Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Fórum de Gestão Lixo Zero reuniu pelo menos 100 pessoas

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Divulgação

Terça, 26/7/2016 14:01.

Balneário está se aproximando cada vez mais de se tornar uma cidade Lixo Zero. No Fórum realizado na segunda-feira (25) foi iniciada a criação de um documento público que decidirá como a cidade conquistará esse título.

A coordenadora do Lixo Zero Balneário Camboriú, Luciana Andrea, conta que 100 pessoas participaram do momento, que iniciou às 13h30 e se estendeu até às 22h. “Foi muito bacana. Conseguimos reunir vários atores para discutir a gestão de resíduos, como a Emasa, Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente, Ministério Público e Cooperativas de Catadores”, diz. Também participaram pré-candidatos à prefeitura (Luciana preferiu não citar nomes) e vereadores.

Segundo a coordenadora, o debate realizado foi extremamente positivo e serviu para o começo da criação do que virá a ser o documento público que será apresentado no próximo dia 29 de agosto. O grupo se reunirá mais duas vezes para finalizar as discussões. “Queremos construir uma plataforma de gestão de resíduos para que Balneário Camboriú consiga alcançar o Lixo Zero até 2030. Estamos analisando como podemos chegar lá, e queremos começar parando de enterrar matéria prima (lixo nos aterros). Estamos enterrando dinheiro”, explica.

Mudanças profundas

Balneário até hoje não possui um planejamento sobre a gestão dos resíduos em longo prazo. Preocupado com isso, o coletivo BCLIXOZERO, formado pela sociedade organizada, empresas e governantes – vem se reunindo desde o ano passado, independente da iniciativa do poder público. Agora o grupo quer amplificar o assunto e abrir ainda mais o espaço para proposições.

Próximas ações

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade