Jornal Página 3
Coluna
Drone
Por Hélvion Ribeiro

A morte do jovem médico

Real e atual.

Trágico e cruel.

Impressionante e irônico.

Li Wenliang, 34 anos pai de uma menina de 5 anos , deixou sua esposa grávida e morreu no início de fevereiro de 2020, 37 depois que fez o primeiro alerta da presença do que seria o coronavirus, no seu grupo de médicos na rede social.

Médico oftalmologista , preparado e atento soube de 7 paciente internados no Hospital Central de Wuhan, - onde trabalhava - com sintomas que associou a uma epidemia anterior grave e comunicou a seu grupo de colegas na internet , e entre eles sugerindo medidas prevetivas , isto em 30/12/2019.

4 dias depois a Polícia convocou Li , e o advertiu severamente , porque estava espalhando boatos falsos na internet e o obrigou a assinar um documento no qual denunciava o aviso como boato infundado e ilegal.

Parece que alguns dias após , Li que era oftalmologista atendeu uma pessoa com glaucoma, mas que estava infectada e não sabia.

Poucos dias após Li comecou a tossir , fez todos os testes para corona virus e deram negativo, mas mudou-se para um Hotel, para não infectar familiares. Ainda assim seus pais foram infectados, mas superaram. No dia 12 de janeiro já também com febre foi internado. No dia 30/1/2020 , Li escreveu :

- A poeira baixou... , finalmente fui diagnosticado " com o coronavirus.

Nos dias 6 e 7 de fevereiro foi declarado morto , 2 vezes !

Nesta altura o caso todo já havia viralisado , com mais de 270 milhões de visualizações sobre o acontecido.

O Tribunal Polupar da China reconheceu que a Policia falhou.

Li, tocou na questão da liberdade de expressão e criticou a centralidade de informação, comentando também como teria sido se providencias tivessem sido tomadas antes do surto evoluir.

Sentinela avançada no combate às doenças, Li era parte destes guerreiros - médicos, enfermeiros e outros - que lutam e e se submetem de forma PERMANENTE , ao risco de infecções nos hospitais.

Li não foi o primeiro que pagou com a vida a coragem , a solidariedade a dignidade e o altruísmo de viver para minimizar os males que atingem o ser humano.

O que teria pensado nestes 30 dias em sua VIA CRUCIS quando internado até a morte !?

Nossa mente impacta mais com os dramas individuais do que com os coletivos , como nesta doença que ja vitimou mais de 3.000 pessoas.

Pouco, para um país com 50.000 assassinatos e outro tanto de mortes no trânsito.

Mas no caso de Li, não ha como não se render à saga da vida a da morte.

Olhem na imagem de Li no hospital , o que querem dizer estes olhos ?

Foi herói.

Li Wenliang, merece pelo menos um PRÊMIO NOBEL , em Medicina , não merece!?

Escrito por Hélvion Ribeiro, 03/03/2020 às 11h31 | helvionr@yahoo.com.br

Cinema é uma coisa fascinante e democrática

O filme que o SCORSESE, ou a ANGELINA JOLIE vêem, é o mesmo que qualquer um de nós vê, se quiser.

Claro que cada um com sua cabeça, e eles são gênios.

Falo em 5 filmes, dos indicados para o OSCAR 2020.


Joaquin Phoenix é Coringa (Foto Divulgação)

1 - CORINGA - polêmico - incita a violência, achei desequilibrado e que a direção não sabia como terminar. É cruel. Tem um ator de primeira grandeza no papel título e um figurino esplêndido.

2 - 1917 - Grande filme de guerra com um grande talento como protagonista numa nobre e difícil missão - muito sofrida de um lado - e do outro lado o inimigo... desconhecido e sem história. A filmagem é espetacular. Muita violência.

3 - O IRLANDÊS - aqui o excepcional protagonista mau, executa os inimigos e ex-amigos. Bandido, mas irresistível... Mais violência... mas vai levar o OSCAR de melhor filme e ator.

Interessante 3 filmes violentos e baseados em 1 artista.

4 - PARASITAS - ja foi premiado, é muito complexo, ou enrolado - falam em luta de classes...- é fraco e tem muita violência. Não levará nada. Não vale a pena ver.

