Jornal Página 3
Coluna
CINERAMA BC
Por André Gevaerd

Aberta as Inscrições para o 6º Cinerama

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 6º CINERAMA
- O Festival recebe filmes até o dia 29 de abril -
 
 
Santa Catarina receberá a 6ª edição do Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú – CINERAMA – que já consagrou-se no calendário dos festivais internacionais. Durante uma semana, o público terá acesso a produções inéditas no país, de longa e curta-metragem, além de novas formas de audiovisual.
 
Realizado anualmente, o CINERAMA invade as ruas e salas de Balneário Camboriú, promovendo mostras de cinema, palestras, oficinas, seminários, debates, encontros de coprodução e exposições. O festival convida diversos cineastas, profissionais e artistas que contribuem para a formação de público, profissionais e pensamento crítico.
 
A COMPETIÇÃO OFICIAL exibe premières de filmes de curta e longa-metragem nacionais e internacionais de ficção, animação e documentário, o CINERAMABC VIVO apresenta novas formas de produzir e exibir audiovisual, a COMPETIÇÃO CATARINA destaca filmes produzidos em Santa Catarina ou por artistas catarinenses, e a CORUJINHA apresenta filmes para o público infantil. NOTURNA é uma janela para o cinema fantástico.
 
 
O Festival Internacional de Cinema também oferece a RESIDÊNCIA CINERAMABC que permite uma verdadeira imersão no mundo do cinema através de oficinas, palestras e debates sobre a 7ª arte, produz o FOCO PAÍS que apresenta o cinema de um país diferente todo o ano e o ENCONTRO DE COPRODUÇÃO que aproxima produtores de todo o mundo.
 
“A cada ano, o CINERAMA dá mais visibilidade a cada filme selecionado. O festival também convida realizadores e profissionais da indústria audiovisual a interagirem com o público e estabelecerem novas coproduções, proporcionando uma verdadeira imersão no mundo do cinema”, afirma André Gevaerd, percursor e diretor do festival. Para a curadora, Barbara Sturm, o objetivo é "mostrar o melhor do cinema de arte atual em produções nacionais e internacionais apresentando seus diretores ao público e à imprensa.”.
 
Em cinco anos importantes convidados marcaram presença e tiveram contato direto com o público. Passaram pelo festival personalidades como os diretores Carlos Sorín, Frederike Jehn, Helene Klotz, Hanna Doose, Beto Brant, Renato Ciasca, Sérgio Machado, Rubens Velloso, Patrícia Moran, Francisco Garcia, Chico Faganello, David Schurmann, o artista Hans Op de Beeck, as atrizes Bianca Byington, Paula Braun, Djin Sganzerla, Christiane Tricerri, os atores Marcos Azevedo e Ivo Muller, o crítico e escritor Jean-Claude Bernardet, Rodrigo Fonseca, Adriano Garret, Zé Geraldo Couto, entre muitos outros.
 
Os filmes selecionados serão divulgados até 28 de junho de 2016 também no site do festival.
 
.: mais informações no site cineramabc.com.br :.
Escrito por André Gevaerd, 30/03/2016 às 15h22 | andre@cineramabc.com

Sergio Lamarca lança seu terceiro disco Flor&cimento

Sergio Lamarca estará lançando o seu terceiro trabalho: Flor&cimento, o disco é a fusão entre o instrumentista, o produtor, o canceioneiro, o poeta, o ator, o humorista e todos os "eus" que existem no artista.
A poesia da obra de Larmaca traz muito do jazz e da cultura Africana presente em suas raízes florecendo-as na música brasileira; Além dessas, recebeu influência da música instrumental através do Festival de Música de Itajaí, onde estudou com grandes nomes da música, como Arismar do Espirito Santo, Heraldo do Monte, Alegre Correa, Nelson Farias, Roberto Sion, Jorge Helder, entre outros. Suas canções também são influenciadas por outras artes, por ilustradores, artistas plasticos, escritores e cineastas.  
 
