Jornal Página 3
Coluna
Sonia Tetto
Por Sonia Tetto

Social da Semana

xx

.ENTREVISTA.

CARLOS GAYOSO DE OLIVEIRA - DIRETOR DA MARINA DE ITAJAÍ

Carlos, na Dinamarca

Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí, relembra o início da instalação do complexo náutico e fala sobre a importância do equipamento turístico para o impulso à náutica brasileira.  Entrevista concedida à colunista social Sonia Tetto, do Página 3...

....

Você é natural de Joinville, cidade conectada a Curitiba e Balneário Camboriú, mas escolheu, junto com seu pai, Itajaí para a instalação de uma marina. Qual foi o motivo da escolha?  

Itajaí é um polo náutico brasileiro e que já concentrava grandes estaleiros nacionais e internacionais e mão de obra qualificada, para investir em uma marina. Graças a ações de órgãos públicos e à visão empreendedora do meu pai, Manuel Carlos Maia de Oliveira, escolhemos a localização estratégica na Foz do Rio Itajaí-Açu, próxima de belíssimas praias que compõe a região da Costa Verde e Mar, para a construção de um complexo náutico turístico. 

Onde buscaram inspiração para a construção do projeto náutico?  

Sou formado em engenharia civil e nossa família comanda uma série de empresas e negócios relacionados à construção civil, energia renovável, turismo, saneamento, eventos, localizadas especialmente em Santa Catarina, no qual faço parte do corpo diretivo. Para a construção da Marina Itajaí, além da expertise da empresa em projetos, nos inspiramos em conceitos internacionais, estudos, pesquisas e viagens feitas a importantes marinas do mundo de diversos países como: Itália, França, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Países Nórdicos e Uruguai. 

A Marina Itajaí transformou a paisagem, o meio ambiente e a economia de Itajaí. Você lembra como era o local antes da instalação da marina?  

O cenário da Baía Afonso Wippel, onde está instalada a marina, era uma área de Itajaí que estava assoreada, com lixo submerso, e altamente degradada. Após a dragagem do local e limpeza do rio, a baía passou a ter um calado de 4 metros de profundidade, píeres flutuantes que aos poucos começaram ter vida marinha e atrair peixes. A qualidade da água melhorou muito e a profundidade também, que permite atualmente a entrada de embarcações de grande porte, veleiros e até megaiates. 

A Marina Itajaí tem atraído público do exterior. Como isso ocorreu?   

A Marina Itajaí se tornou a principal porta de entrada e saída para navegadores estrangeiros, que se deslocam especialmente para países do extremo Sul da América do Sul, em busca de lazer e reparos para seus barcos. Desde 2015, já recebeu mais de 200 embarcações de outros países e é a única no Brasil que pode receber barcos de mais de 172 pés. Um diferencial em relação a outros complexos brasileiros, é que a marina possui o único equipamento do Sul do Brasil capaz de erguer embarcações com até 75 toneladas, além de possuir amplo pátio de manutenções capaz de comportar até 11 barcos de 85 pés de forma simultânea e centro de serviços com várias empresas que oferecem serviços terceirizados de limpeza, restauro, manutenções, entre outros. Essa abertura de portas para clientes estrangeiros é um de nossos grandes destaques e reflete em forte impulso ao desenvolvimento econômico da região. 

De fato, quem visita a Marina Itajaí não enxerga apenas uma área para parada de embarcações. Qual é sua visão sobre a questão da marina como local de entretenimento?  

A vista para a baía e para os barcos, os lounges na área externa e os restaurantes internacionais ali instalados tornam a Marina Itajaí um ambiente propício para reunir amigos e familiares a qualquer hora e dia. Apresentações, workshops, shows musicais e culturais são constantes, além é claro de feiras de barcos como o consagrado Salão Náutico Marina Itajaí que se tornou maior evento do gênero do Sul. A cultura náutica é isso. Para os navegadores, é poder chegar a um destino com segurança e aproveitar com qualidade a estrutura de lazer do entorno, descansar e se divertir. Mas para quem ainda não navega é possível também se integrar nesse estilo de vida, nesse ambiente familiar, desfrutar do que a marina oferece ou, simplesmente, relaxar com direito a vistas de tirar o fôlego.  

