Busca: Buscar
RSS Feed Twitter Facebook Google+
Óleo Essencial de Melaleuca (tea tree), inúmeras utilidades
Divulgação

As propriedades medicinais do óleo de melaleuca são conhecidas por centenas de anos pela tribo australiana de aborígines Bundialung. Eles tratavam muitas afecções com macerados das folhas da árvore e costumavam nadar na lagoa onde as folhas da árvore haviam tornado a água um banho terapêutico. O tea tree passou a ser conhecido no ocidente a partir da expedição do capitão James Cook, que em 1770 aportou na baía de Botany, Austrália, e observou os aborígenes fazerem chá com as folhas de uma árvore, usada com finalidades medicinais. O botânico da expedição, Joseph Banks, coletou amostras das folhas de diferentes espécies de melaleucas usadas neste chá nativo, e acabou por dar-lhes o nome de "tea trees" ou "árvores de chá".

 

O óleo essencial é um princípio ativo natural, ele se forma na planta por diversas razões, principalmente por seu metabolismo, ligado a reprodução e proteção do vegetal. Eles possuem características físicas similares ao álcool e ao éter, são voláteis e não deslizam diretamente quando aplicadas sobre a pele.

O óleo essencial de melaleuca auxilia com abrangência os cuidados da pele. É poderoso anti-séptico e fungicida, parasiticida, germicida, cicatrizante, pode ser utilizado contra quase todos os tipos de infecções.

 

Principais Características: originário da Austrália, tem aroma herbal, fresco, que lembra cheiro de remédio. Óleo amarelo tão clarinho que é quase incolor.

 

O que faz: com fragrância que lembra o aroma de raízes frescas, semelhante ao eucalipto, mas um pouco mais canforoso, é um poderoso óleo anti-séptico e fungicida, parasiticida, germicida e cicatrizante.

 

Bom para: Excelente no combate aos problemas de pele, sobretudo aqueles provocados por fungos. Indicado para banhos íntimos masculinos e femininos. Muito eficaz no tratamento de micoses de unha, aftas, dor de dente, dor de ouvido, candidíase, psoríase, frieiras, calos, furúnculos, herpes (labial, genital e zóster) e no tratamento de acne. Fortalece o sistema imunológico. Desodoriza os pés. Combate o mau hálito.

(Fonte: site terapia floral e plantas medicionais e fitoterapia e modificado para este artigo).

 

 

A Farmácia Naturallis pode lhe auxiliar na sua escolha, através de produtos selecionados de acordo com as suas necessidades.

Nós temos a fórmula para que você tenha qualidade de vida!

 

As informações constantes neste material são de caráter informativo e não têm a intenção de substituir cuidados médicos apropriados, diagnósticos ou prescrições. Consulte sempre seu médico/profissional de saúde.


Segunda, 23/4/2012 7:51.


Atenção leitor: o Página3 Expresso não se responsabiliza por comentários de terceiros; as responsabilidades estão definidas no Marco Civil da Internet. Para acessar o Marco Civil clique aqui.

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie neste site - Normas de Uso
© Desenvolvido por Pagina 3