Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama inicia nesta quinta-feira

O Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) realizará mutirões de atendimentos especializados voltados à saúde feminina, com o intuito de orientar as mulheres a realizar os cuidados durante o ano inteiro. A movimentação faz parte da Campanha Outubro Rosa, que alerta as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e recentemente o colo de útero.

No próximo sábado (3) serão realizadas consultas ginecológicas, para mulheres que já estão aguardando avaliação. As consultas serão pré-agendadas, das 8h às 17h.

No dia 24 de outubro (sábado), haverá coleta de preventivo e exames clínicos das mamas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, além de atendimento com médica mastologista no NAM para mulheres que apresentarem alguma alteração. Para ambos, as mulheres devem procurar as Unidades Básicas de Saúde e realizar o agendamento a partir da próxima quinta-feira (1).

Durante os mutirões, a equipe de profissionais do Núcleo de Atenção à Mulher e as das UBSs também orientarão o público sobre a importância do autoexame das mamas e os benefícios do diagnóstico precoce bem como também hábitos e estilo de vida saudável.

Importante lembrar que as Unidades Básicas de Saúde e as clínicas retornaram a realizar os exames com todas as medidas de cuidados contra a Covid-19. Caso a paciente apresente algum sintoma suspeito devido ao coronavírus, a orientação é ficar em isolamento e não realizar os exames de rotina e prevenção nesse momento, entretanto, após o período de tratamento deve realizá-lo o quanto antes.