.

Venha conhecer.

Venha viver Santa Catarina.

Venha sentir essas emoções e sabores.

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 12/02/2018 às 17h49 | mvpagelkopf@gmail.com



Marcos Vinicios Pagelkopf

Assina a coluna Viagens & Turismo

Trabalho com turismo desde 1985, já fui agente de viagens, promotor de vendas de atrativos turísticos, professor de curso de recepção municipal e de guia de turismo da Univali, consultor, palestrante e idealizador de ações como a primeira comemoração do Dia Mundial do Turismo no Brasil.


















Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br