5 - HISTÓRIA DE UM CASAMENTO, é um filme sobre família americana - é um excelente filme com duas grandes artistas - excelente diálogo - mas não chega a ser espetacular. Leva melhor atriz e tb coadjuvante.

Fico por aqui, na verdade ouso falar que foi o ano dos filmes mais fracos indicados, com violência demais, mas que mostram uma evolução técnica e de entrega superior dos artistas principais.

Dos que você já viu, o que você achou !?

Escrito por Hélvion Ribeiro, 07/02/2020 às 12h14 | helvionr@yahoo.com.br

Aeroporto de Floripa, o melhor do Brasil

Foto Fab Diniz

Um de meus filhos, viaja bastante ( é médico ) falou:

- Pai, o terminal do Aeroporto de Florianópolis, não  é o maior, mas é o melhor do Brasil.

Fiquei cético e curioso.

Hoje estive lá.

Já funciona um novo acesso asfaltado e bem sinalizado de 8 a 9 km a esquerda, antes do Campo do Avaí . Um grande estacionamento na chegada das edificações, que são do tipo shopping.

Pé direito muito alto, muito blindex, aço escovado e piso de granito. Áreas muito abertas e arejadas.

(Foto Hélvion Ribeiro)

O terminal é operado pela empresa que ganhou a concessão na licitação, e construiu tudo do zero. É a mesma que opera o Aeroporto de Zurich, na Suíça.

O padrão é de primeiro mundo .

Na chegada, um grande espaço comercial com lojas, restaurantes, lanchonetes e um excelente supermercado, com preços normais de qualquer supermercado de centro de cidade com boa área de alimentação também.

O terminal mesmo tem 2 pisos sendo o superior para embarque. É um gigantesco saguão sem colunas, maior do que um campo de futebol oficial, com uma parede inclinada lembrando um navio .

Na parte inferior puxa para o casco do navio.

Há muitos boxes de atendimento e as pessoas ficam pequininhas nos seus 120 metros de comprimento.

Uma coisa muito boa e interessante é que os preços das lanchonetes e restaurantes aí, estão expostos - desde o cafezinho - pratos de restaurante e valor do estacionamento. Um grande avanço. Acabou aquela exploração.

Existem 13 ou 14 gates, para acesso aos aviões.

Sabe-se que o terminal foi projetado para 8 milhões de passageiros , hoje deve estar em 3,5 milhões por ano .

Uma coisa muito positiva e que o atendimento geral, em tudo, melhorou muito. Acho que as pessoas foram bem treinadas . Mudou o conceito de atendimento .

Também dá para subir nas escadas rolantes com o carrinho de bagagem. Existe também elevadores com vidro .

Vale a pena sair de qualquer cidade de Santa Catarina para ir lá, somente para conhecer, e foi feito mesmo para ser um grande centro de convivência.

Fiquei muito surpreso, imaginando que os suíços - que não são bobos - resolveram investir NO BRASIL - especificamentente em Florianópolis porque sabem do gigantesco potencial da cidade, da Região e do Estado de SC.

Se eles acreditam e estão INVESTINDO no Brasil, ótimo para nós!

Quando atravessei a rua para pegar meu carro no estacionamento , vi um Ponto de Ônibus do Transporte Público . Tinha um ÔNIBUS DO SIM da Prefeitura de Florianópolis no ponto , mas PENA que no Ponto de Ônibus não tinha um QUADRO de HORÁRIO dos ônibus ...!

Tomara que outros aeroportos sejam licitados, principalmente os de Navegantes e Chapecó.

Tudo isto, é muito bom, e precisa ser acompanhado de muita segurança e mais vôos nacionais e internacionais .

Eles não quiseram trazer nada do antigo terminal.

Mais 2 pistas foram construídas.

Dá gosto de ver!

Tudo é muito bem sinalizado.

Padrão suíço.

Escrito por Hélvion Ribeiro, 30/01/2020 às 19h32 | helvionr@yahoo.com.br

Veio para colorir sonhos

A artista e cantora Ana Paula Becker, de Balneário Camboriú apresentou sexta-feira, no Teatro Bruno Nitz, lotado, um show emocionante! Mais de 60 pessoas trabalharam na recepção, filmagem, coralistas e como músicos profissionais . Uma estrutura tipo mega-produção, esmerada. As pessoas só levantaram no final , para aplaudir...de pé!