Além dos cinco anos de operação na cidade, a Marina Itajaí conquistou recentemente uma certificação internacional de qualidade ambiental. O que representa esse título? 

 A Marina Itajaí se tornou o primeiro centro náutico turístico de atracação de barcos do Brasil a receber a certificação internacional ISO 14.001/2015 relacionado ao sistema de gestão ambiental. Essa certificação é um reconhecimento à nossa postura e preocupação ecológica, tanto em relação à empresa como por seus colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade. É resultado de quase cinco anos de ações e investimentos constantes relacionados à sustentabilidade como: sistema de coleta de água da chuva; geração de energia limpa com a instalação de painéis solares; gerenciamento de resíduos; ponto de carregamento de carros elétricos, monitoramento da qualidade da água, e apoio a inúmeros eventos do gênero.

 

Carlos e sua noiva Julia Portela em Mônaco.

Carlos em França

Carlos e Julia na Italia

Carlos em Itajai no Sailing Tem

Carlos  em Uruguai 

xxx

MULHERES DO MUNDO

(Foto: Geneviéve Bernardoni) 

Ligiane Finardi Meyer apresenta sua exposição “Mulheres do Mundo”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher* – 8 de março. Ela que já viajou quase o mundo todo, ama fotografar e mostrará parte de seu acervo de 1º a 8 de março, no jardim da Casa da Santacosta, na praia Brava, em Itajaí, em visitação aberta ao público, naturalmente, com uso de máscara e respeitando o distanciamento. 


PIQUENIQUE DAS MENINAS

O grupo "Amigas e nada mais", em um piquenique em alto estilo aqui em BC, sempre para comemorar a vida e a amizade. Na foto em pé, Silvia Kleis, Lourdes Dória, Elizete Ferrari, Val Marques. (sentadas)Thais Klung, Naima  Agostini, Angela Guedes e Juraci Bona Cervo. 


ANIVERSARIANTE 1

Completando idade nova a querida amiga confrade Angela Guedes. Parabéns amada.


ANIVERSARIANTE 2

A bela Maria Sol Cuello comemorando idade nova. Parabéns querida.


ADEUS AO EMPRESÁRIO JÚLIO TEDESCO

Com muita tristeza lamento a partida de Julio Tedesco. Empresário de visão, pessoa do bem, vai deixar saudades. Nossos sinceros sentimentos à toda família. 


RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

(Foto Franchêscolli Gohlke_FCB)

Proporcionar trocas com artistas catarinenses ou residentes há pelo menos três anos em Santa Catarina, é o objetivo do Edital de Residência Artística aberto pela Fundação Cultural BADESC. Os artistas com produções nas artes visuais contemporâneas podem se inscrever gratuitamente até 22 de março de 2021. A residência, que será dividida em encontros virtuais e presenciais, terá entre os orientadores o Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Alexandre Romariz Sequeira, de Belém/PA e Professora Doutora em História pela USP e Doutora em Literatura, Rosângela Miranda Cherem, de Florianópolis/SC.                          

As propostas devem ser enviadas pelo formulário online disponível no link: http://bit.ly/ResidenciaFCB2021. Os nomes dos 10 artistas selecionados vão ser divulgados no site da Fundação até 05 de abril de 2021.


JORNALISTA BERNARDO GUEDES LANÇA SITE 

O jornalista e apresentador da TV Cultura do Vale de Montenegro Bernardo Guedes lançou seu novo site no Acqua Lokos Parque Hotel. A plataforma digital foi criada por Eduardo Decker e já está no ar no endereço eletrônico: www.bernardoguedes.com . O lançamento foi promovido pela Real Dreams produtora de eventos de Katiussa Cardoso, no parque Acqua Lokos seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus.  

(fotos Divulgação)

O colunista e apresentador Bernardo Guedes.

