Jornal Página 3
Colunistas
por Augusto Cesar Diegoli
por Marcos Vinicios Pagelkopf
por Céres Fabiana Felski
por Carlos Mayer
por Daniele Sisnandes
por Enéas Athanázio
Cultura

Dono do espaço não gostou do desenho


Geral

Operação reuniu multidão em Barra Velha


Esportes

Abertura foi realizada nesta segunfa-feira


Equilíbrio

Em debate resíduos sólidos na região da Costa Brava  


Saúde

Veja a programação do Outubro Rosa e participe


Publicidade


Publicidade

Resort de Balneário Camboriú terá programação especial para crianças e adultos


publicidade

Após sequência de erros que pode ter custado o penta, Vettel blinda Ferrari

JULIANNE CERASOLI
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Quando Lewis Hamilton começou sua reação no campeonato, com vitórias na Bélgica e na Itália, Sebastian Vettel se manteve confiante, sabendo que os circuitos de Spa e Monza eram amplamente favoráveis à Mercedes do inglês, e salientando que, especialmente na primeira etapa, o rendimento da Ferrari tinha sido até superior ao esperado.

Em Cingapura, de fato, a Scuderia voltou a dominar, mas um acidente na largada acabou com a corrida dos dois carros e abriu caminho para uma terceira vitória seguida de Hamilton.

A situação, contudo, ainda parecia reversível, até pela dificuldade da Mercedes em prever o rendimento do carro, mas se complicou de vez com algumas decisões discutíveis da Ferrari do ponto de vista técnico, tendo arriscado com um motor já com muita quilometragem -e que acabou quebrando logo antes da classificação na Malásia, fazendo Vettel largar em último- e avaliando mal a necessidade de troca da vela de ignição após a definição do grid no Japão. E Vettel agora tem uma desvantagem de 59 pontos com apenas 100 em jogo nas quatro últimas provas.

O desgaste da vela de ignição tem a ver com uma prática que já deu o que falar durante neste ano: usar lubrificantes no processo de queima de combustível, algo que foi limitado pela FIA ao longo da temporada, mas ainda é feito. E, curiosamente, a Mercedes trocou justamente a mesma peça no carro de Hamilton depois da classificação. A Ferrari identificou o desgaste apenas indo para o grid, tentou trocar a vela antes da largada mas, ainda assim, Vettel estava com cerca de 150 cavalos a menos de potência e acabou abandonando.

O abandono ocorreu uma semana depois de Vettel ter tido problemas no motor e não ter participado da classificação na Malásia, e de Kimi Raikkonen não ter largado em Sepang também por falta de potência.

Mesmo assim, Vettel tratou de defender a equipe. "Acho que eu preciso protegê-los. Eles fizeram um trabalho incrível até aqui. É obviamente uma pena o que aconteceu nas últimas duas corridas com os problemas de confiabilidade, mas às vezes é assim mesmo."

CRISE

Culpando a juventude da equipe de engenheiros pela sequência de falhas, o presidente da Ferrari, Sergio Marchionne disse que haveria mudanças. "Estamos trabalhando na qualidade do departamento e fazendo algumas mudanças organizacionais. Ter esse tipo de problema nos deixa bravos."

Vettel, por sua vez, quer evitar o clima de crise em Maranello. "Também ouvi isso [que Marchionne quer mudanças] mas não foi dele, e sim por meio da mídia, então não sei se o contexto é o certo. Mas sabendo o que está acontecendo internamente, não há pânico ou algum grande plano para reagir."

Apesar das declarações de Vettel, cada vez mais aumentam os boatos de que o próprio chefe Maurízio Arrivabene, está seriamente ameaçado, especialmente após as falhas operacionais da equipe que, em última análise, muito provavelmente vão custar a possibilidade de conquista do primeiro título da Scuderia em nove anos.

Hamilton tem a primeira chance de ser campeão já na próxima etapa, o GP dos Estados Unidos, que acontece dia 22 de outubro. Para isso, o inglês precisa marcar pelo menos 16 pontos a mais que Vettel. 


Quarta, 11/10/2017 12:29.


publicidade






publicidade





Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br