Ana Paula também compõe, tem tradição musical, sua avó era concertista em Porto Alegre.

Ana Paula tem uma bela voz, é segura, inteligente, expôs bem suas idéias e ideais e possui uma bela figura, com expressiva linguagem corporal. Também fala bem com as mãos. .

Ana Paula, estrela do show, altruísta, foi pelo caminho de centralizar o espetáculo não em si, mas na mensagem e na missão que ela abraçou como caminho no campo espiritual religioso.

Ela tem personalidade no palco e segura bem a platéia. Tem uma grande base familiar. É psicóloga, com mestrado e parece que também doutorado na UFSC .

Ana Paula veio para semear, voar alto e colorir sonhos .

Bonito!

Escrito por Hélvion Ribeiro, 12/08/2019 às 17h04 | helvionr@yahoo.com.br

DECK DE MADEIRA

Passando pela Avenida Atlântica hoje (27), vi uma mulher sapateando na calçada, do mesmo jeito que os jovens faziam naqueles joguinhos na tevê.

Estavam desmontando um deck de madeira apodrecido, e ela tentava desesperada matar algumas das muitas baratas, que fugiam.

Na verdade estes decks de madeira são criadouros por excelência de ratos e baratas, além de depósito de ‘guimbas’ de cigarro e muito lixo, sem possibilidade de limpeza.

Já existem em grande quantidade, talvez, milhares.

Entraram na moda aqui em Balneário Camboriú há alguns anos, para limitar a área da calçada que restaurantes e bares podem usar.

Penso que a Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú poderia fazer um estudo para ver se não tem aí um prejuízo para a saúde pública.

Em tempo: perguntei para a mulher do sapateado, se iam colocar o deck de novo e ela falou :

"De jeito nenhum". 

Escrito por Hélvion Ribeiro, 28/05/2019 às 11h14 | helvionr@yahoo.com.br

O DESPERDÍCIO

Veja... você ABRE um restaurante para servir 40 pessoas por dia, você coloca as mesas, as cadeiras, a louça, os mantimentos, a cozinha, os garçons, a luz, a água, a limpeza, as obrigações trabalhistas, os impostos, as férias, o 13 °, os feriados, as possíveis faltas e tudo o mais... SUFICIENTE para 40 ( QUARENTA ) pessoas.

Se vem sempre, somente, 4 ou 5 pessoas, você QUEBRA em 6 meses.

Nas UNIVERSIDADES FEDERAIS, nos INSTITUTOS FEDERAIS, e ESTADUAIS, em MUITOS CURSOS, em salas - com tudo projetado - para 40 ( QUARENTA ) ALUNOS, tem muitas turmas só com 4 ( quatro ) ou 5 ( cinco ) alunos.

MAS, sempre, ANO INTEIRO, é mantido o Corpo Docente, Funcionários, Laboratórios, Professores e tudo o mais...para 40 ( quarenta ) ALUNOS.

Aí não há BRASIL, nem BOM SENSO, que aguente.

Vai pelo ralo.

A CULPA é da evasão, do não preenchimento das vagas DESDE o primeiro semestre, do mau planejamento, do negligência, da irresponsabilidade, do desinteresse e do "não tô nem aí " para o DESPERDÍCIO, " desde que o meu venha no fim do mês, até o fim da minha vida ".

Somos NÓS, que pagamos este
D E S P E R D Í C I O, né não !? 

Escrito por Hélvion Ribeiro, 24/05/2019 às 12h39 | helvionr@yahoo.com.br



1 2 3 4 5

Hélvion Ribeiro

Assina a coluna Drone

Hélvion A. Ribeiro, 69. Atuou como Dentista em Lages, Urubici, Fpolis, RJ, Camboriú, Itajaí, Blumenau e BC. Seu trabalho mais importante é contribuir como voluntário, especialmente pela Universidade Gratuita. Pai de 3 médicos, tem 5 netos, faz academia rural no sítio em B. Camboriú onde tem a felicidade de viver há 20 anos.














Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: [email protected]

Página 3
Drone
Por Hélvion Ribeiro

A morte do jovem médico

Real e atual.

Trágico e cruel.

Impressionante e irônico.

Li Wenliang, 34 anos pai de uma menina de 5 anos , deixou sua esposa grávida e morreu no início de fevereiro de 2020, 37 depois que fez o primeiro alerta da presença do que seria o coronavirus, no seu grupo de médicos na rede social.

Médico oftalmologista , preparado e atento soube de 7 paciente internados no Hospital Central de Wuhan, - onde trabalhava - com sintomas que associou a uma epidemia anterior grave e comunicou a seu grupo de colegas na internet , e entre eles sugerindo medidas prevetivas , isto em 30/12/2019.

4 dias depois a Polícia convocou Li , e o advertiu severamente , porque estava espalhando boatos falsos na internet e o obrigou a assinar um documento no qual denunciava o aviso como boato infundado e ilegal.

Parece que alguns dias após , Li que era oftalmologista atendeu uma pessoa com glaucoma, mas que estava infectada e não sabia.

Poucos dias após Li comecou a tossir , fez todos os testes para corona virus e deram negativo, mas mudou-se para um Hotel, para não infectar familiares. Ainda assim seus pais foram infectados, mas superaram. No dia 12 de janeiro já também com febre foi internado. No dia 30/1/2020 , Li escreveu :

- A poeira baixou... , finalmente fui diagnosticado " com o coronavirus.

Nos dias 6 e 7 de fevereiro foi declarado morto , 2 vezes !

Nesta altura o caso todo já havia viralisado , com mais de 270 milhões de visualizações sobre o acontecido.

O Tribunal Polupar da China reconheceu que a Policia falhou.

Li, tocou na questão da liberdade de expressão e criticou a centralidade de informação, comentando também como teria sido se providencias tivessem sido tomadas antes do surto evoluir.

Sentinela avançada no combate às doenças, Li era parte destes guerreiros - médicos, enfermeiros e outros - que lutam e e se submetem de forma PERMANENTE , ao risco de infecções nos hospitais.

Li não foi o primeiro que pagou com a vida a coragem , a solidariedade a dignidade e o altruísmo de viver para minimizar os males que atingem o ser humano.

O que teria pensado nestes 30 dias em sua VIA CRUCIS quando internado até a morte !?

Nossa mente impacta mais com os dramas individuais do que com os coletivos , como nesta doença que ja vitimou mais de 3.000 pessoas.

Pouco, para um país com 50.000 assassinatos e outro tanto de mortes no trânsito.

Mas no caso de Li, não ha como não se render à saga da vida a da morte.

Olhem na imagem de Li no hospital , o que querem dizer estes olhos ?

Foi herói.

Li Wenliang, merece pelo menos um PRÊMIO NOBEL , em Medicina , não merece!?

Escrito por Hélvion Ribeiro, 03/03/2020 às 11h31 | helvionr@yahoo.com.br

Cinema é uma coisa fascinante e democrática

O filme que o SCORSESE, ou a ANGELINA JOLIE vêem, é o mesmo que qualquer um de nós vê, se quiser.

Claro que cada um com sua cabeça, e eles são gênios.

Falo em 5 filmes, dos indicados para o OSCAR 2020.


Joaquin Phoenix é Coringa (Foto Divulgação)

1 - CORINGA - polêmico - incita a violência, achei desequilibrado e que a direção não sabia como terminar. É cruel. Tem um ator de primeira grandeza no papel título e um figurino esplêndido.

2 - 1917 - Grande filme de guerra com um grande talento como protagonista numa nobre e difícil missão - muito sofrida de um lado - e do outro lado o inimigo... desconhecido e sem história. A filmagem é espetacular. Muita violência.

3 - O IRLANDÊS - aqui o excepcional protagonista mau, executa os inimigos e ex-amigos. Bandido, mas irresistível... Mais violência... mas vai levar o OSCAR de melhor filme e ator.

Interessante 3 filmes violentos e baseados em 1 artista.

4 - PARASITAS - ja foi premiado, é muito complexo, ou enrolado - falam em luta de classes...- é fraco e tem muita violência. Não levará nada. Não vale a pena ver.