Jéssica e Bianca Peruzzo

Lucas Frohlich


CARROS ANTIGOS DE DIFERENTES ÉPOCAS

Uma amostra da história do automobilismo no Brasil e no mundo pode ser conferida no mall do Itajaí Shopping. Quatro carros antigos pertencentes a integrantes do Veteran Car Club do Brasil estão chamando a atenção dos apaixonados por veículos de diferentes épocas. A exposição é gratuita e aberta ao público. Os veículos estarão distribuídos na Praça de Entrada e na Praça Central do Itajaí Shopping. Os visitantes têm a oportunidade de conferir de pertinho uma Kombi corujinha 1974, motor 1500; um Mercedes Benz modelo 190, ano 1958; um Mercedes Benz, modelo 1700a, ano 1951; e um Chevrolet “carreteira” 1936.


NICOLAS CRUZ EMPRESTA A VOZ À THEO MOSES EM MAGIC CAMP

(Foto Benhur Photo Studio)

Nicolas Cruz empresta a voz para o Theo Moses (Nathaniel McIntyre), um menino de 12 anos que frequenta o acampamento enquanto enfrenta a morte de seu pai. Disponível na Disney+ Magic Camp e? um filme familiar americano dirigido por Mark Waters. O ator mirim, Nicolas Cruz, já participou de diversos grandes musicais, recentemente, atuou em 'Escola do Rock', onde teve um papel de destaque interpretando o guitarrista Zack. Nicolas também faz centenas de trabalhos na dublagem. E ainda este ano estreia como o protagonista em 'Pluft - O Filme', uma produção da Globo Filmes. 


GU FERREIRA NO ELENCO DA NOVA MONTAGEM DE 'A MEGERA DOMADA – O MUSICAL'

O ator e cantor Gu Ferreira começa 2021 integrando o elenco de dois musicais, além de dar vida a Jason Dean em ‘Heathers’, ele também integra o elenco da nova montagem de ‘A Megera Domada – O Musical’ com direção geral de Fernanda Chamma.


 

Escrito por Sonia Tetto, 25/02/2021 às 16h38 | soniatetto@hotmail.com



Sonia Tetto

Assina a coluna Sonia Tetto

Adora festas, vó coruja. Colunista há mais tempo em atividade em Balneário Camboriú. Professora de comportamento social (etiqueta).














Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: [email protected]

Página 3
Sonia Tetto
Por Sonia Tetto

Social da Semana

xx

.ENTREVISTA.

CARLOS GAYOSO DE OLIVEIRA - DIRETOR DA MARINA DE ITAJAÍ

Carlos, na Dinamarca

Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí, relembra o início da instalação do complexo náutico e fala sobre a importância do equipamento turístico para o impulso à náutica brasileira.  Entrevista concedida à colunista social Sonia Tetto, do Página 3...

....

Você é natural de Joinville, cidade conectada a Curitiba e Balneário Camboriú, mas escolheu, junto com seu pai, Itajaí para a instalação de uma marina. Qual foi o motivo da escolha?  

Itajaí é um polo náutico brasileiro e que já concentrava grandes estaleiros nacionais e internacionais e mão de obra qualificada, para investir em uma marina. Graças a ações de órgãos públicos e à visão empreendedora do meu pai, Manuel Carlos Maia de Oliveira, escolhemos a localização estratégica na Foz do Rio Itajaí-Açu, próxima de belíssimas praias que compõe a região da Costa Verde e Mar, para a construção de um complexo náutico turístico. 

Onde buscaram inspiração para a construção do projeto náutico?  

Sou formado em engenharia civil e nossa família comanda uma série de empresas e negócios relacionados à construção civil, energia renovável, turismo, saneamento, eventos, localizadas especialmente em Santa Catarina, no qual faço parte do corpo diretivo. Para a construção da Marina Itajaí, além da expertise da empresa em projetos, nos inspiramos em conceitos internacionais, estudos, pesquisas e viagens feitas a importantes marinas do mundo de diversos países como: Itália, França, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Países Nórdicos e Uruguai. 

A Marina Itajaí transformou a paisagem, o meio ambiente e a economia de Itajaí. Você lembra como era o local antes da instalação da marina?  

