Jornal Página 3
Cineramabc Arthouse: o endereço de um novo ponto de arte na cidade

Rua São Paulo, 581. Esse será o endereço de um novo ponto da arte na cidade. A Cineramabc Arthouse, abre as portas neste mês e servirá como um grande polo de produção e compartilhamento de cultura em Balneário Camboriú.
 
Os frutos que a Cineramabc Filmes e o festival internacional de cinema trazem a Balneário são intangíveis. Da primeira edição do festival, em 2011 até agora, muita coisa aconteceu e o resultado mais recente dessa influência criativa é a chegada de um novo equipamento: a Cineramabc Arthouse.

A inspiração veio da demanda natural. O idealizador do projeto, André Gevaerd, sentia que além do festival de cinema, precisava se um espaço que funcionasse o ano inteiro.

Ele aproveitou os festivais pelo mundo, como Cannes, Milão e Miami, para tomar nota do que vinha sendo feito de novo e o que funcionaria em Balneário Camboriú.

Em busca do lugar

As buscas pelo local ideal começaram em 2016. André vasculhou a cidade toda e quando estava pensando em executar o projeto em outro município, encontrou o galpão no número 581.

“Acho que visitei quase todas as ruas, lojas, casas, galpões da cidade, fiz um processo que na profissão de produção de locação (especialista em encontrar locações para filmagens) se chama “pente fino”, contou André.

Aquela região da Rua São Paulo não é muito habitada, tem vários galpões e pequenas indústrias, um cenário que a primeira vista não seria atrativo para receber a casa. Mas foi justamente essa característica que atraiu Gevaerd.

“A região poderia se tornar um verdadeiro pólo para uma nova cara para a cidade a exemplo do que aconteceu com Wynwood District em Miami e Red Light District em Berlim. É possível ali que a cadeia artística e cultural possa dar uma nova cara ao local e valorizar também aquela região”, defende.

Trabalho árduo

A implantação da Arthouse foi desafiadora desde o princípio. O arquiteto Murilo César Lucena Vieira, sócio da A3UM Arquitetos, explicou que a estrutura preservará características originais do galpão, como as vigas metálicas aparentes da arquibancada e grandes tesouras de concreto da cobertura.

O requinte dos detalhes fará o contraste. Como uma conexão com o cinema, a Arthouse terá as poltronas da extinta sala de cinema Gemini, que funcionou na Avenida Paulista entre 1975 e 2010.

As poltronas foram trazidas e restauradas. Aqui elas terão apoio de luminárias e madeiras maciças que compunham as antigas salas de cinemas, aliando, segundo o arquiteto, “o design retrô das peças ao brutalismo do galpão industrial”.

A sala de cinema contará com tratamento acústico para evitar ruídos e vibrações do ambiente externo e para controlar a reverberação do áudio dos filmes apresentados.

“O sistema de iluminação também será diferenciado, com fitas de LED dimerizáveis por meio das aberturas dos perfil metálicos, criando um efeito luminoso único”, detalhou Murilo.

Como será

A Arthouse será dividida em diferentes estruturas em um mesmo espaço: salão para até 400 pessoas, cinema para 40 pessoas sentadas, coworking, produção com estúdio de filmagem e fotografia, além de sala de finalização para edição de imagem, gravação de som e mixagem.

A ideia, segundo Gevaerd, é disponibilizar o espaço para quem quiser adotar a estrutura. A Galeria 33 de Joinville, é um dos primeiros nomes confirmados para ocupar a Arthouse.

“Vamos apresentar programação mensal de cinema com lançamentos do circuito nacional e projeção de clássicos, apresentar peças de teatro, espetáculos de dança, música e outras artes. Formação através de oficinas e palestras”, antecipa Gevaerd.

Agenda

A Arthouse começa a promover oficinas a partir deste mês. A primeira será dia 22 de julho, sobre atuação, com Ivo Müller.

Para saber mais acesse o site.

Apresentação:


Sexta, 14/7/2017 17:45.




Cidade

Todos os moradores têm direito a voto 


Cidade

Conclusão da obra e licitação para concessão devem ocorrer até o final deste ano 


Geral

Algumas cidades do Estado estão em situação de emergência 


Geral

Cada um ganhou 3 ingressos completos para o teleférico 


Saúde

Campanha acontecerá nesta sexta-feira (28) 


Saúde

Guia da Sociedade Brasileira de Pediatria será lançado nesta quinta-feira 


Cidade

Evento aberro ao público, domingo, às 8h30, é promovido pela Embraed 


Publicidade

Acompanhados de um adulto pagante os pais têm passe livre para um final de semana inesquecível  


Cultura

Espetáculo será no dia 5, no Tetaro Municipal de Itajaí 


Cultura

Evento acontecerá de 8 a 11 de agosto no Mercado Público de Itajaí 


Cidade

Envie também a foto dos seus netos ou netas nesse Dia dos Avós 


publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br