Jornal Página 3

Foto: Ivan Rupp

Publicidade

Renata Rutes

Balneário Camboriú é conhecida internacionalmente e movimenta turistas ao longo de todo o ano, mas principalmente no verão, quando recebe visitantes de todas as partes do país e do exterior. A cidade, que é famosa pelos seus grandes edifícios e por suas praias – principalmente a Central, tem variedade de bares, restaurantes, um comércio para todos os gostos e bolsos e muitas atrações turísticas, entre elas, o Teleférico, o Cristo Luz, o Barco Pirata, o Molhe Barra Sul e duas novidades nesta temporada, o Molhe Barra Norte (ainda não totalmente concluído, mas já pode ser visitado) e o Oceanic Aquarium, o novo aquário da cidade.

Apesar da ausência dos argentinos ser bastante sentida (por conta da crise econômica vieram em número bem menor que em temporadas anteriores), a cidade continua movimentada, já iniciando seus preparativos para o Carnaval de Rua que promete ser o melhor dos últimos 10 anos.

Foto:Divulgação/Bombeiros BC

Esta semana, a reportagem conversou com alguns turistas, para saber o que acham da cidade e seus atrativos. Confira!

Fotos: Renata Rutes

ÉDINA MENDES, dona de casa de São Paulo, estava visitando Balneário Camboriú com a filha, Luiza

“Somos de São Paulo e estamos pela primeira vez em Santa Catarina e no Sul. Esse é o nosso primeiro dia em Balneário Camboriú (terça-feira, 14). Viemos para o Beto Carrero, vamos dois dias com guia, e ela nos incentivou a vir conhecer Balneário. Fomos ao Teleférico e na Passarela, na praia e também na Havan e na Estrada da Rainha. Estamos achando a cidade maravilhosa, e também vamos para Pomerode, conhecer o zoológico”.

Cristina (segunda de chapéu, esquerda pra direita) com amigos de Sergipe.

CRISTINA DIAS OLIVEIRA, consultora de beleza de Sergipe estava na cidade com um grupo de amigos

“Estou visitando Balneário Camboriú pela primeira vez, e estou achando a cidade maravilhosa. Sou de Sergipe, adorei a Barra Sul, achei um lugar lindo. Os preços são bons, tanto nas lojas quanto nos restaurantes, é ‘ok’ comparando aos outros lugares que fomos. Aqui em Balneário tudo é perfeito”.

Ângela (centro, de saída de praia branca) com a família.

ÂNGELA MARIA RUFINO DE AZEVEDO, é professora em Siqueira Campos/PR, e fazia 12 anos que ela não vinha para Balneário Camboriú

“Nesses 12 anos que não vim a Balneário percebi que a cidade está mais limpa, mais cuidada. Não achei as coisas caras, comparando com as praias do Paraná, que costumo visitar com a minha família, os preços estão parecidos. O comércio daqui é tudo de bom, bem variado. A praia vamos mais nessa principal, a Central. Não achamos a água suja, está boa, a areia e as ruas também estão bem limpas”.

IDALINA PRENCES FIGUEIREDO, psicóloga de Mandaguari/PR, vem para Balneário todos os anos

“Praticamente todos os anos venho para Balneário com a minha família. Gostamos de tudo na cidade, a estrutura, os restaurantes, bares, comércio, nos sentimos seguros para sair só as mulheres à noite, por exemplo. Sabemos que em lugares turísticos as coisas são mais caras, mas aqui é acessível. O mar neste verão está melhor, já foi mais sujo. Inundações que eram comuns também não vimos. Ficamos mais na Praia Central, mas também visitamos as outras, como Laranjeiras e a Praia Brava de Itajaí. Fazemos caminhadas pela cidade, gostamos da vida noturna, como as baladas Shed e Warung, e também do Passeio San Miguel, bares com música ao vivo. Balneário é uma cidade completa e gostamos muito.

VICTOR BASUALDO, paraguaio que trabalha com importação visita Balneário Camboriú há 20 anos

“Adoro Balneário, venho há 20 anos. A cidade melhorou muito nesse tempo, está mais limpa, mais segura, o mar melhorou muito também. Há mais atrativos, como o teleférico, os dois molhes. É uma cidade para a família. Gostamos da praia, saímos à noite, as mulheres adoram o comércio (risos). As lojas têm muita variedade, são bem diferentes do Paraguai. O preço está bom, não é muito caro”.

SÔNIA OLIVEIRA ALMEIDA, advogada de Campinas/SP, tem apartamento e visita Balneário com frequência

“Venho durante o ano quando há feriados prolongados, gosto também de vir agora no verão para ficar mais tempo. Amo essa cidade, espero um dia, quando me aposentar, poder vir morar aqui. Estou com 45 anos, daqui algum tempo quem sabe eu possa fazer isso. Meus filhos e meu marido também adoram, temos amigos que moram aqui, já é a nossa segunda casa. Concordo que a cidade está bem mais limpa, há alguns dias em que há algas no mar, mas está bem melhor do que há alguns anos. E pra quem não gosta da Praia Central há tantas outras perto daqui. O bom de Balneário é que há opção para todo mundo. Eu acho que as coisas estão um pouco caras, tanto no mercado quanto comércios e restaurantes, mas isso é em todo lugar. Dá para aproveitar tudo, nós também trazemos lanches para comer na praia e à noite ou no almoço comemos fora. Vamos economizando (risos)”.

EDUARDO FRAGOSO LACERDA, engenheiro de Porto Alegre/RS, diz que ‘cresceu’ em Balneário e hoje visita a cidade com a família

“Meus pais têm apartamento em Balneário desde os anos 80, então cresci passando os verões aqui, e hoje venho com a minha família, filhos e esposa, também trago meus sogros, outros amigos vêm e ficam em hotel. Sempre nos reunimos aqui, é a nossa cidade no verão. Balneário está mais limpa neste verão, a praia também. Um problema que notamos é a presença de mendigos, parece que aumentou um pouco, mas acho a cidade segura, tranquila, vemos guardas e policiais nas ruas. Os restaurantes são um pouco caros, bebidas também, mas já conhecemos o padrão da cidade e sempre costumamos vir preparados. O comércio é variado, tem opções para todos os bolsos, a Brasil mesmo é um shopping a céu aberto. Balneário é uma cidade nota mil!”.

Página 3
Foto: Ivan Rupp

Verão em Balneário Camboriú: turistas falam sobre a praia, comércio e a cidade

Publicidade

Quinta, 16/1/2020 16:05.

Renata Rutes

Foto:Divulgação/Bombeiros BC

Fotos: Renata Rutes

Cristina (segunda de chapéu, esquerda pra direita) com amigos de Sergipe.

Ângela (centro, de saída de praia branca) com a família.