O cenário da Baía Afonso Wippel, onde está instalada a marina, era uma área de Itajaí que estava assoreada, com lixo submerso, e altamente degradada. Após a dragagem do local e limpeza do rio, a baía passou a ter um calado de 4 metros de profundidade, píeres flutuantes que aos poucos começaram ter vida marinha e atrair peixes. A qualidade da água melhorou muito e a profundidade também, que permite atualmente a entrada de embarcações de grande porte, veleiros e até megaiates. 

A Marina Itajaí tem atraído público do exterior. Como isso ocorreu?   

A Marina Itajaí se tornou a principal porta de entrada e saída para navegadores estrangeiros, que se deslocam especialmente para países do extremo Sul da América do Sul, em busca de lazer e reparos para seus barcos. Desde 2015, já recebeu mais de 200 embarcações de outros países e é a única no Brasil que pode receber barcos de mais de 172 pés. Um diferencial em relação a outros complexos brasileiros, é que a marina possui o único equipamento do Sul do Brasil capaz de erguer embarcações com até 75 toneladas, além de possuir amplo pátio de manutenções capaz de comportar até 11 barcos de 85 pés de forma simultânea e centro de serviços com várias empresas que oferecem serviços terceirizados de limpeza, restauro, manutenções, entre outros. Essa abertura de portas para clientes estrangeiros é um de nossos grandes destaques e reflete em forte impulso ao desenvolvimento econômico da região. 

De fato, quem visita a Marina Itajaí não enxerga apenas uma área para parada de embarcações. Qual é sua visão sobre a questão da marina como local de entretenimento?  

A vista para a baía e para os barcos, os lounges na área externa e os restaurantes internacionais ali instalados tornam a Marina Itajaí um ambiente propício para reunir amigos e familiares a qualquer hora e dia. Apresentações, workshops, shows musicais e culturais são constantes, além é claro de feiras de barcos como o consagrado Salão Náutico Marina Itajaí que se tornou maior evento do gênero do Sul. A cultura náutica é isso. Para os navegadores, é poder chegar a um destino com segurança e aproveitar com qualidade a estrutura de lazer do entorno, descansar e se divertir. Mas para quem ainda não navega é possível também se integrar nesse estilo de vida, nesse ambiente familiar, desfrutar do que a marina oferece ou, simplesmente, relaxar com direito a vistas de tirar o fôlego.  

Além dos cinco anos de operação na cidade, a Marina Itajaí conquistou recentemente uma certificação internacional de qualidade ambiental. O que representa esse título? 

 A Marina Itajaí se tornou o primeiro centro náutico turístico de atracação de barcos do Brasil a receber a certificação internacional ISO 14.001/2015 relacionado ao sistema de gestão ambiental. Essa certificação é um reconhecimento à nossa postura e preocupação ecológica, tanto em relação à empresa como por seus colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade. É resultado de quase cinco anos de ações e investimentos constantes relacionados à sustentabilidade como: sistema de coleta de água da chuva; geração de energia limpa com a instalação de painéis solares; gerenciamento de resíduos; ponto de carregamento de carros elétricos, monitoramento da qualidade da água, e apoio a inúmeros eventos do gênero.

 

Carlos e sua noiva Julia Portela em Mônaco.

Carlos em França

Carlos e Julia na Italia

Carlos em Itajai no Sailing Tem

Carlos  em Uruguai 

xxx

MULHERES DO MUNDO

(Foto: Geneviéve Bernardoni) 

Ligiane Finardi Meyer apresenta sua exposição “Mulheres do Mundo”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher* – 8 de março. Ela que já viajou quase o mundo todo, ama fotografar e mostrará parte de seu acervo de 1º a 8 de março, no jardim da Casa da Santacosta, na praia Brava, em Itajaí, em visitação aberta ao público, naturalmente, com uso de máscara e respeitando o distanciamento. 


PIQUENIQUE DAS MENINAS

O grupo "Amigas e nada mais", em um piquenique em alto estilo aqui em BC, sempre para comemorar a vida e a amizade. Na foto em pé, Silvia Kleis, Lourdes Dória, Elizete Ferrari, Val Marques. (sentadas)Thais Klung, Naima  Agostini, Angela Guedes e Juraci Bona Cervo. 


ANIVERSARIANTE 1

Completando idade nova a querida amiga confrade Angela Guedes. Parabéns amada.