 
O artista teve a honra de graver com Alegre Correa e Arismar do Espirito Santo, mestres que o entusiasmaram e grandes da música instrumental, com reconhecimento nacional e internacional. 
 
Flor&cimento é sólido e delicado, um disco consolidado com grande qualidade instrumental assim como poética.
 
Mais informações sobre o artista acesse: www.sergiolamarca.comwww.sergiolamarca.net 
 
 
Teaser: 
 
Video/Apresentação do projeto: 
 
Campanha de Financiamento Coletivo:

http://www.kickante.com.br/campanhas/florcimento-pressagem                     

 

     

 

 

 

 

 

 

     

 

 

 

   

 

 

     

 

     

 

 

 

   

 

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

 

 

   

 

 

     

 

     

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

     

 

 

 

   

 

 

     

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

     

 

 

   

 

 

     

 

 

 

 

 

Escrito por André Gevaerd, 03/03/2016 às 00h21 | andre@cineramabc.com

Mostra de Cinema Infantil celebra 15 anos e abre Inscrições à filmes de todo o mundo

Estão abertas até 19 de março as inscrições para a 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que ocorre no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, de 2 a 10 de julho. Pela primeira vez, a mostra competitiva vai ter também uma categoria internacional. Podem participar da seleção produções nacionais e estrangeiras de todos os gêneros e formatos de curta-metragem.

Faça sua inscrição neste link

You can read this article in english here

Usted puede leer este artículo en español aquí

Para as produções nacionais, em parceria com a TV Brasil, o festival concederá quatro prêmios. Melhor Animação e Melhor Ficção, escolhidos pelo Júri Oficial; Prêmio Júri Popular, concedido pelo voto do público; e o Prêmio Especial, apontado por um júri formado por crianças. Todos receberão o prêmio aquisição da TV Brasil no valor de R$ 5 mil. Os seis melhores filmes estrangeiros recebem troféu da Mostra e serão exibidos em sessões especiais, com dublagem ao vivo.

Os regulamentos e a fichas de inscrição estão disponíveis em www.mostradecinemainfantil.com.br/inscricoes. Todo o processo é online, incluindo o envio dos filmes. A relação das obras selecionadas será divulgada no início de abril. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail inscricoes@mostradecinemainfantil.com.br ou pelo telefone (48) 3065-5058.

Além das janelas competitivas, o festival de Florianópolis apresenta sessões de filmes de curta e longa-metragem de todo mundo, destacando diretores e também realizando um fórum político. Realizada há 15 anos, a Mostra já fez mais de 500 mil espectadores e foi definitiva para desencadear políticas nacionais para o cinema infantil.

Escrito por André Gevaerd, 25/02/2016 às 13h42 | andre@cineramabc.com

Aberta as inscrições do FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul

Completando 20 anos de dedicação ao desenvolvimento da cinematografia dos países membros do Mercosul, o Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, proporciona um espaço de formação de público, difusão da produção latino-americana e regional, além da reunião de profissionais do setor.

 As inscrições vão até o dia 10 de março e podem participar documentários de longa e média-metragem, filmes de temática infanto-juvenil em todas as metragens e curtas de todos os gêneros, com até 30 minutos de duração, e irão concorrer nas seguintes categorias: Mostra de Curtas Mercosul e Catarinense, DOC – FAM e Mostra Infantojuvenil. As inscrições são gratuitas no site www.famdetodos.com.br.

O 20º Florianópolis Audiovisual Mercosul será realizado de 17 a 24 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Exigências

As produções inscritas no FAM 2016 devem ter legendas. Filmes falados em português precisam ter legendas em espanhol, e os em espanhol, legendas em português, diretamente no vídeo de seleção. No caso de produções em um terceiro idioma é preciso ter legenda dupla, em português e espanhol.

Filmes inscritos na Mostra Infantojuvenil, que sejam adequados ao público de até 10 anos estão isentos do envio de arquivo de legenda. É necessário apenas enviar a lista de diálogos no idioma original.