5 - HISTÓRIA DE UM CASAMENTO, é um filme sobre família americana - é um excelente filme com duas grandes artistas - excelente diálogo - mas não chega a ser espetacular. Leva melhor atriz e tb coadjuvante.

Fico por aqui, na verdade ouso falar que foi o ano dos filmes mais fracos indicados, com violência demais, mas que mostram uma evolução técnica e de entrega superior dos artistas principais.

Dos que você já viu, o que você achou !?

Escrito por Hélvion Ribeiro, 07/02/2020 às 12h14 | helvionr@yahoo.com.br

Aeroporto de Floripa, o melhor do Brasil

Foto Fab Diniz

Um de meus filhos, viaja bastante ( é médico ) falou:

- Pai, o terminal do Aeroporto de Florianópolis, não  é o maior, mas é o melhor do Brasil.

Fiquei cético e curioso.

Hoje estive lá.

Já funciona um novo acesso asfaltado e bem sinalizado de 8 a 9 km a esquerda, antes do Campo do Avaí . Um grande estacionamento na chegada das edificações, que são do tipo shopping.

Pé direito muito alto, muito blindex, aço escovado e piso de granito. Áreas muito abertas e arejadas.

(Foto Hélvion Ribeiro)

O terminal é operado pela empresa que ganhou a concessão na licitação, e construiu tudo do zero. É a mesma que opera o Aeroporto de Zurich, na Suíça.

O padrão é de primeiro mundo .

Na chegada, um grande espaço comercial com lojas, restaurantes, lanchonetes e um excelente supermercado, com preços normais de qualquer supermercado de centro de cidade com boa área de alimentação também.

O terminal mesmo tem 2 pisos sendo o superior para embarque. É um gigantesco saguão sem colunas, maior do que um campo de futebol oficial, com uma parede inclinada lembrando um navio .

Na parte inferior puxa para o casco do navio.

Há muitos boxes de atendimento e as pessoas ficam pequininhas nos seus 120 metros de comprimento.

Uma coisa muito boa e interessante é que os preços das lanchonetes e restaurantes aí, estão expostos - desde o cafezinho - pratos de restaurante e valor do estacionamento. Um grande avanço. Acabou aquela exploração.

Existem 13 ou 14 gates, para acesso aos aviões.

Sabe-se que o terminal foi projetado para 8 milhões de passageiros , hoje deve estar em 3,5 milhões por ano .

Uma coisa muito positiva e que o atendimento geral, em tudo, melhorou muito. Acho que as pessoas foram bem treinadas . Mudou o conceito de atendimento .

Também dá para subir nas escadas rolantes com o carrinho de bagagem. Existe também elevadores com vidro .

Vale a pena sair de qualquer cidade de Santa Catarina para ir lá, somente para conhecer, e foi feito mesmo para ser um grande centro de convivência.

Fiquei muito surpreso, imaginando que os suíços - que não são bobos - resolveram investir NO BRASIL - especificamentente em Florianópolis porque sabem do gigantesco potencial da cidade, da Região e do Estado de SC.

Se eles acreditam e estão INVESTINDO no Brasil, ótimo para nós!

Quando atravessei a rua para pegar meu carro no estacionamento , vi um Ponto de Ônibus do Transporte Público . Tinha um ÔNIBUS DO SIM da Prefeitura de Florianópolis no ponto , mas PENA que no Ponto de Ônibus não tinha um QUADRO de HORÁRIO dos ônibus ...!

Tomara que outros aeroportos sejam licitados, principalmente os de Navegantes e Chapecó.

Tudo isto, é muito bom, e precisa ser acompanhado de muita segurança e mais vôos nacionais e internacionais .

Eles não quiseram trazer nada do antigo terminal.

Mais 2 pistas foram construídas.

Dá gosto de ver!

Tudo é muito bem sinalizado.

Padrão suíço.

Escrito por Hélvion Ribeiro, 30/01/2020 às 19h32 | helvionr@yahoo.com.br

Veio para colorir sonhos

A artista e cantora Ana Paula Becker, de Balneário Camboriú apresentou sexta-feira, no Teatro Bruno Nitz, lotado, um show emocionante! Mais de 60 pessoas trabalharam na recepção, filmagem, coralistas e como músicos profissionais . Uma estrutura tipo mega-produção, esmerada. As pessoas só levantaram no final , para aplaudir...de pé!