ANIVERSARIANTE 2

A bela Maria Sol Cuello comemorando idade nova. Parabéns querida.


ADEUS AO EMPRESÁRIO JÚLIO TEDESCO

Com muita tristeza lamento a partida de Julio Tedesco. Empresário de visão, pessoa do bem, vai deixar saudades. Nossos sinceros sentimentos à toda família. 


RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

(Foto Franchêscolli Gohlke_FCB)

Proporcionar trocas com artistas catarinenses ou residentes há pelo menos três anos em Santa Catarina, é o objetivo do Edital de Residência Artística aberto pela Fundação Cultural BADESC. Os artistas com produções nas artes visuais contemporâneas podem se inscrever gratuitamente até 22 de março de 2021. A residência, que será dividida em encontros virtuais e presenciais, terá entre os orientadores o Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Alexandre Romariz Sequeira, de Belém/PA e Professora Doutora em História pela USP e Doutora em Literatura, Rosângela Miranda Cherem, de Florianópolis/SC.                          

As propostas devem ser enviadas pelo formulário online disponível no link: http://bit.ly/ResidenciaFCB2021. Os nomes dos 10 artistas selecionados vão ser divulgados no site da Fundação até 05 de abril de 2021.


JORNALISTA BERNARDO GUEDES LANÇA SITE 

O jornalista e apresentador da TV Cultura do Vale de Montenegro Bernardo Guedes lançou seu novo site no Acqua Lokos Parque Hotel. A plataforma digital foi criada por Eduardo Decker e já está no ar no endereço eletrônico: www.bernardoguedes.com . O lançamento foi promovido pela Real Dreams produtora de eventos de Katiussa Cardoso, no parque Acqua Lokos seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus.  

(fotos Divulgação)

O colunista e apresentador Bernardo Guedes.

Jéssica e Bianca Peruzzo

Lucas Frohlich


CARROS ANTIGOS DE DIFERENTES ÉPOCAS

Uma amostra da história do automobilismo no Brasil e no mundo pode ser conferida no mall do Itajaí Shopping. Quatro carros antigos pertencentes a integrantes do Veteran Car Club do Brasil estão chamando a atenção dos apaixonados por veículos de diferentes épocas. A exposição é gratuita e aberta ao público. Os veículos estarão distribuídos na Praça de Entrada e na Praça Central do Itajaí Shopping. Os visitantes têm a oportunidade de conferir de pertinho uma Kombi corujinha 1974, motor 1500; um Mercedes Benz modelo 190, ano 1958; um Mercedes Benz, modelo 1700a, ano 1951; e um Chevrolet “carreteira” 1936.


NICOLAS CRUZ EMPRESTA A VOZ À THEO MOSES EM MAGIC CAMP

(Foto Benhur Photo Studio)

Nicolas Cruz empresta a voz para o Theo Moses (Nathaniel McIntyre), um menino de 12 anos que frequenta o acampamento enquanto enfrenta a morte de seu pai. Disponível na Disney+ Magic Camp e? um filme familiar americano dirigido por Mark Waters. O ator mirim, Nicolas Cruz, já participou de diversos grandes musicais, recentemente, atuou em 'Escola do Rock', onde teve um papel de destaque interpretando o guitarrista Zack. Nicolas também faz centenas de trabalhos na dublagem. E ainda este ano estreia como o protagonista em 'Pluft - O Filme', uma produção da Globo Filmes. 


GU FERREIRA NO ELENCO DA NOVA MONTAGEM DE 'A MEGERA DOMADA – O MUSICAL'

O ator e cantor Gu Ferreira começa 2021 integrando o elenco de dois musicais, além de dar vida a Jason Dean em ‘Heathers’, ele também integra o elenco da nova montagem de ‘A Megera Domada – O Musical’ com direção geral de Fernanda Chamma.


 

Escrito por Sonia Tetto, 25/02/2021 às 16h38 | soniatetto@hotmail.com



Sonia Tetto

Assina a coluna Sonia Tetto

Adora festas, vó coruja. Colunista há mais tempo em atividade em Balneário Camboriú. Professora de comportamento social (etiqueta).