Jornal Página 3
Coluna
Frente & Verso
Por Daniele Sisnandes

JP3 27: um viva a todas as fases!

Estou nos meus últimos dias de férias, mas hoje o Página 3 completa 27 anos de história e também queria registrar minhas lembranças.

É normal em datas comemorativas a gente pensar no que passou, na trajetória até chegar ali e geralmente lembramos mais do que passou há mais tempo. Mas como estou na casa há 11 anos posso falar dessa parte mais recente da história, que também é uma história e tanto.

Entrei pra equipe na última semana de julho de 2007, porém o Página 3 entrou na minha vida no começo dos anos 2000, quando eu ainda era uma adolescente idealista.

Naquela época o punk rock me apresentou o Pablo, um amigo querido que já não está mais entre nós, e que entregava o jornal. Ele me conhecia e achava que eu ia gostar do Página 3 e assim passou a atirar edições fresquinhas na sacada do apartamento em que eu morava, na Rua 700. Foi assim que eu me lembro de conhecer aquele jornalão standart e invocado. Depois conheci a Carol e foi ela que abriu as portas pra mim no Página, alguns anos depois, em 2007, quando eu já cursava jornalismo.

Desde então MUITA coisa mudou, mas vejo tudo com amor. Os padrões de leitura mudaram e mudamos com ele. Também amava ver o papel chegando aos sábados com todo aquele trabalho estampado, mas gosto de pensar no digital com muito entusiasmo.

Em 2017 o Página 3 criou um novo padrão de publicações, eram mensais e com um cara toda diferente, coisa linda de se fazer e ver. Em 2018 veio a decisão de suspender a impressão. O jogo virou e o portal de notícias se tornou de verdade a prioridade número 1.

As métricas contam muito sobre o gosto do leitor, o que o atrai, por quanto tempo, conseguimos entender melhor quem está do outro lado.

Nunca fomos tão lidos ou tivemos tanto alcance. Nunca publicamos tanto online também. É frenético e constante, a notícia não precisa mais esperar.

Imprimimos nossas características no digital e temos um portal que atende muitos públicos. Que cobre de forma única e carinhosa o esporte local, a política, a cidade, a cultura. A gente sabe tragédia e fama atraem, mas produzimos pouco, também um reflexo de quem somos por trás da tela.

Na verdade, uma publicação reflete muito quem a produz. O Página 3 online tem o ideal do impresso, mas com muito mais possibilidades, é um veículo que tem a cara de Balneário Camboriú. Tem mais alcance, mais espaço para escrever, mais vozes, ele é feito por muitos…

Por isso fica aqui minha gratidão, respeito e meus parabéns a todos, de todas as épocas, que colaboraram, enviaram fax, cartas, whats de madrugada, aos apoiadores comerciais pelo reconhecimento e confiança, aos colunistas do online que dispõem de seu tempo para mostrar seu olhar para o mundo através dessa empresa, aos profissionais maravilhosos que passaram por essa redação, aos idealizadores que mantêm o sonho vivo.

E um muito obrigada especial ao leitores, tudo isso só faz sentido por causa de vocês. Vida longa!

Escrito por Daniele Sisnandes, 26/07/2018 às 15h57 | danikahc@gmail.com

O Saboroso vem aí

Foto: Luciano Dias

Chega essa época do ano e a expectativa fica a mil para o início do festival gastronômico Balneário Saboroso, que acontece entre os dias 5 e 29 de julho, em Balneário Camboriú. É sempre aquela dúvida deliciosa de percorrer o cardápio dos mais de 30 restaurantes participantes em busca dos que mais instiga nossos sentidos.

E foi justamente pensando nos sentidos que o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau formatou o vídeo da campanha deste ano. E ficou lindo!

Tem bom gosto, mostra que a escolha de ir a um restaurante vai muito além de uma necessidade básica, é uma decisão que contempla desejos e a felicidade de estar em uma cidade como Balneário Camboriú.

A Adriana Both de Pin, executiva do Convention, contou que o conceito buscou um lado mais contemporâneo e de humanização no vídeo.