Podem participar filmes finalizados a partir de 2014 e o ineditismo é desejável, porém não é critério de desclassificação, mas um critério de seleção com pontuação extra.

O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.famdetodos.com.br

Vencedores 2015

Entre os dias 17 e 24 de maio o Circuito FAM de Cinema apresentará os filmes vencedores da edição 2015 em diversas cidades de Santa Catarina. No ano passado, 21 cidades receberam o Circuito FAM que tem o objetivo de descentralizar e democratizar o acesso às produções de cinema do Mercosul para público diverso, sempre com entrada gratuita. Em breve, será aberta as inscrições para os pontos de cultura que quiserem receber a Mostra.

 

Inscrições para o 20º FAM

Até o dia 10 de março de 2016

Circuito FAM de Cinema

17 a 24 de maio de 2016

20º FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul

17 a 24 de junho de 2016

 Site Oficial: www.famdetodos.com.br

Escrito por André Gevaerd, 23/02/2016 às 14h00 | andre@cineramabc.com

Catarina Criativa 2016

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO CATARINA CRIATIVA 2016

Autores e produtoras audiovisuais catarinenses podem ter ajuda no Catarina Criativa para viabilizar seus projetos audiovisuais (curta, série, telefilme e longa). Os projetos audiovisuais selecionados para participar da Mostra Catarina Criativa 2016, serão apresentados para potenciais patrocinadores através de um banco de projetos online e de apresentações de projetos durante o evento principal da mostra de projetos.

Confira mais informações em www.catarinacriativa.org.br

 

Escrito por André Gevaerd, 18/02/2016 às 15h16 | andre@cineramabc.com

Filme apresenta as semelhanças entre moradores do interior de SC e do sertão do Rio Grande do Norte

POR: NÚBIA GARCIA (nubiagarciah@yahoo.com.br) - assessoria de imprensa

O olhar do cineasta Fernando Leão sobre a cultura e as particularidades dos moradores da Serra Catarinense e do Sertão Potiguar, no Rio Grande do Norte, vai ser apresentado ao Brasil, no dia 9 de maio, pelo documentário“Da Serra ao Seridó - Vivências de um Brasil de Contrastes”. O longa-metragem apresenta as semelhanças entre duas localidades geograficamente distantes, mas muito próximas pelas tradições e costumes de seus povos.

Lages, no interior de Santa Catarina, fica a quase 3,5 mil quilômetros de distância da cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte. A distância que separa as duas cidades não é empecilho para que populações com vivências tão contrastantes, sejam cheia de semelhanças.
Seja um tropeiro serrano e um vaqueiro do sertão, seja os artistas que pintam as paisagens de cada local, ou as benzederias e curandeiras, cada personagem retratado no longa-metragem “Da Serra ao Seridó - Vivências de um Brasil de Contrastes” carrega consigo parte histórias que contribuíram para a construção cultural de suas regiões.
“Acho importante os espectadores conhecerem as vivências desses personagens através de suas memórias. Trabalho um documentário de memória, onde aquilo que a pessoa vive se torna latente através de seus gestos, formas de se expressar e mais. É o momento de ouvir o outro e perceber o quanto nossas experiências são humanas e nossas riquezas estão contidas dentro de nós mesmos.”

