Jornal Página 3
Coluna
Vinho comigo
Por Carlos Mayer

Misturado é mais gostoso

Nunca tivemos tantas opções de vinhos a nossa disposição, dos mais diversos tipos de uvas. Cabernet, Merlot, Tannat, Chardonnay e por aí vai. Muitas vezes encontramos nomes estranhos que nem sabemos ao certo se o nome é da uva, do vinho ou de quem fez o vinho.

Mas tem uma palavrinha que está cada vez mais comum nos rótulos: ASSEMBLAGE.

Assemblage significa vinho misturado com outros vinhos, ou melhor, vinhos feitos com uvas de diversas variedades.

Somos muito habituados a escolher o vinho pela uva. Eu, por exemplo, eu gosto de Merlot, mais fulano prefere Malbec, já beltrano Cabernet Sauvignon. Escolher vinho desta forma pode parecer mais fácil, mas um vinho assemblage pode juntar essas três uvas e fazer um produto novo, diferente e aproveitando o que as três uvas tem de melhor.

Grandes vinhos de toda parte do mundo são vinhos de assemblage. Os vinhos de Bordeaux, famosa região vinícola da França, podem ter até seis variedades de uvas. Aqui no Chile, pertinho de nós, o renomado Almaviva da Concha y Toro também é um assemblage, feito ao estilo dos franceses. Aqui em casa, na Serra Catarinense, vinhos de destaque seguem a mesma ideologia. O Rose da Villa Francioni leva oito uvas em sua composição, no recém-lançado Dilor, da mesma vinícola, são seis. Outra catarinense, a Villaggio Grando, se utiliza de sete tipos de uvas no exclusivo vinho Innominabile.

Estes vinhos podem custar um pouco mais por serem especiais, mas também existem opções bem baratinhas. Todos valem a pena serem provados, alguns serão do seu gosto, outros não. Mas esse risco você corre independente do preço, do tipo da uva ou da mistura delas.

 

Escrito por Carlos Mayer, 28/10/2016 às 09h41 | carlos@casamayer.com.br

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie neste site - Normas de Uso
© Desenvolvido por Pagina 3

Endereco: Rua 2448, 360 - Balneario Camboriu - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br