O filme mostra uma mulher que chega em casa e tem os sentidos aguçados. Ela sai sozinha, passeia pela cidade e vivencia os principais pontos, antes de ter a experiência no restaurante. É exatamente o que Balneário é, um lugar livre para tornar desejos em realidade.

Vai muito além dos menus, mas eles continuam sendo os protagonistas deste evento que inspira tantos destinos e atrai tantos visitantes nesta época. A Adriana lembra que o Saboroso já é uma referência e por isso o festival precisa trazer sempre novos conceitos. E muito disso se vê na qualidade e evolução dos menus oferecidos pelo festival.

O Convention trouxe essa proposta de valorizar os ingredientes regionais o que parece que inspirou os chefs. Os menus estão super contemporâneos e mesmo os mais tradicionais trazem uma pegada mais conceitual, vale a conferida no site.

Além disso, o Convention também propôs que os participantes oferecessem versões vegetarianas e alguns aderiram, o que é muito bacana, um carinho a mais para o cliente. Isso sem contar que tem programação paralela para quem é encantado pelo mundo da gastronomia e tem fome de conhecimento também.

Com uma combinação dessa o festival tem tudo para ser mais um sucesso, bater os mais de 14 mil menus vendidos no ano passado e ainda se consolidar como um dos melhores presentes que Balneário Camboriú já ganhou em seu aniversário.

Pra saber mais clique aqui.

Vídeo:

Escrito por Daniele Sisnandes, 27/06/2018 às 18h21 | danikahc@gmail.com

Ainda acham ruim

A Copa mal começou e já tem brasileiro fazendo a gente passar vergonha. Não bastasse a viralização do vídeo em que um grupo de brasileiros faz uma mulher estrangeira repetir ofensas sem entender o significado, ainda tem um pessoal que sai em defesa deles.

É inacreditável, mas em pleno 2018 ainda tem seres humanos que acham ruim a revolta da internet, chamando as pessoas que se colocaram contra o vídeo de “mimimi” ou “modinha”.

Gente do céu, dá para parar um pouco e pensar no que estão falando? Será que essas pessoas não têm família? E se fosse com uma filha ou irmã, seria normal também?

Esses escrotos - e me desculpe a palavra mas é difícil encontrar algo melhor - foram pegos no flagra porque seus próprios amigos vazaram o vídeo, mas a verdade é que esse tipo de coisa acontece todo dia, dos grupos de WhatsApp às conversas de botequim, das ruas aos celulares de gente do alto escalão. Não há barreiras sociais para o machismo.

Na Copa então...leia mais neste link.

Estamos vivendo um momento importante da história em que a misoginia vem sendo combatida com muita força graças às redes sociais. É a hora de todos, homens e mulheres repensarem seus próprios atos e pensamentos e combaterem esse tipo de postura.

Se acha ruim mudar, imagine como é para quem ouve a vida inteira comentários esdrúxulos? Evoluir faz parte pessoal, não tem nada de errado não. Vergonha é fazer parte desse time aí! Vamos em frente, na esperança de um mundo com mais respeito e empatia.

Escrito por Daniele Sisnandes, 19/06/2018 às 14h41 | danikahc@gmail.com

Seletiva Rock’n Beer

O Festival Rock’n Beer, que tem como lema abrir espaço para os originais, tanto no rock como na produção de cerveja artesanal, acontece este ano nos dias 15 e 16 de setembro, em Itajaí. Bandas interessadas em tocar no primeiro dia do festival têm até esta quarta-feira (6) para efetuarem a inscrição.

Das bandas inscritas, nove serão selecionadas. Elas serão divididas em três etapas semifinais, que acontecerão em junho e julho em bares de Itajaí.

A novidade desta edição é que aumentaram as chances de tocar no palco do Rock'n Beer. Antes apenas uma banda era selecionada, mas em 2018 três representantes da música autoral vão disputar a grande final no palco do Festival.

É uma baita oportunidade de tocar em um evento cheio de gente interessada na música autoral e galgar espaço na efervescente cena independente. 

A vencedora da Seletiva Rock´n Beer 2018 ganha a gravação de uma música com vídeo making-of em um estúdio profissional de Itajaí.

Lembrando que só podem se inscrever bandas autorais e que nunca tenham participado do festival.

