Live ‘Certos Amigos’ vai homenagear o músico Daniel Lucena

A obra do músico e compositor catarinense Daniel Lucena será resgatada em uma série de lives, de 3 a 6 de março, através do projeto ‘Certos Amigos’, que vai apresentar mais de 30 atrações. As transmissões ao vivo contarão com novas interpretações e arranjos das canções de Lucena, além de poesias e análises de suas composições. O evento on-line foi viabilizado através da Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio de edital da Fundação Cultural de Itajaí.

Descrito pelos colegas, amigos e familiares como carismático, humilde e divertido, Daniel Lucena deixou um vasto acervo de canções e compôs diversos sucessos interpretados nos álbuns do grupo Expresso Rural entre 1981 e 2020. Entre elas, clássicos como “Certos Amigos”, “Nas Manhãs do Sul do Mundo” e “Sol de Sonrisal”.

O músico, natural de Lages, faleceu no dia 16 de dezembro de 2020, aos 60 anos, em decorrência de um câncer.

“Certos amigos mostram que o mundo ainda é bom”

Para homenagear Lucena, as lives trazem um festival de interpretações e bate-papos com uma constelação de artistas do cenário catarinense e amigos do homenageado. Estão confirmados os músicos Arnou de Melo, Banda Itajazz, Bárbara Damásio, Capim, Dentinho Arueira, Giana Cervi, Música Orgânica, PercuSax e Vitor Soutau. Destaque também para a intérprete e irmã de Daniel, Louise Lucena, e para o músico e colega de Expresso Rural, Volnei Varaschin.

A análise das obras e a declamação de poesias nas lives ficará por conta dos professores e profissionais: Gika Voigt, Rafaelo de Goes, André Soltau, Elis Castro e Lieza Neves. A arte do cenário e divulgação é obra de Silvana Maria da Rocha.

As lives terão duas horas de duração e serão transmitidas pelo canal de YouTube da Café Maestro Produções (youtube.com/cafemaestroproducoes), sempre às 20h30. O projeto contará com participações gravadas, depoimentos de amigos, colegas de carreira e familiares do músico, além de bate-papos ao vivo.

“É com o desejo de perpetuar a presença do nosso querido amigo, músico e compositor Daniel Lucena que apresentamos o projeto Certos Amigos, uma justa homenagem em forma de música e poesia. Queremos registrar através destas lives parte da obra de Lucena e dar visibilidade ao seu vasto acervo de composições, pois existe uma lacuna de regravações e interpretações de sua obra. O registro ficará disponível no YouTube para despertar o olhar mais atento do público e incentivar o interesse pela obra deste artista, que é um dos principais compositores catarinenses”, destaca Didi Maçaneiro, um dos idealizadores do projeto.

Elaine Calove