Há dois meses, o Google Maps passou a oferecer a todos os brasileiros a opção de traçar rotas especialmente para bicicletas e, desta forma, levar em consideração, por exemplo, a duração estimada da pedalada e a inclinação do terreno, na hora de sair de casa sobre duas rodas.
Porém, todos os dias, novas ciclovias são criadas, alteradas e ampliadas, ficando o mapa desatualizado.
O que muitas pessoas desconhecem é que os próprios usuários podem resolver esses problemas! Um jeito fácil de propor edições e adições ao mapa é por meio do botão “reportar um problema”, que aparece junto a qualquer rota criada no Maps. Outro jeito é usando o Google Map Maker, a ferramenta do Google que permite desenhar elementos diretamente no mapa.
Para dar uma mãozinha aos ciclistas, foi apresentado segunda-feira (31) em São Paulo o Google Map Maker, que é mais uma ferramenta da Google que permite organizar informações geográficas colaborativamente para torná-las acessíveis e úteis com funcionalidades específicas para bicicleta.
O evento foi aberto para cicloativistas e para a imprensa, que além de conhecer detalhes sobre a atuação estratégica do Google participaram de um workshop para operar a ferramenta.
O mapeamento colaborativo já é bastante conhecido dos motoristas que utilizam outro aplicativo chamado Waze. Como esta mapeamento é realizado por usuários, eles está em constante atualização, melhorando assim, diariamente a quantidade e qualidade de informações nas vias mapeadas.
Foto: Carol Mendonça/Google