Inscrições neste link http://www.festivalrocknbeer.com.br/wp/seletiva

Escrito por Daniele Sisnandes, 05/06/2018 às 09h58 | danikahc@gmail.com

As malditas cornetas

Moro perto de uma escola e isso não me incomoda nenhum pouco, apesar do movimento constante, alunos saindo mais cedo diariamente e aquele zum zum zum danado do começo e final das aulas. Nem a festa junina com funk, nem os encerramentos de semestre com cantoria no ginásio, até me divirto. O que me incomoda e muito é uma moda nova: a corneta nas bicicletas!

São geralmente adolescentes maquinados na corneta que aparecem principalmente no fim da aula. Vejo que não se trata de uso por necessidade, é um subterfúgio não convencional para chamar a atenção e que causa danos colaterais.

Na verdade a corneta não me afeta diretamente, mas sim nossas cachorras, especialmente uma cadela de porte grande e protetora da casa, mas que fica extremamente abalada com foguetes e buzinas bizarras.

Não é brincadeira nem exagero. É só ouvir o barulho que começa a correria pela casa. Um dia deixamos as cadelas presas na varanda e saímos. Quando minha mãe chegou achou que tinha entrado em uma cena de crime. Tinha marcas de sangue por toda casa e não era pouco! 

A cachorra ficou tão apavorada com o barulho no fim da aula (não sei precisar se foram bombinhas ou essa corneta das bikes) que deu um jeito de quebrar o vidro da porta e passar por uma proteção de borracha que usamos para isolar o som.

Nesse apavoro ela ficou presa, e nem o vidro foi o bastante para fazê-la desistir de sair dali. Ela se cortou bastante, e ainda tem a marca do talho profundo no longo nariz de pastor alemão para provar. Minh mãe tirou fotos, só que não seria uma boa postar... Passei dias cuidando daquilo, com o coração partido claro, mas tentando entender como um cachorrão daquele acaba traumatizado.

Tem coisas que não vamos entender. Nunca algo assim tinha acontecido e claro que nunca mais deixamos elas lá sozinhas em dias de aula.

Mas eu queria mesmo era falar sobre as malditas cornetas. Não sei se é moda, mas estão se espalhando e cada dia diminui o intervalo de paz dos bichos da rua.

Agora há até catadores de materiais recicláveis usando as buzinas quando se aproximam dos portões. É uma tática que parece inofensiva, mas é maldosa com a bicharada e até perigosa... vai que dá ideia para os mal intencionados.

Enfim...mães e pais, se o filho de vocês também quiser maquinar a bike ou levar bombinhas para a escola, lembre eles que tudo que fazemos pode afetar o outro, e será que é isso mesmo que queremos?

Escrito por Daniele Sisnandes, 17/05/2018 às 17h01 | danikahc@gmail.com

Indique com amor

Publicado na edição impressa do JP3 de setembro.

Vivemos tempos digitais, de opiniões instantâneas e tutoriais. Nós aqui no papel vamos resistindo pelo amor, mas a verdade é que as coisas mudaram e fiquei pensando muito nisso há algumas semanas quando fui em uma noite de palestras onde conheci uma influenciadora digital.

Os youtubers e instagrammers estão entre nós há um tempo, mas há pouco eles mesmos reconheceram essas ocupações como profissões. Entenderam como ganhar dinheiro disparando opiniões, vestindo e comendo. Tudo válido, desde que legítimo.

É que essa volatilidade dá margem para muita desinformação e temos, nós da geração passada, de alertar nossos amigos, filhos e netos a filtrarem conteúdo. Não a rejeitar, e sim filtrar. Não podemos mais ter o mesmo perfil de leitura de outrora.

Estávamos acostumados aos jornais, que por si só já fazem filtros com base em preceitos de ética e na autodefesa contra processos. Hoje em dia as coisas são um pouco diferentes, existem fakes, pessoas que surgem de um dia para o outro, tem de tudo.

Os famosos estão usando as redes como outdoor há tempos, e cara... eles indicam qualquer coisa! Da marca da roupa ao hotel na Grécia, dão até cupom para desconto na companhia aérea que levou eles para as férias. Fica difícil saber o que é real e o que é business.

