Jornal Página 3
Coluna
Vinho comigo
Por Carlos Mayer

Harmonização: Complicar ou descomplicar?

Escolher o vinho para acompanhar uma refeição é um assunto que costuma gerar muita dúvida. Para resolver essa questão, ofereço duas opções: complicar ou descomplicar.
 
 
Complicando
Escolhida a comida, faça uma análise: Se carne de boi, peixe ou frango. Se for boi é mais simples, mas se for peixe, qual peixe? Se for frango, é peito ou coxa? Passe para o modo de preparo. Foi feito no forno, na chapa, panela ou churrasqueira? Note a temperatura de serviço, você vai comer quente ou frio? A salada é fresca, refogada ou no vapor? Há cremes, molhos ou caldos? Batata souté, purê (ou pirê?) ou mandioquinha? Repare no tempero utilizado em cada um dos componentes. Vai manteiga? Azeite? Pimenta? Ervas? Vinagre? É agridoce? Não se esqueça de pensar na entrada e na sobremesa...
Passando ao vinho: É tinto, branco ou rose? Busque notas aromáticas que lembrem os aromas do prato e de seus ingredientes. Prove o vinho, observe se é muito ou pouco encorpado. Prefira os menos adoçados. Analise os taninos e por fim o retrogosto. Existem tabelas (que você encontra no Google) que podem ajudar a não se perder. Como resultado, para carnes vermelhas com molhos escuros, assados ou na panela, prefira tintos. Tudo isso com gordura, tintos encorpados. Peito de frango, peixes, grelhados ou mesmo no forno, prefira vinhos brancos. Se ensopados ou com molhos, roses também vão bem ou até tintos leves. Se for só salada, vinho branco ou espumante. Fica a dica!
 
Descomplicando
Escolhido o prato, pense nele. Aguarde. Agora pense no seu vinho favorito. Aguarde. Se der água na boca, harmoniza.
Escrito por Carlos Mayer, 08/12/2016 às 10h28 | carlos@casamayer.com.br

publicidade





publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br