Prosa pelo Mundo entrevista profissionais brasileiros em quatro continentes

A série de lives de entrevistas ‘Prosa pelo Mundo’, que entrevistará 11 profissionais brasileiros naturais de Santa Catarina ou que já viveram no Estado e, atualmente moram em quatro continentes ao redor do mundo, inicia nesta terça-feira (11), às 16h, através do YouTube.

Estarão participando quatro jornalistas egressos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali): Ana Maykot, que está na Nova Zelândia, Julia Dourado, na Alemanha, Júlia Paniz, na Austrália e Jonas Augusto, no Canadá. Eles trabalham em diferentes segmentos de produção de conteúdo para veículos de comunicação.

O bate-papo estará aberto ao público que poderá interagir e fazer comentários, compartilhando experiências e fazendo perguntas.

Os interessados podem inscrever-se para acompanhar as lives em: linkme.bio/aprosacultural

A proposta do Prosa pelo Mundo é dialogar sobre como a economia cultural se desenvolve em cada cidade e como esses profissionais se alimentam culturalmente, além de conhecer os espaços culturais de cada lugar, e o que têm feito para se reinventar durante a pandemia provocada pelo coronavírus.

A ideia é intercambiar culturalmente e descobrir possibilidades de impacto positivo para a produção cultural e artística.

Os entrevistados da série são artistas, jornalistas, escritores, viajantes e historiadores brasileiros que, atualmente, moram na Argentina, Austrália, Canadá, Escócia, França, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia e em Portugal.

A proposta é trocar ideias e, principalmente, dicas para melhorar a prática profissional.

“A pandemia vem modificando e mostrando que é necessário pensar o virtual não apenas do ponto de vista da falta de realidade, mas por via positiva, como possibilidade de presença, ainda que mediada por dispositivos. Ampliar o que é o contemporâneo e seus desdobramentos. O mundo inteiro está conectado, mas claro, alguns com muitos privilégios outros com poucos ou nenhum”, acrescenta Camila Gonçalves, jornalista e idealizadora do projeto.

O YouTube foi a plataforma escolhida para possibilitar a troca de experiências e aproximar as pessoas que estão em diferentes países. Um trabalho de apoio também é realizado nas redes sociais para divulgação do projeto, evidenciando a importância da Internet em um momento de mudança na comunicação. O meio tornou-se fundamental para a reinvenção de profissionais e de seu trabalho.

O Prosa pelo Mundo foi aprovado pelo Edital de Eventos Culturais Comunitários da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí.

A jornalista e produtora Camila Gonçalves

Programação

Acesso: linkme.bio/aprosacultural

*Dia 13 (terça-feira) – às 16h

Convidados: Ana Maykot (Nova Zelândia), Julia Dourado (Alemanha), Julia Paniz (Austrália) e Jonas Augusto (Canadá)

*Dia 20 (terça-feira) – às 16h

Convidados: Anelise Kaminski (Escócia), Volmir Cordeiro (França) e Tatiane Cobbett (Portugal)

*Dia 27 (terça-feira) – às 19h30

Convidados: Ana Lunedo (Portugal), Juliete Lunkes (Argentina) e Sérgio Basílio (Irlanda)

Ficha Técnica

  • Produção: Camila Gonçalves
  • Assessor de Conteúdo: Osmar Domingos
  • Gerenciamento mídia social: Joá Bitencourt
  • Designer gráfico: Anna Bittencourt
  • Técnica: Leonam Nagel

Fonte: Prosa Cultural