Os novos comunicadores querem a mesma coisa. Pessoas que DECIDEM se tornar formadores de opinião e para isso estão dispostas a investir, fazer mil selfies, poses, caras e bocas. O objetivo não é só mais ganhar curtidas, é influenciar.

Muitos relatam a alegria que é quando começam a receber presentes para postar a abertura da caixa. Entendo que as coisas mudaram, mas eu me lembro bem quando, há uns 10 anos, recebi um vinho de uma fonte que tinha ficado feliz com uma matéria e me culpei por um tempão achando que aquilo era um jabá. Até hoje fico envergonhada quando recebo algo - eu sei, tenho 31 anos e me sinto jurássica!

As empresas estão ligadas nestes novos comunicadores. Eles falam a mesma língua, ensinam passo a passo, conversam, estão ali entre o comum e a celebridade, mas alcançáveis de alguma forma.

Só que ao mesmo tempo em que observo com atenção redobrada os profissionais da influência digital, nunca valorizei tanto a opinião dos amigos, as indicações de músicas no Spotify, os reviews nos sites de viagem. A opinião é uma ferramenta poderosa! Pode ser que a gente nem imagine, mas o tom que usamos para falar algo pelas redes ecoa, pode mudar o dia de alguém, a vida, o rumo de um negócio.

Não é negativo, é apenas o reconhecimento de uma responsabilidade. Por isso valorize o que você INDICA, mesmo se estiver ganhando algo para isso. Aponte com amor aquilo que for bom, seja claro, valorize a sua opinião, porque sempre tem alguém do outro lado.

Cabe a nós cuidar o que emitimos, para que chegue ao receptor sem ruídos - eis aí um importante preceito da comunicação (não tenho certeza se tem tutorial no Youtube para isso, mas aprendi do jeito antigo). Não sabemos onde tudo isso vai parar, mas seguimos atentos e dispostos a crescer junto.

Escrito por Daniele Sisnandes, 23/10/2017 às 18h11 | danikahc@gmail.com



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Daniele Sisnandes

Assina a coluna Frente & Verso

Ama a música, as letras e gargalhadas. Sonhadora com os pés no chão. Jornalista. Editoria do Página 3 Online. Quer ir além da pirâmide invertida, mas que seja frente e verso.


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Estou nos meus últimos dias de férias, mas hoje o Página 3 completa 27 anos de história e também queria registrar minhas lembranças.

É normal em datas comemorativas a gente pensar no que passou, na trajetória até chegar ali e geralmente lembramos mais do que passou há mais tempo. Mas como estou na casa há 11 anos posso falar dessa parte mais recente da história, que também é uma história e tanto.

Entrei pra equipe na última semana de julho de 2007, porém o Página 3 entrou na minha vida no começo dos anos 2000, quando eu ainda era uma adolescente idealista.

Naquela época o punk rock me apresentou o Pablo, um amigo querido que já não está mais entre nós, e que entregava o jornal. Ele me conhecia e achava que eu ia gostar do Página 3 e assim passou a atirar edições fresquinhas na sacada do apartamento em que eu morava, na Rua 700. Foi assim que eu me lembro de conhecer aquele jornalão standart e invocado. Depois conheci a Carol e foi ela que abriu as portas pra mim no Página, alguns anos depois, em 2007, quando eu já cursava jornalismo.

Desde então MUITA coisa mudou, mas vejo tudo com amor. Os padrões de leitura mudaram e mudamos com ele. Também amava ver o papel chegando aos sábados com todo aquele trabalho estampado, mas gosto de pensar no digital com muito entusiasmo.

Em 2017 o Página 3 criou um novo padrão de publicações, eram mensais e com um cara toda diferente, coisa linda de se fazer e ver. Em 2018 veio a decisão de suspender a impressão. O jogo virou e o portal de notícias se tornou de verdade a prioridade número 1.

As métricas contam muito sobre o gosto do leitor, o que o atrai, por quanto tempo, conseguimos entender melhor quem está do outro lado.

Nunca fomos tão lidos ou tivemos tanto alcance. Nunca publicamos tanto online também. É frenético e constante, a notícia não precisa mais esperar.

Imprimimos nossas características no digital e temos um portal que atende muitos públicos. Que cobre de forma única e carinhosa o esporte local, a política, a cidade, a cultura. A gente sabe tragédia e fama atraem, mas produzimos pouco, também um reflexo de quem somos por trás da tela.

Na verdade, uma publicação reflete muito quem a produz. O Página 3 online tem o ideal do impresso, mas com muito mais possibilidades, é um veículo que tem a cara de Balneário Camboriú. Tem mais alcance, mais espaço para escrever, mais vozes, ele é feito por muitos…

Por isso fica aqui minha gratidão, respeito e meus parabéns a todos, de todas as épocas, que colaboraram, enviaram fax, cartas, whats de madrugada, aos apoiadores comerciais pelo reconhecimento e confiança, aos colunistas do online que dispõem de seu tempo para mostrar seu olhar para o mundo através dessa empresa, aos profissionais maravilhosos que passaram por essa redação, aos idealizadores que mantêm o sonho vivo.

E um muito obrigada especial ao leitores, tudo isso só faz sentido por causa de vocês. Vida longa!

Escrito por Daniele Sisnandes, 26/07/2018 às 15h57 | danikahc@gmail.com

O Saboroso vem aí

Foto: Luciano Dias

Chega essa época do ano e a expectativa fica a mil para o início do festival gastronômico Balneário Saboroso, que acontece entre os dias 5 e 29 de julho, em Balneário Camboriú. É sempre aquela dúvida deliciosa de percorrer o cardápio dos mais de 30 restaurantes participantes em busca dos que mais instiga nossos sentidos.

E foi justamente pensando nos sentidos que o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau formatou o vídeo da campanha deste ano. E ficou lindo!

Tem bom gosto, mostra que a escolha de ir a um restaurante vai muito além de uma necessidade básica, é uma decisão que contempla desejos e a felicidade de estar em uma cidade como Balneário Camboriú.

A Adriana Both de Pin, executiva do Convention, contou que o conceito buscou um lado mais contemporâneo e de humanização no vídeo.

O filme mostra uma mulher que chega em casa e tem os sentidos aguçados. Ela sai sozinha, passeia pela cidade e vivencia os principais pontos, antes de ter a experiência no restaurante. É exatamente o que Balneário é, um lugar livre para tornar desejos em realidade.

Vai muito além dos menus, mas eles continuam sendo os protagonistas deste evento que inspira tantos destinos e atrai tantos visitantes nesta época. A Adriana lembra que o Saboroso já é uma referência e por isso o festival precisa trazer sempre novos conceitos. E muito disso se vê na qualidade e evolução dos menus oferecidos pelo festival.

O Convention trouxe essa proposta de valorizar os ingredientes regionais o que parece que inspirou os chefs. Os menus estão super contemporâneos e mesmo os mais tradicionais trazem uma pegada mais conceitual, vale a conferida no site.

Além disso, o Convention também propôs que os participantes oferecessem versões vegetarianas e alguns aderiram, o que é muito bacana, um carinho a mais para o cliente. Isso sem contar que tem programação paralela para quem é encantado pelo mundo da gastronomia e tem fome de conhecimento também.

Com uma combinação dessa o festival tem tudo para ser mais um sucesso, bater os mais de 14 mil menus vendidos no ano passado e ainda se consolidar como um dos melhores presentes que Balneário Camboriú já ganhou em seu aniversário.

Pra saber mais clique aqui.

Vídeo:

Escrito por Daniele Sisnandes, 27/06/2018 às 18h21 | danikahc@gmail.com

Ainda acham ruim

A Copa mal começou e já tem brasileiro fazendo a gente passar vergonha. Não bastasse a viralização do vídeo em que um grupo de brasileiros faz uma mulher estrangeira repetir ofensas sem entender o significado, ainda tem um pessoal que sai em defesa deles.

É inacreditável, mas em pleno 2018 ainda tem seres humanos que acham ruim a revolta da internet, chamando as pessoas que se colocaram contra o vídeo de “mimimi” ou “modinha”.

Gente do céu, dá para parar um pouco e pensar no que estão falando? Será que essas pessoas não têm família? E se fosse com uma filha ou irmã, seria normal também?