Ana Paula também compõe, tem tradição musical, sua avó era concertista em Porto Alegre.

Ana Paula tem uma bela voz, é segura, inteligente, expôs bem suas idéias e ideais e possui uma bela figura, com expressiva linguagem corporal. Também fala bem com as mãos. .

Ana Paula, estrela do show, altruísta, foi pelo caminho de centralizar o espetáculo não em si, mas na mensagem e na missão que ela abraçou como caminho no campo espiritual religioso.

Ela tem personalidade no palco e segura bem a platéia. Tem uma grande base familiar. É psicóloga, com mestrado e parece que também doutorado na UFSC .

Ana Paula veio para semear, voar alto e colorir sonhos .

Bonito!

Escrito por Hélvion Ribeiro, 12/08/2019 às 17h04 | helvionr@yahoo.com.br

DECK DE MADEIRA

Passando pela Avenida Atlântica hoje (27), vi uma mulher sapateando na calçada, do mesmo jeito que os jovens faziam naqueles joguinhos na tevê.

Estavam desmontando um deck de madeira apodrecido, e ela tentava desesperada matar algumas das muitas baratas, que fugiam.

Na verdade estes decks de madeira são criadouros por excelência de ratos e baratas, além de depósito de ‘guimbas’ de cigarro e muito lixo, sem possibilidade de limpeza.

Já existem em grande quantidade, talvez, milhares.

Entraram na moda aqui em Balneário Camboriú há alguns anos, para limitar a área da calçada que restaurantes e bares podem usar.

Penso que a Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú poderia fazer um estudo para ver se não tem aí um prejuízo para a saúde pública.

Em tempo: perguntei para a mulher do sapateado, se iam colocar o deck de novo e ela falou :

"De jeito nenhum". 

Escrito por Hélvion Ribeiro, 28/05/2019 às 11h14 | helvionr@yahoo.com.br

O DESPERDÍCIO

Veja... você ABRE um restaurante para servir 40 pessoas por dia, você coloca as mesas, as cadeiras, a louça, os mantimentos, a cozinha, os garçons, a luz, a água, a limpeza, as obrigações trabalhistas, os impostos, as férias, o 13 °, os feriados, as possíveis faltas e tudo o mais... SUFICIENTE para 40 ( QUARENTA ) pessoas.

Se vem sempre, somente, 4 ou 5 pessoas, você QUEBRA em 6 meses.

Nas UNIVERSIDADES FEDERAIS, nos INSTITUTOS FEDERAIS, e ESTADUAIS, em MUITOS CURSOS, em salas - com tudo projetado - para 40 ( QUARENTA ) ALUNOS, tem muitas turmas só com 4 ( quatro ) ou 5 ( cinco ) alunos.

MAS, sempre, ANO INTEIRO, é mantido o Corpo Docente, Funcionários, Laboratórios, Professores e tudo o mais...para 40 ( quarenta ) ALUNOS.

Aí não há BRASIL, nem BOM SENSO, que aguente.

Vai pelo ralo.

A CULPA é da evasão, do não preenchimento das vagas DESDE o primeiro semestre, do mau planejamento, do negligência, da irresponsabilidade, do desinteresse e do "não tô nem aí " para o DESPERDÍCIO, " desde que o meu venha no fim do mês, até o fim da minha vida ".

Somos NÓS, que pagamos este
D E S P E R D Í C I O, né não !? 

Escrito por Hélvion Ribeiro, 24/05/2019 às 12h39 | helvionr@yahoo.com.br



1 2 3 4 5

Hélvion Ribeiro

Assina a coluna Drone

Hélvion A. Ribeiro, 69. Atuou como Dentista em Lages, Urubici, Fpolis, RJ, Camboriú, Itajaí, Blumenau e BC. Seu trabalho mais importante é contribuir como voluntário, especialmente pela Universidade Gratuita. Pai de 3 médicos, tem 5 netos, faz academia rural no sítio em B. Camboriú onde tem a felicidade de viver há 20 anos.