Por Arquiteta
Ketllyn Rodrigues

Pratik Arquitetura  

A estação mais quente do ano dará boas-vindas em breve. Assim como o tempo muda, nossos hábitos e até nossa casa também ficam diferentes, e nada melhor do que prepara-la para receber o verão.

Separei algumas dicas para você deixar os ambientes mais frescos e curtir mais o seu lar nesse período!

1. Clima Praiano

Exemplo de ambiente. Fonte: Pinterest

Quando pensamos no verão, já pensamos em praia não é mesmo? Fazer um pedacinho da sua casa lembrar o litoral é uma delícia. Para isso invista em itens com materiais de fibras e palhas, como também na cor azul que nos lembra o mar.

2. Tecidos

Exemplo de ambiente com almofadas coloridas. Fonte: Pinterest

Aposte em tecidos leves, e de cores claras, pois eles retêm menos calor que os escuros. O preto, por exemplo, absorve até 98% de calor, já a cor branca, apenas 20%. E para trazer uma proposta “summer trend” com estampas e cores da estação no seu ambiente, troque a capa das almofadas.

3. Cortinas

Exemplo de quarto com cortina dupla. De linho e persiana rolo. Fonte: Pinterest

No inverno utilizamos cortinas com tecidos mais arrojados, já no verão a pedida é de tecidos mais fluídos como o linho ou voal. Como opção, temos também, as persianas rolô de tela solar, que bloqueiam os raios solares e ajudam muito na temperatura do espaço.

4. Lâmpadas

Caso você ainda possua lâmpadas incandescente ou florescente, opte pela tecnologia de led. Além de economizar na energia, elas não esquentam o ambiente.

5. Área Externa

Exemplo de sacada. Fonte:Pinterest

Para quem tem um quintal ou sacada, é um ótimo lugar para aproveitar o sol e a brisa. Você pode decorar com mesinhas que comportem bebidas e petiscos, pufes ou cadeiras coloridas, um balanço ou uma rede para uma boa leitura. Obs. É necessário verificar a estrutura do local para a instalação dos mesmos.

6. Fragrâncias

Nada melhor do que um lar cheiroso. O aroma nos ambientes desperta várias sensações, enquanto no inverno cai bem notas amadeiradas, no verão pode apostar nos aromas mais cítricos e florais como o lavanda, orquídea, chá branco, limão siciliano.

7. Plantas

Por último, mas não menos importante. Essa época do ano pede muitas plantas e arranjos. Os tons coloridos e verdes complementam a decoração de um jeito moderno e deixam o ambiente mais leve, com frescor e cor. Abuse das plantas tropicais. Obs. Se tiver espaço, escolha um jardim vertical que trará vida para sua casa.


Fim de ano é sempre uma época muito corrida, e encarar uma renovação decorativa pode parecer uma tarefa que exige muito tempo, mas é super possível fazendo mudanças sutis. Clique Aqui!