Esses escrotos - e me desculpe a palavra mas é difícil encontrar algo melhor - foram pegos no flagra porque seus próprios amigos vazaram o vídeo, mas a verdade é que esse tipo de coisa acontece todo dia, dos grupos de WhatsApp às conversas de botequim, das ruas aos celulares de gente do alto escalão. Não há barreiras sociais para o machismo.

Na Copa então...leia mais neste link.

Estamos vivendo um momento importante da história em que a misoginia vem sendo combatida com muita força graças às redes sociais. É a hora de todos, homens e mulheres repensarem seus próprios atos e pensamentos e combaterem esse tipo de postura.

Se acha ruim mudar, imagine como é para quem ouve a vida inteira comentários esdrúxulos? Evoluir faz parte pessoal, não tem nada de errado não. Vergonha é fazer parte desse time aí! Vamos em frente, na esperança de um mundo com mais respeito e empatia.

Escrito por Daniele Sisnandes, 19/06/2018 às 14h41 | danikahc@gmail.com

Seletiva Rock’n Beer

O Festival Rock’n Beer, que tem como lema abrir espaço para os originais, tanto no rock como na produção de cerveja artesanal, acontece este ano nos dias 15 e 16 de setembro, em Itajaí. Bandas interessadas em tocar no primeiro dia do festival têm até esta quarta-feira (6) para efetuarem a inscrição.

Das bandas inscritas, nove serão selecionadas. Elas serão divididas em três etapas semifinais, que acontecerão em junho e julho em bares de Itajaí.

A novidade desta edição é que aumentaram as chances de tocar no palco do Rock'n Beer. Antes apenas uma banda era selecionada, mas em 2018 três representantes da música autoral vão disputar a grande final no palco do Festival.

É uma baita oportunidade de tocar em um evento cheio de gente interessada na música autoral e galgar espaço na efervescente cena independente. 

A vencedora da Seletiva Rock´n Beer 2018 ganha a gravação de uma música com vídeo making-of em um estúdio profissional de Itajaí.

Lembrando que só podem se inscrever bandas autorais e que nunca tenham participado do festival.

Inscrições neste link http://www.festivalrocknbeer.com.br/wp/seletiva

Escrito por Daniele Sisnandes, 05/06/2018 às 09h58 | danikahc@gmail.com

As malditas cornetas

Moro perto de uma escola e isso não me incomoda nenhum pouco, apesar do movimento constante, alunos saindo mais cedo diariamente e aquele zum zum zum danado do começo e final das aulas. Nem a festa junina com funk, nem os encerramentos de semestre com cantoria no ginásio, até me divirto. O que me incomoda e muito é uma moda nova: a corneta nas bicicletas!

São geralmente adolescentes maquinados na corneta que aparecem principalmente no fim da aula. Vejo que não se trata de uso por necessidade, é um subterfúgio não convencional para chamar a atenção e que causa danos colaterais.

Na verdade a corneta não me afeta diretamente, mas sim nossas cachorras, especialmente uma cadela de porte grande e protetora da casa, mas que fica extremamente abalada com foguetes e buzinas bizarras.

Não é brincadeira nem exagero. É só ouvir o barulho que começa a correria pela casa. Um dia deixamos as cadelas presas na varanda e saímos. Quando minha mãe chegou achou que tinha entrado em uma cena de crime. Tinha marcas de sangue por toda casa e não era pouco! 

A cachorra ficou tão apavorada com o barulho no fim da aula (não sei precisar se foram bombinhas ou essa corneta das bikes) que deu um jeito de quebrar o vidro da porta e passar por uma proteção de borracha que usamos para isolar o som.

Nesse apavoro ela ficou presa, e nem o vidro foi o bastante para fazê-la desistir de sair dali. Ela se cortou bastante, e ainda tem a marca do talho profundo no longo nariz de pastor alemão para provar. Minh mãe tirou fotos, só que não seria uma boa postar... Passei dias cuidando daquilo, com o coração partido claro, mas tentando entender como um cachorrão daquele acaba traumatizado.

Tem coisas que não vamos entender. Nunca algo assim tinha acontecido e claro que nunca mais deixamos elas lá sozinhas em dias de aula.

Mas eu queria mesmo era falar sobre as malditas cornetas. Não sei se é moda, mas estão se espalhando e cada dia diminui o intervalo de paz dos bichos da rua.

