Busca: Buscar
RSS Feed Twitter Facebook Google+
Intolerância à lactose: cuidados com a alimentação
Divulgação

Após consumir leite ou seus derivados, algumas pessoas podem sentir dor abdominal, náuseas, desconforto, diarréia e gases. Em geral, tais sintomas são percebidos como um simples mal estar, típico de estômago sensível. Mas atenção: se o incômodo aparecer num período entre meia hora e duas horas após o consumo de laticínio, deve-se procurar auxílio médico, pois pode significar intolerância à lactose – uma rejeição do organismo ao leite e seus derivados.

 

Essa intolerância é resultado da falta da enzima lactase, produzida no intestino delgado, que tem a finalidade de decompor o açúcar do leite em carboidratos, para a sua melhor absorção.

 

"Com a deficiência ou ausência dessa enzima, a digestão da lactose torna-se difícil e chega ao intestino grosso inalterada, sendo fermentada por bactérias, produzindo assim acido láctico e gases", explica Patrícia Modesto nutricionista clínica do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Além disso, a presença de lactose no intestino grosso aumenta a retenção de água, podendo causar diarreia e cólicas.

 

A nutricionista ainda alerta para a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite. "A alergia é uma resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento. A intolerância trata-se de uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico", explica.

 

Como diagnosticar


Existem três tipos de intolerância à lactose.

 

Deficiência congênita da enzima : é um defeito genético raro, no qual alguns recém-nascidos, principalmente prematuros, nascem sem a capacidade de produzir lactose. Nesse caso a intolerância à lactose é permanente.

 

Diminuição enzimática secundária a doenças intestinais: bastante comum no primeiro ano de vida. Nesse caso, a criança tem uma deficiência temporária da enzima, devido à morte das células da mucosa intestinal, produtoras da lactase, principalmente quando há diarreia persistente. Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária até que essas células sejam repostas. Não existe um tempo exato para que isso ocorra, pois depende da resposta do organismo de cada pessoa.

 

Deficiência primária ou ontogenética: a mais comum na população. Com o decorrer da vida, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase a que qualquer adulto, sem idade exata, está sujeito.
A alergia é uma resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento. A intolerância trata-se de uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico

 

Ao perceber os sintomas (dor abdominal, náusea, gases, diarreia e cólicas) após ingerir laticínios, a pessoa deve procurar um gastroenterologista. Apesar dessa intolerância não causar riscos de vida, a sensação é de muito desconforto.

 

Uma vez diagnosticada a intolerância, pode-se prevenir novos sintomas excluindo leite e derivados, além de produtos ou alimentos preparados com leite. Outra forma de evitar os sintomas é usar os suplementos da enzima lactase, disponíveis em forma de cápsulas. O medicamento deve ser ingerido junto com os laticínios.

 

Importante lembrar que o não consumo de leite e derivados pode gerar falta de cálcio. E quem optar por eliminar os laticínios precisará de uma dieta especial.

 

Fonte: Site Einstein, publicado em março/2008 e modificado para este site.

 

A Farmácia Naturallis pode lhe auxiliar na sua escolha, através de produtos selecionados de acordo com as suas necessidades.

Nós temos a fórmula para que você tenha qualidade de vida!

 

As informações constantes neste material são de caráter informativo e não têm a intenção de substituir cuidados médicos apropriados, diagnósticos ou prescrições. Consulte sempre seu médico/profissional de saúde.

 


Terça, 8/5/2012 10:44.


Atenção leitor: o Página3 Expresso não se responsabiliza por comentários de terceiros; as responsabilidades estão definidas no Marco Civil da Internet. Para acessar o Marco Civil clique aqui.

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie neste site - Normas de Uso
© Desenvolvido por Pagina 3