Por Arquiteta
Ketllyn Rodrigues

Pratik Arquitetura instagram.com/pratik.arquitetura/

Sabe quando surge aquela dúvida, em como dar uma cara nova ao espaço em que convive ou até mesmo a escolha de um imóvel? Um Arquiteto é o profissional ideal para ajudar nessas situações: seja por meio de um projeto completo ou por uma consultoria.

No serviço de consultoria, o profissional fornece uma série de orientações, a fim de sanar dúvidas e resolver problemas, desde decisões mais complicadas como compra de terrenos e imóveis, suporte na escolha de apartamentos que tenham uma planta mais adequada devido a posição solar, até ideias mais simples, como a escolha de cores e papel de parede.

Há vários tipos de consultorias no mercado de Arquitetura, e as de interiores são as mais procuradas, pois é uma das alternativas mais econômicas, que, você pode contar com ajuda de um Arquiteto para cuidar do seu espaço e ter as suas necessidades atendidas no seu tempo e investindo um valor dentro do seu orçamento.

O que é?

Uma consultoria de interiores pode ser presencial ou on-line, ela oferece uma orientação técnica para definir o layout mais adequado para o seu espaço, auxilia na escolha de cores, pinturas e revestimentos, reavalia os pontos de iluminação, e móveis.

Exemplo 1 de consultoria – ambiente corporativo – sala de reunião. Foto AUTORAL

Problemas relatados/detectados: luminárias fracas para o ambiente e falta de decoração.

Soluções: troca de luminárias para dar o efeito e a sensação diferente no espaço, inserção de objetos de decoração acima do móvel.

É possível ainda reaproveitar o existente, a intenção é sugerir as melhores alternativas de acordo com as problemáticas levantadas, e propor soluções mais práticas podendo até evitar o “quebra-quebra”.

ANTES


DEPOIS

Exemplo 2 de consultoria – ambiente residencial – suíte adolescente. Foto: AUTORAL

Problemas relatados/detectados: espaço escuro, cabeceira e papel de parede muito sérios, falta de espaço para colocar objetos.

Soluções: troca de papel de parede e cabeceira da cama para dar um ar mais jovial, remoção dos quadros da cabeceira da cama, remoção do restante do papel de parede do quarto e deixado pintura cinza mais clara, remoção da cortina mais escura, instalação de um painel ripado com prateleiras para colocar objetos de decoração, mantido a mesa de cabeceira, tapete e pufs.

Como Funciona a consultoria de interiores?

Na consultoria, o profissional avalia o espaço e procura entender as necessidades do cliente e o estilo dele, de forma a extrair todas as suas características para buscar soluções inteligentes aos ambientes.

O estudo sobre os clientes e as suas necessidades ocorre através de questionários e reuniões on-line ou presenciais. Assim, o arquiteto obtém uma melhor compreensão das expectativas que o usuário têm para aquele espaço, conseguindo ser mais assertivo em uma proposta que o cliente se identifique.

Exemplo de mini projeto. Fonte: Pinterest

Em seguida, o profissional reúne as recomendações que atendam às questões levantadas pelo cliente, e apresenta na forma de um mini projeto, podendo conter imagens 3D, desenhos, revestimentos, móveis, cores e objetos decorativos.

Com essas informações em mãos, é muito mais fácil encontrar o que precisa e a garantia que você terá seu espaço mais bonito, funcional e com investimento mais baixo.

Benefícios

  • Existem várias diferenças entre um projeto de arquitetura e uma consultoria. A principal é que, a consultoria se faz mais útil quando você não precisa de um projeto detalhado, o que reduz o custo do serviço;
  • Para quem busca soluções mais rápidas, a consultoria é um serviço prestado em um tempo menor do que um projeto;
  • Com a consultoria em mãos, você terá toda relação de itens, o que facilita a pesquisar os orçamentos e planejar como irá executar o projeto;
  • O objetivo da consultoria é oferecer soluções práticas, que facilitem a execução, o que contribui para um tempo muito menor de obra.
  • Com a redistribuição dos móveis, ou a inclusão de itens novos você pode reaproveitar melhor os espaços, dar um novo uso ao ambiente, ou então deixa-lo com um conforto maior.

A consultoria de interiores tem se tornado uma tendência no mundo da arquitetura, ainda mais agora com a pandemia, olhamos muito mais para dentro das nossas casas. Sabia que é possível contratar uma modalidade de projeto que pode ser feita de uma forma mais ágil e econômica?  Clique Aqui!