Jornal Página 3
Coluna
Viagens & Turismo
Por Marcos Vinicios Pagelkopf

Litoral Norte de Santa Catarina.

Outro dia fui convidado pelo prefeito e pelo secretário de turismo do município praiano muito pouco conhecido, Balneário Barra do Sul, para mostrar e divulgar os atrativos da cidade praia e capital das embarcações artesanais, aos profissionais do turismo, com intensão de ampliar o leque de atrativos turísticos que oferecemos aos turistas que visitam Santa Catarina.

O que vou relatar é um roteiro que inicia em São Francisco do Sul, passando pelo canal do linguado e terminando em Balneário Barra do Sul, não confunda com Balneário Camboriú que tem a Barra Sul.

Na cidade ilha, uma das mais antigas do Brasil, você tem dezenas de praias e opções náuticas, gastronômicas e culturais para conhecer e se divertir.

Uma das praias de fácil acesso e com atrativo cultural fascinante é a praia do Forte.

Ela esta localizada numa das pontas da ilha. Essa posição estratégica favorece a visualização parcial do lado sul, foi isto que levou a força nacional a montar uma base militar com casa da guarda, fortaleza e um forte com canhões e trincheiras.

Praticamente o centro da ilha é um museu ao ar livre, e falando em museu, São Chico como é carinhosamente chamada, tem o museu do Mar. Vale a pena conhecer.

Outra atração da ilha além das praias é navegar na baia da Babitonga, percorrendo as mais de 13 ilhas. E seguindo o roteiro tem o canal do Linguado onde se servem as melhores ostras da região, ou melhor onde se produz uma das melhores ostras de Santa Catarina.

Em Barra do Sul, as opções são inúmeras, passeio de barco para lazer ou pesca, percorrendo as cinco ilhas e os mais de 12 km de belas praias, desde agrestes a mais agitadas, como o centro e os point da moçada do surf.

A cidade de aproximadamente oito mil habitantes tem um diferencial que é sentir a cultura local muito viva e o calor humano no contato com os nativos, tanto no mercado de peixe, como também em várias pracinhas e ao redor das embarcações que entram e saem do canal momentaneamente.

Referente a boa comida não preciso nem dizer que os frutos do mar são o carro chefe da gastronomia caiçara.

Se você está buscando praias tranquilas com pouco movimento, o litoral norte catarinense é o lugar certo para você escolher. Mas preste atenção Balneário Barra do Sul nos meses de verão ultrapassa os 50 mil visitantes.

Outra curiosidade do lugar é a fábrica Buschle & Lepper S.A., responsável pela extração e produção de magnésio retirado do mar. Tive o privilégio de conhecer todo o processo juntamente com um grupo de amigos guias de turismo de Balneário Camboriú e região.

Na extração o retorno da água do mar é devolvida na areia da praia por canos, formando assim uma ducha de água salgada em plena praia agreste, uma atração peculiar e intrigante.

Então, no norte temos cultura e praias agrestes, escolha a sua.
Venha conhecer.

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 11/11/2016 às 19h24 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade





publicidade









Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br