Jornal Página 3
Coluna
Marisa Fernandes
Por Marisa Zanoni Fernandes

APRENDI COM O TEMPO E A VIDA COMEMORAR

 

Aprendi desde cedo a comemorar. Das lembranças da infância, os dias de sol eram os preferidos e, por isso, particularmente comemorados, pois possibilitavam estar nas quadras, nos campinhos improvisados, na rua jogando (futebol, vôlei, handebol), pulando, rindo, correndo, levando bronca por ficar tempo demais a brincar. No entanto, os dias de chuva, lembro que serviam para um nostálgico recolhimento e para os enredos simbólicos: cuidar de um bebê, cozinhar – coisas que para alguns parecem banais, mas hoje as vejo como fundantes da minha relação com a casa e com os pequenos.

Foi nos espaços de uma família numerosa que eu comemorava quando vinha um elogio (porque as críticas eram frequentes), um embalo no colo da mãe (porque colo também era disputado), um passo de dança do pai (porque isso não era comum) ou um brinquedo ganhado (porque isso era raro).

Da infância a vida adulta – que logicamente precisou ser instituída de forma rápida - comemorei o casamento e a maternidade quando a maioria achava cedo demais. Comemorei ser professora de pequenos – quando era para alguns algo muito simples (vivemos ainda uma realidade que quanto menor a idade menor é o valor do professor). Comemorei a minha filiação e entrada no movimento político partidário de esquerda... enfim, aprendi que cada momento precisa ser vivido, aproveitado e valorizado.

Neste meio século de vida aprendi, sobretudo, com aqueles que me cercam a viver, fazer escolhas e as assumir plenamente. Amar, sorrir, dançar, chorar, ser feliz. Por que? Porque como lembra Clarice Lispector, as pessoas mais felizes não têm as melhores coisas, elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

Portanto, o tempo, a vida e as experiências nos dão a possibilidade de olhar a trajetória de um modo mais leve e nem por isso menos crítico, mais grato do que nostálgico, mais amoroso e mais humano. Gratidão pela vida e por todos que me fazem a cada dia e a cada nova idade, ser mais GENTE!

Escrito por Marisa Zanoni Fernandes, 04/07/2018 às 21h48 | marisazf@hotmail.com



Marisa Zanoni Fernandes

Assina a coluna Marisa Fernandes

Ex-vereadora em Balneário Camboriú, é doutora em educação e professora universitária.


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade

Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br