Agora há até catadores de materiais recicláveis usando as buzinas quando se aproximam dos portões. É uma tática que parece inofensiva, mas é maldosa com a bicharada e até perigosa... vai que dá ideia para os mal intencionados.

Enfim...mães e pais, se o filho de vocês também quiser maquinar a bike ou levar bombinhas para a escola, lembre eles que tudo que fazemos pode afetar o outro, e será que é isso mesmo que queremos?

Escrito por Daniele Sisnandes, 17/05/2018 às 17h01 | danikahc@gmail.com

Indique com amor

Publicado na edição impressa do JP3 de setembro.

Vivemos tempos digitais, de opiniões instantâneas e tutoriais. Nós aqui no papel vamos resistindo pelo amor, mas a verdade é que as coisas mudaram e fiquei pensando muito nisso há algumas semanas quando fui em uma noite de palestras onde conheci uma influenciadora digital.

Os youtubers e instagrammers estão entre nós há um tempo, mas há pouco eles mesmos reconheceram essas ocupações como profissões. Entenderam como ganhar dinheiro disparando opiniões, vestindo e comendo. Tudo válido, desde que legítimo.

É que essa volatilidade dá margem para muita desinformação e temos, nós da geração passada, de alertar nossos amigos, filhos e netos a filtrarem conteúdo. Não a rejeitar, e sim filtrar. Não podemos mais ter o mesmo perfil de leitura de outrora.

Estávamos acostumados aos jornais, que por si só já fazem filtros com base em preceitos de ética e na autodefesa contra processos. Hoje em dia as coisas são um pouco diferentes, existem fakes, pessoas que surgem de um dia para o outro, tem de tudo.

Os famosos estão usando as redes como outdoor há tempos, e cara... eles indicam qualquer coisa! Da marca da roupa ao hotel na Grécia, dão até cupom para desconto na companhia aérea que levou eles para as férias. Fica difícil saber o que é real e o que é business.

Os novos comunicadores querem a mesma coisa. Pessoas que DECIDEM se tornar formadores de opinião e para isso estão dispostas a investir, fazer mil selfies, poses, caras e bocas. O objetivo não é só mais ganhar curtidas, é influenciar.

Muitos relatam a alegria que é quando começam a receber presentes para postar a abertura da caixa. Entendo que as coisas mudaram, mas eu me lembro bem quando, há uns 10 anos, recebi um vinho de uma fonte que tinha ficado feliz com uma matéria e me culpei por um tempão achando que aquilo era um jabá. Até hoje fico envergonhada quando recebo algo - eu sei, tenho 31 anos e me sinto jurássica!

As empresas estão ligadas nestes novos comunicadores. Eles falam a mesma língua, ensinam passo a passo, conversam, estão ali entre o comum e a celebridade, mas alcançáveis de alguma forma.

Só que ao mesmo tempo em que observo com atenção redobrada os profissionais da influência digital, nunca valorizei tanto a opinião dos amigos, as indicações de músicas no Spotify, os reviews nos sites de viagem. A opinião é uma ferramenta poderosa! Pode ser que a gente nem imagine, mas o tom que usamos para falar algo pelas redes ecoa, pode mudar o dia de alguém, a vida, o rumo de um negócio.

Não é negativo, é apenas o reconhecimento de uma responsabilidade. Por isso valorize o que você INDICA, mesmo se estiver ganhando algo para isso. Aponte com amor aquilo que for bom, seja claro, valorize a sua opinião, porque sempre tem alguém do outro lado.

Cabe a nós cuidar o que emitimos, para que chegue ao receptor sem ruídos - eis aí um importante preceito da comunicação (não tenho certeza se tem tutorial no Youtube para isso, mas aprendi do jeito antigo). Não sabemos onde tudo isso vai parar, mas seguimos atentos e dispostos a crescer junto.

Escrito por Daniele Sisnandes, 23/10/2017 às 18h11 | danikahc@gmail.com



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Daniele Sisnandes

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Ama a música, as letras e gargalhadas. Sonhadora com os pés no chão. Jornalista. Editoria do Página 3 Online. Quer ir além da pirâmide invertida, mas que seja frente e verso.


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