PRODUÇÃO| As gravações do material começaram a ser feitas em 2012 e a pós-produção começou em 2013 e foi finalizada no início de 2015. O primeiro local a receber a equipe para as filmagens foi o Seridó, em fevereiro de 2012. Em julho do mesmo ano, os produtores estiveram na Serra Catarinense.
Após meses de trabalho, com um vasto material captado (foram 54 entrevistas efetuadas), a equipe de pós-produção enfrentou uma difícil tarefa: selecionar os melhores depoimentos e transformar as imagens brutas em um sensível filme que traduz a essência destes povos.
A ideia original do projeto era produzir um curta-metragem, mas com a quantidade de material captado, o curta virou um longa. “Conseguimos trazer para o filme pontos que retratam as semelhanças, como a arte das paisagens locais, os curandeiros e as histórias das pessoas; e o contraste, como o clima tão diferente”, analisa Fernando.
Das 54 entrevistas captadas, 14 entraram na montagem final do filme, que tem 90 minutos de duração.
A pré-estreia do filme vai acontecer na terra natal do cineasta, Lages, no dia 9 de maio, em uma das mais belas salas de cinema do Brasil, o Cine Marrocos. A exibição será às 20h30min.
O longa-metragem é dirigido por Fernando e contou com o suporte do historiador Lourival Andrade Jr., que é professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

PRODUÇÃO
Arsego Produções

CO-PRODUÇÃO
Baiuca Filmes

PATROCÍNIO
Correio Lageano, Dalmolin Pneus, Disauto, Prefeitura Municipal de Lages, Fundação Cultural de Lages, Prefeitura de Cruzeta/RN, Lafi Cosméticos, Transul.

APOIO
Arcoplex Cinemas, Onda Sonora, Transitoriamente, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CERES - Centro de Ensino Superior do Seridó

Fanpage no facebook:  https://www.facebook.com/daserraaoserido

Trailer 1: https://www.youtube.com/watch?v=6rTajR4h4O8

Trailer 2: https://www.youtube.com/watch?v=1V92jkwUeBs

Chamada Cine Marrocos: https://www.youtube.com/watch?v=jI96wQQyEVE

Escrito por André Gevaerd, 03/02/2016 às 14h30 | andre@cineramabc.com



1 2 3 4 5 6 7 8 9

André Gevaerd

Assina a coluna CINERAMA BC

Nasceu em Balneário Camboriú, resolveu fazer cinema, mudou-se para São Paulo, fez muitos filmes, voltou para Balneário. Continua fazendo filmes. Diretor do Festival CinemaramaBC e idealizador da sala de cinema e eventos, ArtHouse.


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade

Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br

Página 3
CINERAMA BC
Por André Gevaerd

Aberta as Inscrições para o 6º Cinerama

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 6º CINERAMA
- O Festival recebe filmes até o dia 29 de abril -
 
 
Santa Catarina receberá a 6ª edição do Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú – CINERAMA – que já consagrou-se no calendário dos festivais internacionais. Durante uma semana, o público terá acesso a produções inéditas no país, de longa e curta-metragem, além de novas formas de audiovisual.
 
Realizado anualmente, o CINERAMA invade as ruas e salas de Balneário Camboriú, promovendo mostras de cinema, palestras, oficinas, seminários, debates, encontros de coprodução e exposições. O festival convida diversos cineastas, profissionais e artistas que contribuem para a formação de público, profissionais e pensamento crítico.
 
A COMPETIÇÃO OFICIAL exibe premières de filmes de curta e longa-metragem nacionais e internacionais de ficção, animação e documentário, o CINERAMABC VIVO apresenta novas formas de produzir e exibir audiovisual, a COMPETIÇÃO CATARINA destaca filmes produzidos em Santa Catarina ou por artistas catarinenses, e a CORUJINHA apresenta filmes para o público infantil. NOTURNA é uma janela para o cinema fantástico.
 
 
O Festival Internacional de Cinema também oferece a RESIDÊNCIA CINERAMABC que permite uma verdadeira imersão no mundo do cinema através de oficinas, palestras e debates sobre a 7ª arte, produz o FOCO PAÍS que apresenta o cinema de um país diferente todo o ano e o ENCONTRO DE COPRODUÇÃO que aproxima produtores de todo o mundo.
 
“A cada ano, o CINERAMA dá mais visibilidade a cada filme selecionado. O festival também convida realizadores e profissionais da indústria audiovisual a interagirem com o público e estabelecerem novas coproduções, proporcionando uma verdadeira imersão no mundo do cinema”, afirma André Gevaerd, percursor e diretor do festival. Para a curadora, Barbara Sturm, o objetivo é "mostrar o melhor do cinema de arte atual em produções nacionais e internacionais apresentando seus diretores ao público e à imprensa.”.
 
