Atriz conta histórias africanas para crianças pelo Youtube a partir desta quarta-feira

Os vídeos produzidos para o Youtube pela atriz e contadora de histórias Sabrina Vianna, de Itajaí, terão duração de 20 minutos e serão disponibilizados todas as quartas-feiras deste mês até outubro, sempre às 14 horas e ficarão disponíveis gratuitamente no canal: youtube.com/ContosdaSa. O primeiro será lançado nesta quarta-feira (16).

O projeto cultural “Contos da Sá: Histórias do Continente Africano” irá mostrar Contos Africanos, Pílulas Antirracistas e uma live no Instagram da artista (@sabrina__vianna) “Explicando o Colorismo para crianças”, que será realizada dia 28 de outubro, às 14h.

“O projeto surgiu da importância em contar sobre os guerreiros, guerreiras e líderes quilombolas que desenharam a História do Brasil, e que muito pouco é abordado nas escolas. Ao contrário da ênfase na trajetória dos imperadores Dom Pedro I e II, por exemplo. Pouco se aprende sobre a influência negra no nosso país além da escravidão. A intenção é promover informação sobre histórias de resistência e representatividade”, completa a idealizadora do projeto Sabrina Vianna.

Estas ações oferecidas ao público internauta produz aplicabilidade à Lei 10.639/2003 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da presença da temática História e Cultura Afro Brasileira e Africana. O texto da Lei menciona que o conteúdo programático incluirá a luta dos negros no Brasil, a cultura negra e formação da sociedade nacional resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil.

O projeto é patrocinado pelo Edital Eventos Comunitários, da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura Municipal de Itajaí. Um realização do Grupo Intrépidos, com sede em Itajaí.