Por Arquiteta
Ketllyn Rodrigues

Pratik Arquitetura instagram.com/pratik.arquitetura/

Com a chegada do inverno essa semana, teremos dias com temperaturas bem amenas, principalmente no sul do País e nada como deixar a casa quentinha com dicas de decoração para deixar o ambiente mais quentinho e acolhedor.

A tendência nessa estação é ficarmos mais em casa e fazer coisas que a gente ama como tomar um chocolate quente, aquela sopa, e também caprichar nos itens de decoração. Preparei algumas dicas para você curtir mais o seu lar nesse período!

1. Para Aquecer

Exemplo de lareira portátil na sala. Fonte: Pinterest

Quando pensamos no inverno, primeira coisa que nos vem a cabeça é em nos aquecer. Existem diversos modelos de aquecedor portáteis e para ambientes com até 10m² eles são bem-vindos. Já para os espaços maiores, você pode investir nas lareiras portáteis também que não demandam obras, pois funcionam a álcool.

Outra alternativa que temos são os toalheiros térmicos de banheiro, que servem para deixar a saída do banho mais confortável já  que você consegue aquecer a toalhas.

Exemplo toalheiro térmico. Foto Autoral

2. Cama Quentinha

Sempre ficamos um tempo a mais na cama no inverno, por isso aproveite para deixa-la mais confortável. Invista em cobertores e edredons em tons mais neutros que são ótimos para compor um ninho bem aconchegante e coloque cor nas almofadas e acessórios como as mantas, assim você consegue ter uma cama diferente a cada semana sem investir muito.

3. Sofá Gostoso

Exemplo de sofá com manta e almofadas. Fonte: Pinterest

As mantas quentinhas e almofadas não precisam ficar somente no quarto, pode apostar sem medo na sala também. Nada mais gostoso que assistir a um filme no aconchego desses itens. Dê preferência as mantas de tricô feito a mão e capas de almofadas com tecidos de veludo, algodão ou lã.

4. Tapetes macios

Claro que tapetes com tramas mais baixas são mais práticos para limpeza e uma ótima alternativa para estações mais quentes. Mas no inverno você pode optar por ter um modelo com tramas mais felpudas, ainda mais se você gosta de sentar no chão. Há inúmeras opções de cores e estampas, escolha a que mais combina com o estilo da sua casa.

5. Iluminação Indireta

Exemplo de sala com iluminação indireta. Fonte: Pinterest.

Não podemos esquecer um item que também é a cara do inverno. Ter uma iluminação indireta com luz amarela é o que vai deixar seu ambiente muito mais intimista. Abajures, fitas de led e spots dicroica são alguns exemplos que ajudam a criar uma atmosfera aconchegante.

Exemplo de banheiro sem e com iluminação indireta. Foto Autoral

6. Deixe o sol entrar

As cortinas também ajudam a deixar o ambiente mais acolhedor, aposte nos modelos em tons mais neutros e de preferência que elas encostem o chão caso você não tenha nenhum armário abaixo da janela, mas é essencial abri-las durante o dia para deixar o sol entrar e aquecer os ambientes. Aproveite para fazer isso nas janelas que voltadas para o norte pois elas recebem maior incidência solar, isso irá evitar a umidade e a proliferação de fungos.

7. Água Quente

Lavar a louça em dias muito frios é uma luta todo dia. Se você não possui  aquecimento central, o mercado já trouxe alternativas. São os aquecedores de passagem, eles funcionam como um chuveiro, quando você abre a torneira, a água passa por esse aquecedor e vem quentinha. Para isso você precisa de um ponto elétrico abaixo da bancada e também verificar antes se a sua rede elétrica suporta esse equipamento.

8. Vista as paredes

Além desses itens, é importante olharmos para o que mais temos em casa, as paredes. Para tirar aquela cor branca sem graça e trazer um aconchego maior, você pode pintá-las ou então aplicar papel de parede.


Espero ter ajudado você com essas dicas para passar um inverno mais agradável dentro do seu lar. Lembre-se, quando for comprar algum item, valorize os prestadores de serviços e produtores locais, eles precisam muito mais de nós nesse momento que estamos vivendo devido a COVID. Clique Aqui!