Em cinco anos importantes convidados marcaram presença e tiveram contato direto com o público. Passaram pelo festival personalidades como os diretores Carlos Sorín, Frederike Jehn, Helene Klotz, Hanna Doose, Beto Brant, Renato Ciasca, Sérgio Machado, Rubens Velloso, Patrícia Moran, Francisco Garcia, Chico Faganello, David Schurmann, o artista Hans Op de Beeck, as atrizes Bianca Byington, Paula Braun, Djin Sganzerla, Christiane Tricerri, os atores Marcos Azevedo e Ivo Muller, o crítico e escritor Jean-Claude Bernardet, Rodrigo Fonseca, Adriano Garret, Zé Geraldo Couto, entre muitos outros.
 
Os filmes selecionados serão divulgados até 28 de junho de 2016 também no site do festival.
 
.: mais informações no site cineramabc.com.br :.
Escrito por André Gevaerd, 30/03/2016 às 15h22 | andre@cineramabc.com

Sergio Lamarca lança seu terceiro disco Flor&cimento

Sergio Lamarca estará lançando o seu terceiro trabalho: Flor&cimento, o disco é a fusão entre o instrumentista, o produtor, o canceioneiro, o poeta, o ator, o humorista e todos os "eus" que existem no artista.
A poesia da obra de Larmaca traz muito do jazz e da cultura Africana presente em suas raízes florecendo-as na música brasileira; Além dessas, recebeu influência da música instrumental através do Festival de Música de Itajaí, onde estudou com grandes nomes da música, como Arismar do Espirito Santo, Heraldo do Monte, Alegre Correa, Nelson Farias, Roberto Sion, Jorge Helder, entre outros. Suas canções também são influenciadas por outras artes, por ilustradores, artistas plasticos, escritores e cineastas.  
 
 
O artista teve a honra de graver com Alegre Correa e Arismar do Espirito Santo, mestres que o entusiasmaram e grandes da música instrumental, com reconhecimento nacional e internacional. 
 
Flor&cimento é sólido e delicado, um disco consolidado com grande qualidade instrumental assim como poética.
 
Mais informações sobre o artista acesse: www.sergiolamarca.comwww.sergiolamarca.net 
 
 
Teaser: 
 
Video/Apresentação do projeto: 
 
Campanha de Financiamento Coletivo:

http://www.kickante.com.br/campanhas/florcimento-pressagem                     

 

     

 

 

 

 

 

 

     

 

 

 

   

 

 

     

 

     

 

 

 

   

 

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

 

 

   

 

 

     

 

     

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

     

 

 

 

   

 

 

     

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

     

 

 

   

 

 

     

 

 

 

 

 

Escrito por André Gevaerd, 03/03/2016 às 00h21 | andre@cineramabc.com

Mostra de Cinema Infantil celebra 15 anos e abre Inscrições à filmes de todo o mundo

Estão abertas até 19 de março as inscrições para a 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que ocorre no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, de 2 a 10 de julho. Pela primeira vez, a mostra competitiva vai ter também uma categoria internacional. Podem participar da seleção produções nacionais e estrangeiras de todos os gêneros e formatos de curta-metragem.

Faça sua inscrição neste link

You can read this article in english here

Usted puede leer este artículo en español aquí

Para as produções nacionais, em parceria com a TV Brasil, o festival concederá quatro prêmios. Melhor Animação e Melhor Ficção, escolhidos pelo Júri Oficial; Prêmio Júri Popular, concedido pelo voto do público; e o Prêmio Especial, apontado por um júri formado por crianças. Todos receberão o prêmio aquisição da TV Brasil no valor de R$ 5 mil. Os seis melhores filmes estrangeiros recebem troféu da Mostra e serão exibidos em sessões especiais, com dublagem ao vivo.

