Por Arquiteta
Ketllyn Rodrigues

Pratik Arquitetura  

Muitas pessoas pensam em construir ou reformar sua casa dos sonhos, e gostariam de economizar na sua obra, porém nem sempre sabem por onde começar.

Há uma grande parcela de pessoas que fazem suas obras, sejam elas construção nova ou reforma sem acompanhamento profissional e sem planejamento, o que resulta em algumas dores de cabeça, prazos muito maiores do que o esperado e inúmeros gastos excessivos.

Existem algumas dicas práticas para que você possa evitar esses problemas e manter os custos sob controle:

1. Faça Planejamento

Tempo e dinheiro estão diretamente ligados quando o assunto é obra. Quanto maior a sua obra, maior será o tempo, consequentemente maior será o custo. Ou seja, tenha em mente o que você quer fazer e o quanto você pode investir antes de projetar, assim fica mais fácil de decidir, se fará a obra por inteira ou por etapas. Sem planejamento, a sensação que tem, é que a obra nunca termina.

2. Mão de Obra Qualificada

Desconfie do “faz-tudo”, é aquele velho ditado: quem faz tudo, não faz nada bem-feito e compromete o acabamento desejado. A escolha dos profissionais é uma etapa delicada e importante, e tomar decisões levando em consideração apenas o valor cobrado pela prestação do serviço é um erro comum. Contrate de preferência, uma empresa com boas referências, que tenha um responsável técnico pela execução da sua obra, isso pode ter um orçamento um pouco mais alto no início, porém você evita, possíveis adicionais cobrados e a lista de matérias intermináveis como mais tintas, mais argamassa.

3. Atente-se aos Prazos

Se planeje. Lembre-se que para fazer sua obra é necessário de um projeto, sendo assim, leve sempre em consideração, além da obra, também o prazo do projeto. Ao longo da execução é necessário, a contratação de outros profissionais / empresas / materiais, com isso tenha um cronograma, que irá lhe ajudar a saber o momento correto da contratação, evitando assim retrabalhos e atrasos.

4. Orçamentos

Outro ponto importante para quem quer economizar na obra. É imprescindível que faça sempre mais de um orçamento, pois os preços variam muito de uma loja para outra. Negocie descontos efetuando compras volumosas, como por exemplo, tudo em uma loja só, você poder ter um bom desconto desta forma, do que comprar um pouco em cada loja. Além de economizar dinheiro, irá poupar muito seu tempo.

5. Escolha dos acabamentos

Os itens de acabamentos como pisos, luminárias, tintas, metais, apresentam grande variação de preços. É justamente nessa fase que muitos estouram o orçamento, por isso é importante que um profissional lhe ajude nessa escolha, e indique quais ambientes necessitam de materiais com melhor qualidade, e quais opções apresentam o melhor custo x benefício, assim você consegue economizar onde for possível, nos ambientes que não necessitam de tanta atenção.

6. Contrate um Arquiteto

Há um grande mito que, contratar um Arquiteto é caro demais. E na verdade é justamente ao contrário, pois o valor do serviço deste profissional é muito pequeno em relação ao total da obra. O Arquiteto é quem garante um projeto de acordo com o seu gosto, as suas necessidades e o seu orçamento, pois ele saberá te direcionar e indicar o melhor custo x benefício para atender a sua expectativa com a obra.


Sem dúvidas, construir ou reformar é algo que demanda investimento e tempo, e é possível sim, economizar sem perder qualidade e beleza, desde que todas as etapas sejam realizadas de forma correta! Clique Aqui!