Os regulamentos e a fichas de inscrição estão disponíveis em www.mostradecinemainfantil.com.br/inscricoes. Todo o processo é online, incluindo o envio dos filmes. A relação das obras selecionadas será divulgada no início de abril. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail inscricoes@mostradecinemainfantil.com.br ou pelo telefone (48) 3065-5058.

Além das janelas competitivas, o festival de Florianópolis apresenta sessões de filmes de curta e longa-metragem de todo mundo, destacando diretores e também realizando um fórum político. Realizada há 15 anos, a Mostra já fez mais de 500 mil espectadores e foi definitiva para desencadear políticas nacionais para o cinema infantil.

Escrito por André Gevaerd, 25/02/2016 às 13h42 | andre@cineramabc.com

Aberta as inscrições do FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul

Completando 20 anos de dedicação ao desenvolvimento da cinematografia dos países membros do Mercosul, o Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, proporciona um espaço de formação de público, difusão da produção latino-americana e regional, além da reunião de profissionais do setor.

 As inscrições vão até o dia 10 de março e podem participar documentários de longa e média-metragem, filmes de temática infanto-juvenil em todas as metragens e curtas de todos os gêneros, com até 30 minutos de duração, e irão concorrer nas seguintes categorias: Mostra de Curtas Mercosul e Catarinense, DOC – FAM e Mostra Infantojuvenil. As inscrições são gratuitas no site www.famdetodos.com.br.

O 20º Florianópolis Audiovisual Mercosul será realizado de 17 a 24 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Exigências

As produções inscritas no FAM 2016 devem ter legendas. Filmes falados em português precisam ter legendas em espanhol, e os em espanhol, legendas em português, diretamente no vídeo de seleção. No caso de produções em um terceiro idioma é preciso ter legenda dupla, em português e espanhol.

Filmes inscritos na Mostra Infantojuvenil, que sejam adequados ao público de até 10 anos estão isentos do envio de arquivo de legenda. É necessário apenas enviar a lista de diálogos no idioma original.

Podem participar filmes finalizados a partir de 2014 e o ineditismo é desejável, porém não é critério de desclassificação, mas um critério de seleção com pontuação extra.

O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.famdetodos.com.br

Vencedores 2015

Entre os dias 17 e 24 de maio o Circuito FAM de Cinema apresentará os filmes vencedores da edição 2015 em diversas cidades de Santa Catarina. No ano passado, 21 cidades receberam o Circuito FAM que tem o objetivo de descentralizar e democratizar o acesso às produções de cinema do Mercosul para público diverso, sempre com entrada gratuita. Em breve, será aberta as inscrições para os pontos de cultura que quiserem receber a Mostra.

 

Inscrições para o 20º FAM

Até o dia 10 de março de 2016

Circuito FAM de Cinema

17 a 24 de maio de 2016

20º FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul

17 a 24 de junho de 2016

 Site Oficial: www.famdetodos.com.br

Escrito por André Gevaerd, 23/02/2016 às 14h00 | andre@cineramabc.com

Catarina Criativa 2016

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO CATARINA CRIATIVA 2016

Autores e produtoras audiovisuais catarinenses podem ter ajuda no Catarina Criativa para viabilizar seus projetos audiovisuais (curta, série, telefilme e longa). Os projetos audiovisuais selecionados para participar da Mostra Catarina Criativa 2016, serão apresentados para potenciais patrocinadores através de um banco de projetos online e de apresentações de projetos durante o evento principal da mostra de projetos.

Confira mais informações em www.catarinacriativa.org.br

 

Escrito por André Gevaerd, 18/02/2016 às 15h16 | andre@cineramabc.com

Filme apresenta as semelhanças entre moradores do interior de SC e do sertão do Rio Grande do Norte

POR: NÚBIA GARCIA (nubiagarciah@yahoo.com.br) - assessoria de imprensa

O olhar do cineasta Fernando Leão sobre a cultura e as particularidades dos moradores da Serra Catarinense e do Sertão Potiguar, no Rio Grande do Norte, vai ser apresentado ao Brasil, no dia 9 de maio, pelo documentário“Da Serra ao Seridó - Vivências de um Brasil de Contrastes”. O longa-metragem apresenta as semelhanças entre duas localidades geograficamente distantes, mas muito próximas pelas tradições e costumes de seus povos.

Lages, no interior de Santa Catarina, fica a quase 3,5 mil quilômetros de distância da cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte. A distância que separa as duas cidades não é empecilho para que populações com vivências tão contrastantes, sejam cheia de semelhanças.
Seja um tropeiro serrano e um vaqueiro do sertão, seja os artistas que pintam as paisagens de cada local, ou as benzederias e curandeiras, cada personagem retratado no longa-metragem “Da Serra ao Seridó - Vivências de um Brasil de Contrastes” carrega consigo parte histórias que contribuíram para a construção cultural de suas regiões.
“Acho importante os espectadores conhecerem as vivências desses personagens através de suas memórias. Trabalho um documentário de memória, onde aquilo que a pessoa vive se torna latente através de seus gestos, formas de se expressar e mais. É o momento de ouvir o outro e perceber o quanto nossas experiências são humanas e nossas riquezas estão contidas dentro de nós mesmos.”

PRODUÇÃO| As gravações do material começaram a ser feitas em 2012 e a pós-produção começou em 2013 e foi finalizada no início de 2015. O primeiro local a receber a equipe para as filmagens foi o Seridó, em fevereiro de 2012. Em julho do mesmo ano, os produtores estiveram na Serra Catarinense.
Após meses de trabalho, com um vasto material captado (foram 54 entrevistas efetuadas), a equipe de pós-produção enfrentou uma difícil tarefa: selecionar os melhores depoimentos e transformar as imagens brutas em um sensível filme que traduz a essência destes povos.
A ideia original do projeto era produzir um curta-metragem, mas com a quantidade de material captado, o curta virou um longa. “Conseguimos trazer para o filme pontos que retratam as semelhanças, como a arte das paisagens locais, os curandeiros e as histórias das pessoas; e o contraste, como o clima tão diferente”, analisa Fernando.
Das 54 entrevistas captadas, 14 entraram na montagem final do filme, que tem 90 minutos de duração.
A pré-estreia do filme vai acontecer na terra natal do cineasta, Lages, no dia 9 de maio, em uma das mais belas salas de cinema do Brasil, o Cine Marrocos. A exibição será às 20h30min.
O longa-metragem é dirigido por Fernando e contou com o suporte do historiador Lourival Andrade Jr., que é professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

PRODUÇÃO
Arsego Produções

CO-PRODUÇÃO
Baiuca Filmes

PATROCÍNIO
Correio Lageano, Dalmolin Pneus, Disauto, Prefeitura Municipal de Lages, Fundação Cultural de Lages, Prefeitura de Cruzeta/RN, Lafi Cosméticos, Transul.

APOIO
Arcoplex Cinemas, Onda Sonora, Transitoriamente, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CERES - Centro de Ensino Superior do Seridó

Fanpage no facebook:  https://www.facebook.com/daserraaoserido

Trailer 1: https://www.youtube.com/watch?v=6rTajR4h4O8

Trailer 2: https://www.youtube.com/watch?v=1V92jkwUeBs

Chamada Cine Marrocos: https://www.youtube.com/watch?v=jI96wQQyEVE

Escrito por André Gevaerd, 03/02/2016 às 14h30 | andre@cineramabc.com



1 2 3 4 5 6 7 8 9

André Gevaerd

Assina a coluna CINERAMA BC

Nasceu em Balneário Camboriú, resolveu fazer cinema, mudou-se para São Paulo, fez muitos filmes, voltou para Balneário. Continua fazendo filmes. Diretor do Festival CinemaramaBC e idealizador da sala de cinema e eventos, ArtHouse.


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade